sábado, 23 de novembro de 2019

LOUVA, Ó JERUSALÉM, O SENHOR!

O salmo 147 das Sagradas Escrituras é um convite ao louvor. Como é importante essa dimensão de louvar! Louvando, exalta-se o próprio ser, porque revela a grandeza do mesmo com aspirações majestosas e, ao mesmo tempo, humildes. O salmista proclama assim: “Louva, ó Jerusalém, o Senhor; louva o teu Deus, ó Sião”. É um louvor em que se exalta a dimensão universal com as colheitas de verão: “porque ele reforçou os ferrolhos de tuas portas, e abençoou teus filhos em teu seio. Estabeleceu a paz em tuas fronteiras, e te nutre com a flor do trigo.”

E com a sua presença dada pela sua Palavra e a sua Lei se garantem uma perspectiva histórica de vida e de superação das dificuldades até ambientais: “Atira o seu granizo como migalhas de pão, diante de seu frio as águas se congelam. À sua ordem, porém, elas se derretem; faz soprar o vento e as águas correm de novo.” Deus é o dono do cosmo e, portanto, o equilíbrio do mesmo se funda Nele. Uma Palavra de Deus atuante e defensora do projeto divino da criação.

À luz do Antigo Testamento, o mundo e o ser humano não são somente ‘criação’ de Deus (obra e efeito da criação de Deus). Esses são também criaturas de Deus e têm uma particular relação com Deus. Esses são relacionados a Deus porque são criaturas (dependentes Dele, mas consistentes em si mesmos). A criatura existe, mas na radical dependência daquilo que foi criada.

Não existe realidade mundana ‘autônoma’, no sentido restrito: todo o que foi criado é marcado por Deus criador. Toda a criação nos leva a Deus (Gaudium et Spes 36). Deus e a fé, portanto, não são algo de extrínseco, que se acrescenta à realidade criada, mas são o significado mais verdadeiro da realidade criada (GS 41).

A Palavra de Deus é parecida a um mensageiro que corre velozmente: “Ele envia a sua palavra sobre a terra, e aí ela corre velozmente”, e não só, é como um vento que tudo agiliza e faz correr: “À sua ordem, porém, elas se derretem; faz soprar o vento e as águas correm de novo.” Uma Palavra que transforma até os próprios corações. E, enfim, uma Palavra, aquela de Deus, que revela o precioso Dom de Deus ao seu povo: “Ele revelou sua palavra a Jacó, sua Lei e seus preceitos a Israel. Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum deles manifestou seus mandamentos."

Assim sendo, o Senhor Onipotente revela-se por meio da Criação e das Sagradas Escrituras. Portanto, uma Palavra que gera, alimenta e sustenta. Podemos dizer, tudo aquilo que você quer vem da Palavra
de Deus. E o Sumo Pontífice, papa Francisco, falou no dia 17.01.2019, dizendo que a Palavra de Deus é vida, não endurece o coração: “A Palavra de Deus, a graça do Espírito Santo, não é ideologia: é vida que o faz crescer, ir avante e também abrir o coração aos sinais do Espírito, aos sinais dos tempos. Sou capaz de dialogar? Os obstinados não dialogam, não sabem, porque se defendem sempre com as ideias, são ideólogos. E as ideologias quanto mal fazem para o povo de Deus, quanto mal! Porque fecham a atividade do Espírito Santo.”

Fonte: Claudio Pighin -  Sacerdote e doutor em teologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário