segunda-feira, 26 de agosto de 2024

DEPRESSÃO - Aspectos neuropsicológicos

A depressão é uma doença que tem como uma das causas a desregulação na produção e receptação de neurotransmissores no sistema nervoso central (SNC). A serotonina, a dopamina e a noradrenalina são algumas das substâncias responsáveis pelos sentimentos de bem-estar, felicidade, disposição, prazer e serenidade. A desregulação desses neurotransmissores no SNC gera um desequilíbrio hormonal, e então surgem sintomas como insônia, tristeza, ansiedade, pessimismo e falta de motivação. Quando a depressão não é tratada, também podem ocorrer sintomas físicos.

Embora seja desencadeada por um desequilíbrio na atividade química do cérebro, a depressão normalmente tem causas externas e pode afetar todo o organismo. Entenda o caminho da doença:

  1. Quando o cérebro detecta uma situação estressante ou angustiante, estruturas como o hipotálamo, a amídala e a glândula pituitária ficam em alerta. Elas trocam informações entre si e enviam sinalizadores químicos e impulsos nervosos que preparam o corpo para os momentos difíceis.
  2. As glândulas suprarrenais reagem ao alerta liberando adrenalina, o que faz o coração bater mais rápidos e os pulmões trabalharem mais para oxigenar o corpo. As células nervosas liberam noradrenalina, que tenciona os músculos e aguça os sentidos. A digestão fica prejudicada, o que pode provocar enjoos.
  3. Depois que a influência externa passa, os níveis hormonais caem, mas se as crises forem muito frequentes, tais substâncias podem danificar as artérias. Casos crônicos levam a um sistema imunológico enfraquecido, perda de massa óssea, supressão da capacidade reprodutiva e problemas de memória.
Viu como é importante conhecer sobre os seus aspectos neuropsicológicos?  A depressão é uma doença muito séria e nos primeiros sinais e sintomas deve ser tratada por um especialista; psicólogo ou psiquiatra. Sua saúde mental é muito importante! Cuide-se!


Fonte: Michele Nascimento Romão / Psicóloga e Neuropsicóloga / Clínca de Psicologia e Neuropsicologia / Cacoal-RO.












Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade , aconteceu comigo , me afetou meu sono , tenho que tomar medicamento pra dormir.

Postar um comentário