quinta-feira, 21 de março de 2024

MOMENTO JURÍDICO - Locação de Imóvel / De quem é a responsabilidade de dedetização?

 


Locação de imóveis sempre tem aquele jogo de empurra, sendo que o locador e locatário ficam travando uma discussão de quem é a obrigação de pagar ou fazer algumas coisas no imóvel locado.

Em relação a dedetização, de quem é a responsabilidade? Locador ou locatário?

Sempre que estamos falando de manuntenção na locação, devemos observar o que diz o art. 22V e art. 23II da lei do inquilinato. Vejamos o que diz a lei:

Art. 22. O locador é obrigado a:
IV - responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação;
Art. 23. O locatário é obrigado a:
II - servir - se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá - lo com o mesmo cuidado como se fosse seu;

O que a lei do inquilinato diz é o seguinte: o locador deve fazer os reparos e manuntenções que já existiam quando iniciou-se a locação. Já o inquilino deverá realizar as manuntenções básicas para manter o imóvel locado da forma que recebeu.

De acordo com a informação acima, a dedetização vai depender de quando começou a infestação:

  • se a infestação começou antes do início do contrato de locação, o locador terá que arcar com este custo.

  • se a infestação começou depois do início do contrato de locação, o inquilino que bancará com a dedetização.

Deste modo, será necessário analisar cada caso e, se for necessário, contratar uma empresa para fazer um laudo de quando iniciou a infestação. Claro que, em algumas situações não haverá dúvidas de quem será a responsabilidade, por a locação ter iniciado a pouco tempo ou então a muito tempo.

Vamos exercitar esta análise:

Locação que nem completou um mês e já está tendo infestação de baratas, neste caso é bem provável que tal infestação tenha começado antes do contrato de locação.

Locação já está no terceiro ano, neste caso não há dúvidas que será uma obrigação do locatário custear a dedetização.


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix.

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Fonte:  Escrito por:    (Jus Brasil.com.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário