sexta-feira, 24 de setembro de 2021

PRA VOCÊ QUE TEVE UM DIA RUIM - Às vezes nos incentiva a fazer uma faxina na vida.

Fui arrumar meu armário e percebi o tanto de coisas desnecessárias que nós guardamos. O mesmo vale para o nosso coração. Claro que, em algum momento, aquilo foi importante e necessário, mas é tão bom quando fazemos uma triagem, agradecemos com muito carinho os momentos vividos, deixamos um lugar bonito reservado no peito e desapegamos de vez.

Foi um momento intenso, olhar todas aquelas fotos, todas aquelas lembranças, cartas, bilhetes, resquícios de encontros felizes e conexões profundas. Foi esclarecedor e ao mesmo tempo surpreendente; percebi o tanto de pessoas que ficaram pelo caminho, o tanto de frases que fizeram sentido no passado, mas que hoje são apenas junções de palavras bonitas e só, o tanto de sentimentos e sensações que pareciam eternas e agora são apenas recordações desbotadas.

A vida é mesmo uma caixinha de surpresa, penso comigo. Talvez ela nem seja tão cheia de surpresas assim, a verdade é que a maioria das coisas "está" e não "é". Tudo acontece, deixa sorriso ou lágrima, aprendizado e lembranças. Pouca coisa permanece, e arrumar meu armário me mostrou nitidamente isso.

Faxinei e desapeguei. Arrumei o armário como início da arrumação que precisava fazer dentro de mim. Rasguei cartas e bilhetes, queimei fotos, me livrei de todos os excessos que fazem acumular poeira no armário e nostalgia no peito. Ganhei espaço.

Espaço para novas recordações, novas cartas e bilhetes, e fotos, sim, as pessoas ainda imprimem fotos. Senti a leveza no ambiente.

Noitei que às vezes as mudanças brotam de fora para dentro. Fazer a arrumação no quarto resultou numa experiência profunda, desgastante, mas elucidativa. Peguei a nostalgia e fiz dela desapego, peguei as lembranças e delas combustíveis para entender o presente: realmente, tudo passa e tudo muda, só nós ficamos.


Fonte: Trecho do Livro PRA VOCÊ QUE TEVE UM DIA RUIM - Autor: Victor Fernandes / Editora Outro Planeta - (Postagem realizada na cidade de São José do Rio Preto - SP).






Nenhum comentário:

Postar um comentário