terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SEXO é o melhor remédio

Prática traz benefícios à saúde do corpo e da mente

Que sexo é bom todo mundo já sabe, mas nem todo mundo conhece os benefícios que a relação sexual pode trazer para a saúde. "Sexo Cura", afirmou a  ginecologista Wanicleide Leite. Estamos falando de vantagens tanto para a saúde física quando para a saúde psicológica. "Aumenta a autoestima", disse a psicóloga Danielle Azevedo, completando que a atividade pode auxiliar no tratamento da depressão e do estresse.

De acordo com Daniele Azevedo, o sexo aumenta a sensação de bem-estar e melhora a qualidade de vida. "Tenho pacientes que dizem que quando a vida sexual vai bem, todo o resto está bem também, contou a psicóloga . Ela disse ainda, que pessoas que não possuem uma vida sexual satisfatória podem se tornar depressivas, principalmente os homens. "O homem tende a se frustar mais do que a mulher nesse aspecto, mas também exitem exceções, pessoas que buscam se satisfazer no trabalho, na academia, ou com outras coisas", explicou.

Para Daniellle, o sexo está muito ligado a fatores psicológicos. Não é apenas físico, a relação sexual também está ligada a amor, carinho e construção da família, envolve uma necessidade afetiva da mulher de se sentir protegida", disse ela, se referindo ao sexo como parte dos relacionamentos amoroso.

Prazer que cura
O orgasmo libera endorfina, substância conhecida como hormônio do prazer. A endorfina é um neuro-transmissor que causa a sensação de euforia e bem estar. Além disso, a substância melhora a memória e o bom humor; aumenta a resistência e a disposição física e mental;melhora o sistema imunológico; alivia dores e tem efeito antienvelhecimento (porque remove radicais livres).

Um estudo feito pela WikesUnivesity, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como Imunoglobulina A (IgA), responsável por proteger o organismo de infecções, gripes e resfriados. Uma outra pesquisa, desta vez da Universidade de Bristol, no Reino Unido, conclui que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos e derrames em homens. O estudo, que levou mais de 20 anos para ser concluído, foi realizado com mais de três mil homens de 45 a 59 anos de idade. Os pesquisadores mostraram que os que faziam sexo até duas vezes por semana tinham riscos 50% menores de morrer do coração em comparação com aqueles que faziam sexo menos de uma vez por mês.

As vantagens não param ai. O sexo também ajuda a aliviar enxaquecas e cólicas menstruais. A qualidade do sono também melhora, devido à produção de oxitocina - o chamado hormônio do amor - durante o orgasmo.

Uma boa noite de sono também está relacionada a outros benefícios à saúde, como a manutenção de um peso saudável e uma boa pressão arterial. 

E por falar em peso, o sexo é um excelente exercício e a prática de 30 minutos dessa atividade queima, em média, 85 calorias. Além disso, a relação sexual fortalece os músculos pélvicos, o que pode ajudar as mulheres a prevenir a incontinência urinária, comum na terceira idade.

Um estudo publicado no 'Jornal ofthe American Medical Association' mostrou que ejaculações frequentes , principalmente nos homens mais jovens, podem proteger contra o câncer de próstata após os to anos. Nesse caso, o ideal é fazer sexo ao menos cinco vezes por semana para reduzir o risco de câncer em um terço.

Desvantagens
Antes de sair correndo para aproveitar as vantagens do sexo é importante saber que nem tudo são maravilhas, e lembrar que o uso da camisinha é imprescindível. "Quando o sexo é feito apenas por instinto, sem cuidado, pode implicar numa gravidez indesejada ou uma doença sexualmente transmissível, além de problemas emocionais e estresse se a pessoa se arrepender depois, ou ficar preocupada por não ter usado preservativo". "O problema são essas 'ficadas' doidas, sem proteção".

A psicóloga Danielle Azevedo destacou ainda, que uma experiência mal sucedida, seja ela sexual ou amorosa, pode causar trauma tanto em homens, quanto em mulheres, e isso pode afastar a pessoa de procurar um novo relacionamento.

Mulher fica mais bonita
A ginecologista Wanicleide Leite destacou também os benefícios do sexo para a beleza da mulher. De acordo com a médica, o orgasmo causa uma descarga de hormônios no organismo feminino que lubrifica a pele e os cabelos, deixando-os mais hidratados.
Fonte: Bárbara Wanderley - Jornal Alto Madeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário