sexta-feira, 23 de agosto de 2024

CHEGOU A NOVA BIZ - LANÇAMENTO: HONDA BIZ 125 2025 CHEGA EM DUAS VERSÕES ES (R$ 12.000) E EX (R$ 14.970,00)

 


A Honda Biz recebeu grandes mudanças na versão 2025. Novo motor, novo design e mais praticidade. Além disso, a Biz 110i, versão de entrada da família que custava R$ 11.670, deixa de ser produzida. 

Vamos conhecer as novidades, sendo a maior delas a ausência do pedal de freio. O fabricante optou pelo manete para acionamento do freio traseiro, que torna a pilotagem semelhante aos scooters. A Biz 125 chega em dois modelos, a 125 ES e a 125 EX.

A Biz 125 ES é a versão de entrada com preço sugerido (sem frete e seguro) de R$ 12.000.  Ela usa o mesmo motor da EX, a top de linha, porém só pode ser abastecido com gasolina. A adoção de combustível único é uma estratégia da Honda para reduzir custos de produção, uma vez que o uso de bicombustível exige componentes eletrônicos e mecânicos que aumentariam o valor final do produto. 

O novo motor de um cilindro, 123,9 cm³ de capacidade, atinge a potência de 9,53 cv (a 7.500 rpm) e 1,03 kgf.m de torque a 6.000 giros. Com diâmetro e curso de 50 x 63,12 mm tem a relação de compressão de 10:1.

Velocidade máxima

Números interessantes que, segundo medições do Instituo Mauá, permitem a velocidade máxima de 95,8 km/h usando o câmbio de 4 marchas. 
O modelo usa rodas raiadas (60/100 -17) na dianteira e (80/100 – 14) na traseira, calçadas com pneu Michelin Pilot Street 2 com câmara.

O sistema de freio é do tipo CBS com tambor de 130 mm na dianteira e traseira, a suspensão continua com as mesmas medidas (curso de 100 mm na dianteira e 86 mm na traseira) porém recebeu nova calibragem nos tubos do garfo.

Ao assumir o guidão o piloto conhecerá os atrativos da Biz 125 ES como o porta objetos, o carregador USB, do tipo C, e o painel digital traz indicador de marcha engatada, relógio e também informa o consumo instantâneo. 

Top de linha

A versão top de linha da nova Biz veio recheada de atributos para justificar seu preço sugerido de R$ 14.970,00. Ao assumir o guidão piloto recebe as informações pelo painel, do tipo blackout, com indicador de marcha, relógio e consumo instantâneo. O carregador UBS-C e o novo porta objetos completam o cockpit do modelo. 

Seu motor é o mesmo da Biz ES, porém pode ser abastecido com gasolina e etanol e tem os mesmos números de desempenho, não importa o tipo de combustível.

A nova Biz 125 EX traz novas rodas de liga e calçadas com pneus Michelin Street 2 com pneu mais largo na dianteira - 70/90 17 e 80/100 -14 na traseira (do tipo sem câmara), uma grande novidade na categoria. 

O freio a disco na dianteira tem 220 mm de diâmetro (equipado com sistema CBS, tipo combinado) e tambor de 130 mm na traseira. Suspensão dianteira (tipo garfo) recalibrada com 100 mm e braço oscilante na traseira de 86 mm, completam o conjunto ciclístico ancorado em novo quadro do tipo monobloco com seção retangular.  O peso a seco da nova Biz 125 EX é de 96 kg (a seco), quatro quilos mais leve que sua antecessora, a Biz 125.

A nova família Biz terá seis opções de cores, para o modelo de entrada são as básicas branco, vermelho e preto. A versão EX terá cores especiais como branco perolizado, vermelho e azul metálico.






                                                     Fonte: Revista Duas Rodas


Um comentário:

Anônimo disse...

Nova biz! Legal! Toooop! Muito linda! Gostei da novidade
do novo painel digital e do peneu traseiro sem câmera.!

Postar um comentário