quarta-feira, 5 de maio de 2021

Dia das comunicações é comemorado em 5 de maio; entenda o motivo

 Data revela a importância da comunicação para a sociedade


Dia das comunicações é comemorado em 5 de maio; entenda o motivo

Dia das Comunicações é comemorado no Brasil no dia 5 de maio. A escolha não é obra do acaso, mas é a data de nascimento de Marechal Rondon, considerado o pai da comunicação no país. Por conta disso, a data também é conhecida como “Dia de Rondon”. Ele trabalhou ativamente para o desenvolvimento do setor no país. 

Ao longo dos anos, a área de comunicação passou por diversas transformações, até chegar ao formato que conhecemos hoje. Independente do canal utilizado, a comunicação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das sociedades. 

Quem foi Marechal Rondon? 


Cândido Mariano da Silva Rondon, conhecido como Marechal Rondon, nasceu em 5 de maio de 1865, no Rio de Janeiro. Ele ficou bastante conhecido por suas expedições pelo sertão brasileiro, onde conhecia e catalogava a fauna e a flora do local e explorava metais preciosos. Também foi responsável pela instalação de diferentes linhas telegráficas no país, incluindo a do Brasil para a Bolívia e o Peru. 

Naquela época, o telégrafo era a principal forma de comunicação. Para isso, era necessária a instalação de linhas estruturais compostas por postes e fios, que se estendia por milhares de quilômetros. Marechal Rondon se tornou bem sucedido nesse tipo de serviço e acreditava que o país poderia se desenvolver com o apoio de uma comunicação bem estruturada. 

Importância da comunicação


É comum acreditarmos que as sociedades só se comunicaram com a evolução tecnológica. No entanto, desde o surgimento das civilizações, o ser humano encontrou diferentes métodos que possibilitava se comunicar. Ela é um fator importante para que uma sociedade consiga manter-se atuante, seja através da comunicação entre os seus membros e com outras localidades ao seu redor. 

Atualmente, através das inovações tecnológicas a comunicação é uma chave para a globalização, visto que as nações precisam manter-se informadas umas sobre as outras. O processo se tornou mais rápido e abrangente, sendo possível comunicar-se com localidades até mesmo remotas.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva 






Nenhum comentário:

Postar um comentário