quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Onda de frio no país deve atingir Rondônia no final de semana, diz Inmet

 


Onda de frio no país deve atingir Rondônia no final de semana, diz Inmet

De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde a quarta-feira (7), uma massa de ar frio, que se desloca pelo continente sul-americano, começou a atuar sobre o Brasil, inicialmente provocando queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.

Nesta quinta-feira (8), o ar frio avança sobre o Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso e sul e sudeste de São Paulo. Na sexta-feira (9), o sistema prossegue se deslocando e na sua trajetória atingirá o centro-oeste e sul do Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, demais áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro.

No sábado (10), o ar frio se propaga também para áreas de Goiás, noroeste, sul, oeste e Zona da Mata de Minas Gerais e demais áreas do Rio de Janeiro. Ainda neste dia, o frio avança ainda mais atingindo parte da Região Norte, onde o fenômeno é conhecido como Friagem, declinando as temperaturas no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará.

No domingo (11), a massa de ar frio, embora já enfraquecida, provocará declínio no norte de Goiás, Distrito Federal, área central de Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo.

As temperaturas sobre o sul do País continuarão baixas entre a noite de quarta-feira (7) e o sábado (10), caracterizando assim o início de uma onda de frio. Não se pode descartar a possibilidade de neve, em pontos isolados das Regiões Serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre a sexta-feira (9) e o sábado (10).

No fim do domingo (11), uma outra massa de ar frio trará reforço ao tempo frio no sul do país, mantendo as temperaturas baixas até pelo menos a quarta-feira (14), com ápice de frio e geadas intensas na terça-feira (13).

Ainda no domingo (11), especialmente entre madrugada e amanhecer, a tendência é de geada generalizada em grande parte da Região Sul. Já no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, em parte de Minas Gerais (oeste, Campo das Vertentes e sul/sudoeste) e também na região serrana do Rio de Janeiro, há potencial para geadas, especialmente em áreas de vales ou baixadas de altitude ou planaltos.

Considerando a intensidade e a propagação continental prevista para o ar frio, será a primeira massa de ar frio, em 2024, que conseguirá avançar sobre todos os estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. A previsão é de formação de geada, de forma gradativa acompanhando a evolução do ar frio e seco, sobretudo em localidades das Regiões Sul, mas também em áreas, mais limitadas, do Centro-Oeste e Sudeste do país.

Fonte: Redação / Rondoniagora.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário