domingo, 16 de junho de 2024

SAÚDE - Como vai a sua audição?



  • Mesmo sem apresentar sintomas, as pessoas, principalmente os idosos, devem consultar o médico otorrinolaringologista para saber como estão escutando. Isso ajudará a prevenir possíveis problemas e qualquer dificuldad auditiva será detectada precocemente.
  • É necessário realizar um teste auditivo e outros exames para diagnosticar a deficiência.
  • Detectada a deficiência auditiva, avalia-se a necessidade e a importância do tratamento adequado, que pode ser medicamentoso, cirúrgio, ou até mesmo a indicação de um aparelho auditivo.
  • É importante lembrar que o uso de um aparelho auditivo só pode ser receitado por um médico. Ele deve ser adaptado de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa e bem orientado quanto aos cuidados com a sua manutenção, para que aparelhos quebrados ou mal ajustados não prejudiquem ainda mais a audição.
Em todas dificuldades que afetam a vida de uma pessoa, a perda auditiva é uma das mais frustantes. Isso porque, devido às dificuldades de comunicação, a diminuição ou perda da audição isola o indíviduo da sua comunidade e o afasta das pessoas que mais ama. Além disso, muitas vezes pode vir acompanhada de um zumbido permanente, o que compromete ainda mais o seu bem estar.

A falta de informação e o preconceito fazem com que a maioria das pessoas demore, em média, até SEIS ANO para procurar ajuda, escondendo o problema. O ideal seria procurar tratamento médico o quanto antes, para que o problema não se agrave.

Por falta de informação, ainda há um preconceito muito grande em relação ao uso de aparelhos auditivos, o que acaba por interferir nas relações, não só familiares, mas sociais e profissionais. 

É preciso lembar que, com o envelhecimento, a pessoa passa a ver menos e também a ouvir menos. Assim como é natural usarmos óculos para amplificar as imagens, também devemos usar os aparelhos de amplificação sonora ou aparelhos auditivos, como forma de melhorar nossa audição e de garantir uma melhor qualidade de vida.

AS PERGUNTAS ABAIXO PODEM AJUDÁ-LO A ANALISAR SE SUA AUDIÇÃO PRECISA SER VERIFICADA:

  • Você costuma pedir para que as pessoas repitam o que acabaram de dizer?
  • Você prefere o volume da tv ou do rádio mais alto que os demais?
  • As pessoas parecem estar murmurando quando falam com você?
  • Você sente um zumbido nos ouvidos?
  • Você responde coisas diferentes das que foram perguntadas?
  • Você sente dificuldade durante conversas ao telefone?
  • Você excuta o que as pessoas falam, mas não entende?
Se a resposta para algumas dessas perguntas for afirmativa, é recomendável que se procure o médico otorrinolaringologista para uma avalição mais detalhada.

Fonte: Limiar / Clinica de Avalição e Reabilitação da Audição - Porto Velho-RO


Nenhum comentário:

Postar um comentário