terça-feira, 25 de junho de 2024

ROBSON OLIVEIRA - Resenha Política

NUVEM 

Não é segredo para ninguém mais atento na política que o país continua dividido no espectro ideológico de direita e esquerda, mas novas pesquisas devem aparecer nos próximos dias indicando uma melhora na avalição do Governo Federal.  

CÉU 

Em bate papo descontraído com um dono de uma grande agência famosíssima de publicidade que atua em todo o país, este cabeça chata foi informado de que a avaliação governamental tem reagido de forma gradativa e vai influenciar nas eleições municipais das principais capitais em que houver segundo turno. Trocando em miúdos: quem acha que o discurso extremado será preponderante nas eleições municipais, que ponha as barbas de molho. Já ensinava o velho senador mineiro Magalhães Pinto: “política é como nuvem. Você olha ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.  

TEMPESTADE 

Em Porto Velho, por exemplo, esta máxima dita pelo “coronel” mineiro cai que nem luva. Não tem sido raro o eleitor da capital optar por votar em um candidato fora das grandes articulações feitas pelos mandatários de plantão, elegendo um azarão. E nuvem que aparentemente estaria clareando um candidato, vira em minutos uma tempestade. Foi o que ocorreu com Hildon Chaves, sete anos atrás.  

CONTRARIANDO 

Quem analisa sem paixões as eleições porto-velhenses sabe antecipadamente que o homem médio residente neste colégio eleitoral é um cidadão criterioso na escolha do prefeito. Os últimos dias de campanha sempre são cruciais para todos os comitês, uma vez que ocorre um movimento espontâneo e silencioso em direção a uma candidatura que, eventualmente, não é necessariamente aquela mais festejada pelas pesquisas de opinião. O eleitor é livre na sua escolha, especialmente o de Porto Velho que adora contrariar os institutos e o senso comum.  

PESQUISA 

Isto não significa que os institutos erram em todas as projeções divulgadas. Não existe campanha sem números que possam orientar o rumo que o candidato deva seguir na busca da vitória. A pesquisa é um instrumento fundamental e indispensável nesta caminhada. O problema é que a projeção feita em um dia pode mudar no outro e a pesquisa tabulada na “boca da urna”, aquela que é a mais assertiva, somente tem a divulgação autorizada após as urnas lacradas. Vem daí a confusão. É óbvio que estes números nunca batem com os números anteriormente divulgados, visto que é outro cenário, outra retratação de realidade. Conheço jornalista experiente que também confunde projeção com resultado. Pensa que pesquisa é número exato. Daí abrem o peito para falar a lorota que os institutos erram. E erram, mas não da forma como falam.  

SUOR 

Hildon Chaves, por exemplo, na última campanha, tomou um susto nos últimos três dias da campanha da vereadora Cristiane Lopes, uma adversária que a entourage do prefeito ridicularizava, e foi obrigado a sair do conforto do ar-condicionado para suar a camisa nas ruas da capital, escoltado por dezenas de máquinas pesadas e três usinas de asfalto.  

DESDENHO 

As poucas vezes em que Chaves me ligou naquela campanha repetia o bordão de que venceria a vereadora no primeiro turno. Lembro muito bem a reação intempestiva dele quando avisei que seria um segundo turno duro e difícil. Além de desdenhar do que falei, somente voltou a me ligar na última semana da campanha quando a vereadora o fez suar a camisa e colocar em perigo a reeleição.  

REFORÇO 

No primeiro turno daquela disputa ajudei na campanha franciscana de Vinícius Miguel, que não foi ao segundo turno contra Hildon por falta de 1.700 votos, senão esta história contada agora poderia ser outra. Na véspera da votação, Chaves convidou Vini para avisar que os dois iriam ao segundo turno, conforme monitoramento do seu comitê. Foi um papo reto, respeitoso com ambos prometendo um segundo turno sem agressões pessoais. Mas Cristiane Lopes ultrapassou Vini com o reforço que recebeu do então deputado federal Léo Moraes. 

NEGOCIAÇÕES 

Nesta terça-feira, pela manhã, Vini Miguel (PSB) e a direção do PT voltaram a se reunir para avaliar os cenários das candidaturas do campo progressista. O acordo ainda não saiu, embora as possibilidades de uma candidatura única deste campo político comecem a ser uma realidade. Os petistas não impuseram o nome de Fátima Cleide (mesmo ela sendo unanimidade no partido) como óbice para um entendimento, mas exigem sinalizações do PSB para as eleições estaduais. As negociações deverão continuar até a próxima semana quando as legendas que formam as esquerdas decidirão sobre o anúncio do ungido. No momento, Vini é entre os candidatos especulados o que tem mais possibilidades de êxito.  

CONVERSAÇÕES 

Vini (PSB) conversou no final de semana também com Léo Moraes (PODEMOS). Segundo a coluna apurou, houve um papo superficial sobre a união entre os dois com o agendamento de retomarem a conversa neste final semana. Ambos sabem que coligados são muito mais fortes do que separados. Na hipótese da união entre as legendas das esquerdas, as oposições voltariam a sentar na mesa no segundo turno. Nada é definitivo, nem mesmo no chapão governista, uma vez que mudanças podem ocorrer dependendo das uniões. 

MDB 

Os emedebistas estão mantendo o nome da magistrada aposentada Euma Tourinho como candidata a suceder Hildon Chaves. É uma decisão que passa por William Pimentel, Lúcio Mosquini e Confúcio Moura. O triunvirato é quem deverá bater o martelo independentemente da vontade dos dirigentes municipais.  

REVIRAVOLTA 

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para mudar o cálculo da distribuição das vagas para os cargos proporcionais. A decisão de mérito retroage às eleições de 2022, o que significa mudanças na atual composição da Câmara Federal. Aliás, esta coluna foi a primeira a abordar a matéria em Rondônia, antes mesmo das diplomações, após uma ação interposta pelo advogado Cássio Vidal no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia requerendo a vaga para Rafael Fera. O TRE rondoniense fulminou o pedido, mas a tese foi albergada pelo Tribunal Superior Eleitoral por um outro requerido de estado diverso ao nosso. A reviravolta põe Fera no jogo eleitoral mesmo ainda inelegível.   

ARIQUEMES 

Enquanto Rafael Fera (PODEMOS) não recupera a elegibilidade, as eleições municipais de Ariquemes estarão mais para a atual prefeita Carla Redano. Recuperando, é candidato a prefeito, e a reeleição de Carla Redano passa a ser ameaçada. Apesar da coluna avaliar a gestão da prefeita bem mais exitosa do que muitos dos eleitores ariquemenses.  


Fonte: Jornalista Robson Oliveira / Porto Velho-RO.






Ponta do Lápis em Movimento







 

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Confirmada para os dias 16, 17 e 18 de agosto em Novo Hamburgo (RS), Expoclassic 2024 reforça o seu viés social

 

Além de destinar parte dos recursos à Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), a entidade realizadora da mostra, o Veteran Car Club Novo Hamburgo, centralizou e redistribuiu mais de 100 toneladas aos afetados pelas enchentes no RS


Confirmada para os dias 16, 17 e 18 de agosto em Novo Hamburgo (RS), Expoclassic 2024 reforça o seu viés social
Foto Cezar Cancilier

Confirmada para os dias 16, 17 e 18 de agosto em Novo Hamburgo, a Expoclassic 2024 reforça o seu viés social, marcando a retomada dos eventos nos pavilhões da Fenac após a pior tragédia climática registrada na história do Rio Grande do Sul. Além de tradicionalmente destinar parte dos recursos arrecadados com bilheteria para a Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), a entidade promotora da mostra, o Veteran Car Club Novo Hamburgo, já recebeu e redistribuiu mais de 100 toneladas de donativos enviadas por clubes de veículos antigos de todo o Brasil.

Foto Diego da Rosa

Todos os anos, o evento proporciona renda a centenas de expositores dos mais variados segmentos, desde restaurantes até lojas de peças e antiguidades, passando também por prestadores de serviços. "Neste momento estratégico para a economia gaúcha, a Expoclassic torna-se ainda mais importante, pois inúmeras empresas estão contando com a realização do evento para recuperar um pouco do faturamento e bens perdidos durante as enchentes de maio. Portanto, visitar este evento gaúcho é uma maneira de valorizar e ajudar o Estado", explica o organizador da Expoclassic, Evandro Scholles.

Presidente da Fenac, Márcio Jung lembra que os pavilhões têm sido local de acolhimento para milhares de atingidos e também para triagem de donativos. Segundo ele, o encontro de carros antigos será a primeira exposição realizada na Fenac após as históricas enchentes, marcando a retomada das feiras. "A Expoclassic é um evento aqui do Rio Grande do Sul que recebe apaixonados por carros e expositores de diversas partes do Brasil, assim como do exterior. Essa paixão vai fazer muito bem ao povo gaúcho", salienta.

Anualmente, visitantes de vários Estados, bem como da Argentina e Uruguai, movimentam restaurantes, postos de combustíveis, lojas e a rede hoteleira da região de Novo Hamburgo, que fica lotada durante os dias de programação. Reservas dos estandes e demais espaços da Expoclassic 2024 já podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 9 9322-6985 e e-mail comercial@ceika.com.br.

Doações ainda podem ser feitas via Pix

Desde o início de maio, dezenas de associados e amigos do Veteran Car Club Novo Hamburgo trabalham diariamente para descarregar alimentos, água e roupas provenientes de entidades e empresas do RS e também de diversos Estados. Em um único dia, 6 de junho, chegaram a Novo Hamburgo 1.000 colchões doados pela Confraria dos Gigantes, famoso clube de caminhões de São Paulo. Quem desejar, ainda pode fazer doações de qualquer valor para o Veteran Car Club Novo Hamburgo por meio da chave Pix (CNPJ) 02.505.435/0001-13. Os recursos arrecadados são repassados sob a forma de alimentos a moradores atingidos pelas cheias.


Chevrolet Bel Air 1957 recebe o prêmio The Best em Criciúma

Bastante raro no Brasil, o Chevrolet Bel Air 1957 conversível conquistou o prêmio máximo do 11º Encontro de Veículos Antigos, realizado entre a última sexta-feira e domingo (7 a 9 de junho) em Criciúma, Santa Catarina. Representando o Veteran Car Club Novo Hamburgo, o veículo recebeu o troféu The Best, destacando-se entre mais de 530 automóveis expostos.

O modelo já ocupou a ilha principal da Expoclassic no ano passado e, nesta edição, poderá novamente ser conferido na mostra gaúcha. Neste ano, o carro-destaque é o caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane 95. Fabricado em 1986, conta com uma escada mecanizada de 29 metros que pode alcançar a altura de um prédio de 11 andares. Único desse modelo no Brasil, tem 475 cv de potência e 30 toneladas de peso.

O Bel Air que arrebatou o troféu The Best tem uma reluzente pintura na cor Coral e capota branca. O interior também é na cor clara e os bancos têm acionamento elétrico, assim como teto retrátil de lona. Sob o capô, este autêntico rabo-de-peixe traz motor V8, que está acoplado ao câmbio automático de duas velocidades. "O prêmio foi muito merecido, pois o carro é raríssimo e está impecavelmente conservado'', endossa Antônio Adalberto Canarin Júnior, presidente do Veteran Car Club Sul-catarinense, entidade promotora do 11º Encontro de Veículos Antigos. O troféu foi entregue por diretores do clube e pelo presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Pesserl, ao presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, Clódio Silva. Cerca de 10 mil pessoas conferiram as atrações durante os três dias de programação, realizada no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma.

Foto Diego da Rosa

Para prestigiar a mostra catarinense e também divulgar a Expoclassic 2024, 15 integrantes do Veteran Car Club Novo Hamburgo participaram da programação de sexta-feira até domingo. Além do ônibus do clube, o BlueStar, os associados levaram o Bel Air e outros 5 veículos para a exposição.

Informações à imprensa:
Adair Santos
Jornalista
Assessor de imprensa da Expoclassic 2024
adair.santos.rs@gmail.com


Fonte: www.revistapromoto.com.br




Qual é a Melhor Big Trail? Conheça as Melhores Opções Custo-Benefício

 

Se você é um entusiasta do mundo das motocicletas, especialmente das robustas e versáteis big trails, sabe que a escolha do modelo certo pode ser uma tarefa desafiadora. acesse e saiba de todos os detalhes sobre.



Qual é a Melhor Big Trail? Conheça as Melhores Opções Custo-Benefício
Fotos: Divulgação

Se você é um entusiasta do mundo das motocicletas, especialmente das robustas e versáteis big trails, sabe que a escolha do modelo certo pode ser uma tarefa desafiadora. Com tantas opções no mercado, cada uma com suas características únicas, é importante encontrar aquela que ofereça o melhor custo-benefício para suas necessidades.

As big trails, conhecidas por sua capacidade de enfrentar uma variedade de terrenos e condições de pilotagem, são ideais para os aventureiros que buscam explorar tanto estradas asfaltadas quanto trilhas off-road. Mas, entre tantas opções disponíveis, quais são as melhores em termos de custo-benefício?

Vamos explorar algumas das principais candidatas:

Honda Africa Twin: A Africa Twin é uma referência no mundo das big trails. Reconhecida por sua confiabilidade, robustez e desempenho tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos acidentados, esta moto oferece um excelente custo-benefício para quem busca uma companheira de aventuras confiável.

KTM 790 Adventure: Para os pilotos que buscam um desempenho mais agressivo e uma experiência de condução emocionante, a KTM 790 Adventure é uma escolha fantástica. Com sua suspensão ajustável, motor potente e eletrônica avançada, esta moto oferece um excelente equilíbrio entre desempenho e preço.

BMW F 850 GS: A BMW F 850 GS combina elegância, tecnologia e desempenho em um pacote atraente. Com seu motor de dois cilindros e uma variedade de recursos eletrônicos, como modos de condução e controle de tração, esta moto é uma excelente opção para os pilotos que valorizam o conforto e a tecnologia.

Suzuki V-Strom 650: Para aqueles que buscam uma opção mais acessível, a Suzuki V-Strom 650 oferece um excelente custo-benefício. Com sua confiabilidade comprovada, baixo consumo de combustível e capacidade off-road respeitável, esta moto é uma escolha sólida para os pilotos que desejam explorar sem gastar uma fortuna.

Yamaha Ténéré 700: Recentemente lançada, a Yamaha Ténéré 700 tem conquistado muitos adeptos com sua combinação de desempenho, versatilidade e preço acessível. Com um motor potente, suspensão ajustável e um design robusto, esta moto promete proporcionar muitas aventuras emocionantes.

Em última análise, a melhor big trail em termos de custo-benefício dependerá das suas preferências pessoais, estilo de pilotagem e orçamento disponível. Antes de tomar uma decisão, é importante fazer uma pesquisa detalhada, testar diferentes modelos e considerar suas necessidades individuais.

Independentemente da sua escolha, uma coisa é certa: com uma big trail adequada, você estará pronto para explorar novos horizontes e viver aventuras inesquecíveis sobre duas rodas.

Quer saber mais?

As big trails são, de fato, umas das favoritas dos pilotos e amantes de motos, porém outros tipos de motos atendem outros tipos de necessidades e desejos. Você pode conhecer na nossa pagina da Ellef Moto Peças aqui na Revista da Pró Moto  tudo sobre os tipos de moto que existem e entender qual é o melhor para o seu estilo.

Busque também os materiais e os equipamentos com melhor custo-benefício do mercado no site da Ellef Moto Peças. Lá você encontra um catálogo grande de produtos tanto para moto quanto para bikes. Conheça e surpreenda-se!

Fonte: www.revistrapromoto.com.br



BAJAJ ABRE QUATRO NOVAS LOJAS - No mês são cinco inaugurações

 


A Bajaj do Brasil segue com seu plano de expansão para o mercado nacional. Somente neste mês a marca inaugurou 5 novos endereços espalhados em 5 diferentes estados. No começo de junho a marca já havia inaugurado uma loja em Curitiba (PR) agora foi anunciado que até final do mês serão abertas lojas em São Paulo (SP), Maceió (AL), Manaus (AM) e Marabá (PA). A expecitativa da empresa é fechar 2024 com 30 endereços.

Em Manaus a nova concessionária pertence ao grupo Carrera e está localizada na Av. Dr. Theomario Pinto da Costa, 1.136, Chapada. Na metrópole paulista a nova integrante pertence ao time Triple e fica no bairro Socorro - Av. Atlântica, 88. Já na capital Alagoas o endereço escolhido pelo grupo JRCA foi Av. Comendador Gustavo Paiva, 2000. Por último em Marabá a nova loja Giga Motos faz parte do grupo Motobel e fica na Rod. Transamazônica, KM 01. 

Fonte: Revista Duas Rodas


766. POINT DO MOTOCICLISTA

 766. POINT DO MOTOCICLISTA

AVENIDA NAÇÕES UNIDAS COM RUA SALGADO FILHO

PRAÇA DO MOTOCICLISTA

22.06.2024

PORTO VELHO - RONDÔNIA



Sábado, é dia de Point do Motociclista, local onde os apaixonados pelo motociclismo, se reúnem para um bom bate papo, informações, viagens, algumas 'estórias' "cabulosas", mas o Point segue em frente com muita alegria. Muito calor em nossa cidade, mas a Praça do Motociclista nos oferecem uma sombra muito bem aproveitada, proporcionada pelas árvores lá existente, inclusive mangueiras. Muito bem, mas o papo continua firme. Veja as fotos registradas pelo Senhor Luiz da Lanchonete Luma e também de outros Amigos motociclistas.

































"Brabu", Guardião do Point do Motociclista