domingo, 29 de abril de 2012

Opinião de Primeira

SEM SINDICATO, OS DOENTES NÃO TEM COMO
FAZER GREVE E EXIGIR SOLUÇÃO PARA A SAÚDE
“Os doentes não têm sindicato”. A frase é do governador Confúcio Moura, ao comentar a paralisação dos servidores da saúde, decidida por suas entidades representativas. Ela resume grande parte do que está acontecendo no setor. Organizados, os servidores têm força para pressionar o governo e parar o atendimento aos doentes. Só que esses não têm como se defender. Não há sindicato para quem está lutando para sobreviver e que depende do atendimento no setor público. A saúde está implodindo no país inteiro. De Rondônia ao Rio Grande do Sul; de São Paulo ao Rio Grande do Norte: de Minas a qualquer grande ou média cidade brasileira, a estrutura de atendimento já se mostrou apodrecida. Os bilhões investidos pelos governos – federal, estaduais e municipais – perdem-se pelo caminho, parte ficando com a corrupção, parte com a incompetência. Médicos protestam contra baixos salários e más condições de trabalho. Enfermeiros e servidores exigem também mais ganhos e melhor estrutura. Fornecedores reclamam publicamente de atraso nos pagamentos e, às escondidas, do quanto têm que pagar de comissões aos corruptos. Governantes arrancam os cabelos, vendo pesquisas negativas, porque não conseguem encontrar o caminho para solucionar o calcanhar de Aquiles de todos eles. O governo central alardeia melhorias, lembrando os bilhões e bilhões investidos, mas que, infelizmente, quase nunca chegam lá na ponta.

Enquanto isso, os doentes, sem sindicato, não têm mais a quem recorrer. São mal atendidos, ficam jogados no chão ou em macas improvisadas em corredores de hospitais e clínicas superlotadas; morrem às dezenas por falta de atendimento; amontoam-se em lugares que, por vezes, lembram estrutura de campos de concentração. Estão no fim da fila das prioridades da estrutura da saúde pública. Se todo o resto der certo para todos os envolvidos, eles sobrevivem. Senão...

VÁRIOS MEGATONS
A Operação Termópilas será considerada até pequena diante da nova bomba prestes a explodir em Rondônia. Os federais e o Ministério Público já teriam elementos suficientes para realizar mais uma daquelas grandes e novelescas ações, fazendo prisões e desmantelando um grande esquema de desvio de dinheiro público. Vai acontecer em breve, quando menos se esperar. À boca pequena, ouve-se que o explosivo terá alguns megatons de potência. Esperemos para ver.

AGORA VAI?
O novo procurador da Presidência da Eletrobras Rondônia, ex Ceron,. Efraim Cruz, veio a público para dizer das medidas que a empresa está tomando para resolver alguns dos seus principais problemas. Em entrevista a Domingues Júnior, no programa Tempo Real (segunda à sexta, 8h20 da noite na TV Candelária/Record), Efraim anunciou o rompimento do contrato com os Correios e a contratação de uma empresa privada para a leitura dos relógios e entrega das contas de luz aos contribuintes. Disse que nos próximos dias a questão estará resolvida.

MUDA O 0800
Outra informação importante de Efraim: o próximo passo será romper o contrato com o atual sistema de 0800, para atendimento aos consumidores, que hoje é (muito mal) feito do Rio de Janeiro. A decisão da empresa é trazer o serviço de volta para Rondônia. Com isso, acaba essa situação esdrúxula em que pessoas que não sabem onde fica Rondônia e acham que é a mesma coisa de Roraima, continuem tratando dos nossos problemas. Esperemos que isso ocorra mesmo. E com urgência.

JÁ TEM CINCO
Miguel de Souza já está no trecho, só esperando os prazos legais para colocar sua campanha na rua. Na mesma situação, está Mauro Nazif. Ontem, foi a vez de Lindomar Garçon lançar sua pré candidatura à Prefeitura da Capital, numa concorrida festa política. O médico José Augusto já está falando como o nome do PMDB. Fátima Cleide também já se prepara para correr atrás do eleitor. Esses cinco nomes já são certos que vão às urnas no primeiro turno. Podem aparecer ainda mais uns três ou quatro, nas próximas semanas. A disputa, portanto, será das mais acirradas.

BEM À FRENTE
Em Ji-Paraná, a movimentação dos partidos é intensa. Mas o principal nome para a disputa pela sucessão de José Bianco é mesmo o deputado estadual Jesualdo Pires. Em todas as pesquisas feitas ao longo dos meses, Jesualdo aparece bem à frente dos demais possíveis concorrentes. É nome forte, sabe agregar e certamente vai para a disputa com uma aliança bastante forte. Jesualdo tem ainda, a seu favor, uma atuação destacada na Assembleia Legislativa.

CAFÉ COM POLÍTICA
Na manhã deste domingo, o PMDB de Porto V elho promove mais um encontro político, regado a um bom café da manhã. Será em sua sede, na rua Elias Gorayeb. O pré candidato do partido à disputa pela Prefeitura, o médico José Augusto, será uma das presenças. O casal Valdir e Marinha Raupp também pode participar. Os participantes vão pagar 10 reais, tomar um café da manhã completo e ainda ouvir os dirigentes partidários sobre o que os peemedebistas estarão preparando para as eleições de outubro. Candidatos a vereador também não vão faltar.

PERGUNTINHA
Quem escapará, ao menos como suspeito, no fim das investigações, dos tentáculos do bicheiro Carlinhos Cachoeira junto aos poderosos neste país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

2 comentários:

cassia de salvador disse...

pouco tempo acompanho seu blog
muito interessante
adoro ler minutos de sabedoria

Blog do Chaddad disse...

Oi Cássia, obrigado pelo seu comentário. Acesse sempre. O Minuto de Sabedoria é uma publicação independente de Opinião de Primeira. Agradeço a você pelo carinho. Um forte abraço.

Postar um comentário