sábado, 5 de abril de 2025

As mini motos da CFMoto podem vir para o Brasil; Visual retrô e inspiração Gamer

 

Com design inspirado nos anos 1980 e foco no uso urbano, as mini motos da CFMoto, XO Papio Racer e XO Papio Trail, podem desembarcar no Brasil com motor de 124cc, visual arrojado e autonomia de até 350 km.

As mini motos da CFMoto podem estar a caminho do mercado brasileiro, trazendo consigo uma proposta que mescla estética retrô e alegria para andar nas ruas das cidades.

Mini motos da CFMoto: XO Papio Trail - DivulgaçãoMini motos da CFMoto: XO Papio Trail - Divulgação

A marca chinesa, que já atua segmento de quadriciclos e UTVs no país, estuda a inclusão das versões XO Papio Racer e XO Papio Trail em seu futuro portfólio nacional de duas rodas. Os "mini" modelos fazem parte da pesquisa da CFMoto onde os participantes podem "votar" nos modelos prediletos! Parece, mas não é brinquedo não!

Segundo informação da própria CFMoto, PAPIO significa minimotocicletas urbanas. Ou seja, são motocicletas compactas projetadas para uso somente urbano. Para pilotos (adultos!) que buscam uma mistura de estética retrô e desempenho moderno.

Mini motos da CFMoto: XO Papio Racer - DivulgaçãoMini motos da CFMoto: XO Papio Racer - Divulgação

Com ênfase no visual inspirado nos anos 1980, os modelos também apostam em tecnologias atuais. Os modelos seguem linha das mini motos da Honda Monkey e Dax, que inclusive já estiveram no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970.

Ambas as versões disponíveis internacionalmente — a XO Papio Racer, de apelo esportivo, e a XO Papio Trail, voltada ao em todo terreno — compartilham o mesmo conjunto mecânico. A proposta é atender perfis variados de pilotos, mantendo a base técnica unificada.

Design retrô x identidade gamer

Mini motos da CFMoto: XO Papio Trail - identidade XO no farol - DivulgaçãoMini motos da CFMoto: XO Papio Trail - identidade XO no farol - Divulgação

O estilo visual dos modelos chama atenção por suas linhas arredondadas e proporções enxutas. A inspiração em motos clássicas dos anos 1980 é evidente, mas o toque de modernidade aparece em elementos criativos, como os detalhes estilizados em formato "XO", aplicados na carenagem e no conjunto óptico.

Explicando: Essa denominação tem referência nos botões X e O dos consoles de jogos de videogame.

Mini motos da CFMoto: na Papio Racer, pode ser programada uma mensagem na carenagem - DivulgaçãoMini motos da CFMoto: na Papio Racer, pode-se escrever uma mensagem na carenagem - Divulgação

O Papio Racer traz uma pequena carenagem que reforça sua vocação esportiva, enquanto o Papio Trail aposta em componentes voltados ao uso misto, como pneus de perfil mais alto e elementos visuais que remetem a motos trail - mas o visual parece "supermotard". O tamanho compacto reforça o apelo urbano e torna a pilotagem mais ágil em tráfego intenso.

Mini motos da CFMoto: XO Papio Trail - DivulgaçãoMini motos da CFMoto: XO Papio Trail - Divulgação

Motorização simples

As mini motos da CFMoto utilizam um motor monocilíndrico refrigerado a ar, com 124 cm³ de cilindrada. A potência declarada é de 9,5 cv a 8.250 rpm, com torque de 0,9 kgfm a 6.250 rpm. A transmissão é manual, com seis marchas, permitindo um controle mais preciso em ambientes urbanos.

O sistema de injeção eletrônica é fornecido pela Bosch. Embora o desempenho não seja voltado para grandes viagens ou velocidades elevadas, atende perfeitamente a proposta de deslocamentos curtos e uso cotidiano em áreas urbanas.

Mini motos da CFMoto: XO Papio Racer - DivulgaçãoMini motos da CFMoto: XO Papio Racer - Divulgação

Autonomia e consumo

Com um tanque de combustível de 7 litros, a autonomia média divulgada pela marca chega a 350 km. Esse dado, no entanto, é baseado em condições ideais de teste internacional e pode variar de acordo com o combustível brasileiro, ainda não testado oficialmente nesses modelos. Mesmo assim, é uma referência interessante para quem busca economia no uso diário.

O peso total informado é de 114 kg, o que contribui para a economia de combustível e para a facilidade na condução. Não foram divulgadas informações sobre capacidade de carga.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Veja Também:

Painel: mostrador redondo de 3 polegadas com LCD - DivulgaçãoPainel: mostrador redondo de 3 polegadas com LCD - Divulgação

Tecnologia

Os dois modelos contam com suspensão dianteira do tipo upside down, que oferece maior estabilidade e absorção de impactos, principalmente em pisos irregulares — algo comum em vias urbanas brasileiras. O sistema de freios é equipado com ABS de dois canais, o que melhora a segurança na frenagem, mesmo em situações de emergência.
O painel de instrumentos é composto por um mostrador redondo de 3 polegadas, com um ponteiro analógico para o velocímetro e um display LCD que fornece as principais informações de uso. Também há sete luzes indicadoras e dois botões físicos para navegação pelas funções.

Mini motos da CFMoto: XO Papio Trail - DivulgaçãoMini motos da CFMoto: XO Papio Trail - Divulgação

Expectativa de preço

O preço não está disponível no site oficial global da marca. Porém, no site americano, uma versão da mini moto Papio está disponível por 3.299 dólaresEm conversão direta do dia ficaria em R$ 19.168, sem taxas, sem frete e sem estudo de mercado.
As medidas oficiais das motos são: 1.750 mm de comprimento, 700 mm de largura e 975 mm de altura, com distância entre eixos de 1.214 mm e altura mínima do solo de 150 mm. Essas proporções reforçam a proposta de um veículo ágil, fácil de estacionar e com bom desempenho em trajetos urbanos curtos.

Fonte: Tudo de Moto.com.br


Venustidade









sexta-feira, 4 de abril de 2025

As 10 motos custom mais vendidas em março de 2025; Domínio da Royal Enfield

 

Das 10 motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil, mais da metade são Royal Enfield. O levantamento é da Fenabrave. E não é de hoje, o domínio da marca indiana acontece há alguns anos. Confira os detalhes!

As motos custom no Brasil têm a Royal Enfield como a sua principal representante. E não é por pouco. Simplesmente das 10 motos custom mais vendidas no Brasil, 6 são Royal. A marca indiana inicia e finaliza a lista das mais emplacadas do segmento em março de 2025.

Royal Enfield Hunter 350: a primeira entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoRoyal Enfield Hunter 350: a primeira entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

E a moto que lidera a lista, é a mais vendida da Royal desde o ano passado. A Hunter 350 começou a ser vendida em setembro de 2023 e desde de março do ano passado lidera as vendas, não só da Royal Enfield, como de todo o segmento custom no Brasil.

No exterior a Hunter também emplacando muito! Recentemente, a Royal divulgou o fechamento de seu ano fiscal, com mais de 1 milhão de motos vendidas no mundo todo, e só a Hunter 350 ultrapassou a marca de 500.000 unidades vendidas.

Royal Enfield Shotgun 650: destaque entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoRoyal Enfield Shotgun 650: destaque entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

Mas a grande surpresa dessa lista, é recém lançada Shotgun 650. A moto que ainda está em processo de pré-reserva, já aparece como 2º lugar entre as mais vendidas, com 497 unidades. Isso significa que toda a pré-venda do primeiro lote de 500 unidades foi vendido.

O primeiro modelo "não Royal Enfield" da lista é Haojue Master Ride 150, um dos modelos mais baratos do grupo JTZ e logo depois a Triumph Scrambler 400X, outro grande sucesso de emplacamentos, responsável por boa parte das vendas da Triumph no Brasil ultimamente.

Scrambler 400X  - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoScrambler 400X  - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

A lista da Fenabrave, por algum motivo, coloca a scooter da BMW C 400X como um dos modelos custom. Por motivos óbvios, retiramos o modelo da lista e adicionamos a Mater Ride, que na verdade é como deveria ser.

De todo jeito, a Fenabrave é o órgão responsável pelos números oficiais de emplacamentos no Brasil, e utiliza os dados da Senatran para classificar os modelos. As listas são montadas de acordo com os registros na Secretaria Nacional de Trânsito. Vale aqui o registro.

Kawasaki Vulcan S - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoKawasaki Vulcan S - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

ATENÇÃO: Todos os preços foram pesquisados a partir dos sites oficiais de cada marca, em abril de 2025. O site Tudo de Motos apenas faz a pesquisa e informa. Não faz vendas e não controla os preços. Todos os preços são SUGERIDOS, e não incluem taxas de frete ou impostos.

Veja Também:

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Lista com as 10 custom mais vendidas em março de 2025

1º Royal Enfield Hunter 350 - Preço a partir de: R$ 19.990

Hunter 350 - Rebel Red (vermelho e preto) - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoHunter 350 - Rebel Red (vermelho e preto) - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

Unidades vendidas - Março 2025: 683
Cilindrada: 349 cc
Potência: 20,2 cv a 6.100 rpm
Torque: 2,75 kgfm a 4.000 rpm

2º Royal Enfield Shotgun 650 - Preço a partir de: R$ 33.990

Royal Enfield Shotgun 650 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoRoyal Enfield Shotgun 650 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

Unidades vendidas - Março 2025: 497
Cilindrada: 648 cc
Potência: 47 cv a 7.250 rpm
Torque: 5,4 kgfm a 5.650 rpm

3º Royal Enfield Super Meteor 650 - Preço a partir de: R$ 34.990

Super Meteor 650 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoSuper Meteor 650 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

Unidades vendidas - Março 2025: 306
Cilindrada: 648 cc
Potência: 47 cv a 7.250 rpm
Torque: 5,2 kgfm a 5.650 rpm

4º Royal Enfield Classic 350 - Preço a partir de: R$ 23.490

Royal Enfield Classic 350 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoRoyal Enfield Classic 350 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

Unidades vendidas - Março 2025: 296
Cilindrada: 349 cc
Potência: 20,2 cv a 6.100 rpm
Torque: 2,7 kgf.m a 4.000 rpm

5º Royal Enfield Meteor 350 - Preço a partir de: R$ 24.490

Royal Enfield Meteor 350 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoRoyal Enfield Meteor 350 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

Unidades vendidas - Março 2025: 276
Cilindrada: 349 cc
Potência: 20,1 cv a 6.100 rpm
Torque: 2,7 kgf.m a 4.000 rpm

6º Haojue Mater Ride 150 - Preço a partir de: R$ 16.118

Haojue Mater Ride 150 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoHaojue Mater Ride 150 - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

Unidades vendidas - Março 2025: 234
Cilindrada: 149 cc
Potência: 12,1 cv a 8.000 rpm
Torque: 1,16 kgf.m a 6.000 rpm

7º Triumph Scrambler 400X - Preço a partir de: R$ 33.990

Scrambler 400X - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - DivulgaçãoScrambler 400X - entre as motos custom mais vendidas em março de 2025 no Brasil - Divulgação

Unidades vendidas - Março 2025: 198
Cilindrada: 398 cc
Potência: 40 cv a 8.000 rpm
Torque: 3,8 kgfm a 6.500 rpm

8º Kawasaki Eliminator 500 - Preço a partir de: R$ 40.490

Kawasaki Eliminator 500Kawasaki Eliminator 500

Unidades vendidas - Março 2025: 66
Cilindrada: 451 cc
Potência: 51 cv a 10.000 rpm
Torque: 4,3 kgfm a 7.500 rpm

9º Kawasaki Vulcan S - Preço a partir de: R$ 52.420

Kawasaki Vulcan SKawasaki Vulcan S

Unidades vendidas - Março 2025: 64
Cilindrada: 649 cc
Potência: 61 cv a 7.500 rpm
Torque: 6,4 kgfm a 6.600 rpm

10º Royal Enfield Continental GT - Preço a partir de: R$ 31.990

Royal Enfield Continental GTRoyal Enfield Continental GT

Unidades vendidas - Março 2025: 20
Cilindrada: 648 cc
Potência: 47 cv a 7.250 rpm
Torque: 5,2 kgfm a 5.650 rpm

Lembrando que os preços são sugeridos pelas marcas, sem taxa de frete.

Fonte: Tudo de Motos.com.br