Shimmy ou wobble, como também é conhecido o fenômeno, está relacionado principalmente a veículos cuja direção é apoiada em um único pivot de sustentação e tem, como componente, a ampla capacidade de mudança de direção. Pode ser sentido em motos, bicicletas e até no trem de pouso de aeronaves - também pode ser notado em alguns tipos de veículos de quatro rodas.
O QUE É?
O fenômeno consiste de um rápido movimento oscilatório lateral com mudança de direção, que pode ou não evoluir para um movimento de amplitude ainda maior, a ponto de se perder completamente o domínio da direção, resultando em queda. As causas que geram a oscilação são complexas e estudos em renomadas universidades americanas e europeias demonstraram que as origens podem ser as mais variadas. Como este texto tem caráter informativo, vamos nos ater aos principais aspectos relacionados ás motos.
CARACTERÍSTICAS
Uma característica encontrada em diversos tipos de shimmy é a presença de mudança de velocidade - pode ocorrer tanto em processo de aceleração quanto de desaceleração, sendo mais comum e perigoso em aceleração. Dessa forma, veremos, primeiramente, sob esse aspecto:
Quando uma moto se encontra acelerando, seu centro de gravida fica recuado, oferecendo maior carga na roda traseira que na dianteira. Uma leve movimentação lateral da roda dianteira pode causar um desalinho entre esta e a roda traseira. Com menor resistência do solo, a roda dianteira pode, então, tomar uma direção em ângulo maior que o necessário para a continuidade daquele movimento, encontrando, em certo ponto, abrupta resistência forçando-a para o outro lado, e assim sucessivamente, gerando o movimento oscilatório.
CAUSAS
São diversas as causas que contribuem ou até determinam o surgimento do fenômeno - pneus gastos, defeituosos ou indevidamente calibrados, rodas desalinhadas ou desbalanceadas, suspensão mal calibrada, caixa de direção folgada ou "calejada", peso total da moto, altura do centro de gravidade, condições do pavimento, aceleração abrupta e excesso de pressão no guidão são as principais.
O QUE FAZER?
No início da oscilação, o mais importante é manter a calma para recobrar o controle da direção. O ideal é, imediatamente, promover a desaceleração, tão suave quanto a situação permitir. Uma desaceleração, bruta pode até piorar a oscilação, aumentando sua amplitude. De imediato, transfira seu peso para as pedaleiras, levantando-se um pouco da posição sentada sobre o banco. Com isto, o centro de gravidade tende a baixar e, como resultado, diminuir a amplitude da oscilação lateral até sua extinção. De maneira alguma tente controlar o movimento do próprio guidão - observações mostram que por melhor que seja o piloto, este não consegue achar o "timing" adequado porque a movimentação do guidão é muito rápida. Tente, dentro do possível apenas se segurar sem oferecer muita resistência nos braços e mãos - a flexibilidade dos braços é crucial para a finalização rápida do evento. Para poder executar isto é preciso estar com os pés muito bem plantados nas pedaleiras e os joelhos fazendo pressão contra a estrutura da moto, estabilizando seu corpo abaixo do quadril. Com essas medidas a oscilação lateral deve diminuir significativamente de amplitude e até mesmo, cessar o evento, recobrando o controle da moto.
Normalmente o shimmy em aceleração cresce em amplitude, apesar de poder ser observado também com alta intensidade lateral logo no início do fenômeno. Frequentemente está, também, associado as saídas de curvas com motos esportivas, devido à grande capacidade de reaceleração que possuem. Observe os fenômenos com atenção quando assistir na TV as próximas corridas de motociclismo.
EM DESACELERAÇÃO
O shimmy notado em processo de desaceleração é significativamente mais brando. Normalmente consiste de oscilação lateral bem rápida, mas com pouquíssima amplitude angular. As principais razões para seu surgimento residem em algum aspecto mecânico - muito mais que provocado pela ação do piloto. Como descrito anteriormente, deve-se investigar as circunstâncias em que acontece, isolando os fatores que podem estar causando o desagradável efeito. Comece por analisar os pneus e rodas - um desbalanceamento pode ser sentido até nas rodas de um carro, quarto mais nas de uma moto. A caixa de direção frequentemente pôde ser notada, nas observações científicas, como parte contribuinte, quando não, determine, para o surgimento do shimmy em desaceleração. O excesso de folga acaba por não oferecer a resistência necessária ao movimento angular de direção, facilitando o surgimento da oscilação, além de patrocinar indiretamente o surgimento de "calos" nas pistas que envolvem os roletes responsáveis pelo movimento.
O shimmy em desaceleração normalmente pode ser controlado com mudança de velocidade - geralmente com o aumento desta. A transferência de peso também pode solucionar o problema através da movimentação corporal para trás ou para frente. Ao contrário do shimmy da velocidade, uma maior firmeza das mãos no guidão ajuda na estabilização. Em qualquer caso, o reposicionamento do centro de gravidade para baixo, como descrito anteriormente, também provou ser eficaz na neutralização do fenômeno.
OUTROS ASPECTOS RELEVANTES
Além dos aspectos já citados, outros fatores podem contribuir para o shimmy, como os ângulos de caster e "trail" da moto analisada, seu peso total, distância entre eixos e altura de seu centro de gravidade.
Nas motos tipo Custom, caracterizadas pela baixa distância do solo, longe distâncias entre eixos, elevando peso e grande angulo de caster, a tendência para a oscilação é menor que em motos cmo as do estilo Trail, com características exatamente opostas. Nestas, a elevada altura do centro de gravidade, o baixo peso, curta distância entre eixo, manobrabilidade, forma delgada o outros parâmetros fazem com que o fenômeno seja experimentado com maior facilidade.
Seja qual for sua moto, tenha em mente que as circunstâncias podem, vez ou outra, confrontá-lo com esta situação - o mais importante é ter ciência de como neutralizar o efeito para recobrar o controle. Mantenha sempre a calma e proceda como descrito - a maioria dos acidentes relacionados ao shiummy, teve como coadjuvante, a precipitação do piloto. Lembre-se que a pilotagem adotada obedece às leis da f´sica, podendo se constatar que a toda ação delicada, corresponde uma reação delicada - enquanto que a toda ação bruta sobrevém uma reação igualmente bruta da moto. Pilote suavemente e as chances de se deparar com este fenômeno oscilatório serão bem menores.
Fonte: Nenadf Djordjevic - piloto de motovelocidade - Revista Moto Adventure
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