sexta-feira, 13 de junho de 2025

Que moto é essa? SBM Adventure 400: perguntas e respostas

 featured image

SBM Adventure 400 chamou a atenção de quem visitou o último Festival Interlagos Motos, sobretudo por seu estilo nada convencional. A aparência do modelo da Shineray Brasil Motors, é de uma big trail maior, mesmo sendo uma 400 cilindradas.

SBM Adventure 400 no Festival Interlagos Motos 2025SBM Adventure 400 no Festival Interlagos Motos 2025 - Foto: Guilherme Augusto

A semelhança estética com a Harley-Davidson Pan America é inegável, principalmente nas linhas frontais, farol retangular e carenagem encorpada. No entanto, apesar da inspiração visual, trata-se de uma moto de proposta diferente. Talvez fique mais como uma crossover que propriamente uma trail.

Como é a SBM Adventure 400?

A SBM Adventure 400 é versão da Lifan KPT 400. Um modelo sofisticado e competitivo, mesmo em faixa de cilindrada média. O design é marcante, juntando-se a isso desempenho e recursos eletrônicos atuais.

Mas as motos da SBM não são versões da QJMotor? Por que esse modelo seria baseado em um modelo da Lifan? A QJMotor é o nome principal do grupo, que controla marcas como Benelli, Keeway e também a Lifan. Ou seja, está "tudo em casa".

Lifan KPT 400 - base da SBM Adventure 400 - DivulgaçãoLifan KPT 400 - base da SBM Adventure 400 - Divulgação

A SBM Adventure 400, ao que tudo indica deverá herdar os dados técnicos da KPT 400. No corpo chassi de treliça em aço, estrutura comum em motos que buscam equilíbrio entre resistência e leveza.

A suspensão dianteira conta com garfo invertido, enquanto a traseira adota um monoamortecedor. As rodas de liga leve reforçam o apelo urbano da moto, e os freios a disco em ambas as rodas incluem pinças de dois pistões na dianteira e um pistão simples na traseira.

SBM Adventure 400: ABS aparente na dianteira e garfo invertido - DivulgaçãoSBM Adventure 400: ABS aparente na dianteira e garfo invertido - Divulgação

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Na roda dianteira, sistema parece contar com ABS, mas não sabemos se sistema se aplica também na traseira. Ainda não há confirmação sobre a inclusão de modos de pilotagem, mas a proposta do modelo indica que sim.

Ainda no quesito tecnologia, o painel é uma tela TFT colorida, com conectividade Bluetooth para integração com o smartphone. Esses recursos colocam a moto em linha com as expectativas atuais.

Como é o motor a SBM Adventure 400?

Novamente, vamos divulgar os dados que temos a respeito do modelo de base, a KPT 400. A trail (crossover) da SBM a princípio é equipada com um motor bicilíndrico paralelo de 400 cm³, entregando 42 cv a 9.500 rpm e 3,57 kgf.m de torque a 7.500 rpm.

Essa configuração a coloca mais próxima de modelos como a KTM 390 Adventure e outras trail leves. Caso realmente seja lançada no Brasil, terá toda uma onda de concorrentes na faixa das 400 cilindradas. A nova Royal Enfield Himalayan 450, com certeza deverá ser uma delas. A nova CFMoto Ibex 450, poderá ser outra concorrente.

Lifan KPT 400 - base da SBM Adventure 400 - DivulgaçãoLifan KPT 400 - base da SBM Adventure 400 - Divulgação

Mas novamente, o objetivo do modelo não deverá ser para encarar trilhas pesadas ou longas viagens com bagagem, mas sim oferecer versatilidade para deslocamentos, preferencialmente asfaltados ou com alguma capacidade de off-road leve.

A SBM Adventure 400 será lançada no Brasil?

A SBM Adventure 400 pode estar perto de ser lançada no Brasil, caso contrário não seria apresentada ao público do Festival Interlagos. Por outro lado, essa visibilidade pode ter sido um "teste de popularidade". Outras marcas já fizeram esse tipo de verificação.

Oficialmente, a moto modelo trail da SBM, lançada durante o Festival Interlagos, é a SBM 600S. Inclusive, já com o preço sugerido divulgado: R$ 46.990 - sem frete. Então, acreditamos que caso a SBM Adventure 400 também seja lançada, o preço seguindo a lógica de hierarquia e cilindrada, deverá ficar abaixo desse valor. Mas por enquanto, nos resta aguardar uma posição oficial da Shineray.

Fonte: Tudo de Moto.com.br

**


Nenhum comentário:

Postar um comentário