As big trail permitem viajar confortavelmente levando garupa e bagagem, além de acessarem caminhos mal conservados sem sofrimento. Verdade que a maioria não está interessada na vocação aventureira, e sim no conforto proporcionado pelas suspensões e posição de pilotagem. Daí surgiram as crossover, com rodas de 17 polegadas e pneus para asfalto, cursos suspensão intermediários entre as big trail e sport-touring e postura de pilotagem ereta.
As motos que reunimos para este comparativo são as crossovers mais acessíveis do país, práticas e econômicas para uso urbano e confortáveis o suficiente para viajar: Honda CB 500X, NC 750X e Kawasaki Versys 650 disputam aqui o título de melhor custo-benefício e opção de compra. A CB 500X custa menos, R$ 25.900, valor muito atrativo se considerarmos que as trail BMW G310GS e Kawasaki Versys 300 estão por R$ 24.900. Na sequência temos a NC 750X por R$ 32.500 e a Versys 650 por R$ 34.990.
Deixe a cilindrada um pouco de lado, porque ela não diz tudo. A Kawasaki é a mais rápida com seus 69 cv, o motor (as três usam configuração de 2 cilindros paralelos) atinge rotações mais elevadas e entrega melhor performance a partir de 4.500 rpm (veja o gráfico do dinamômetro). É a única com ajuste de retorno e garfo invertido na dianteira, além do ajuste remoto da pré-carga na traseira (bastando girar uma espécie de “registro”), entregando o comportamento mais estável em velocidade. A qualidade de acabamento da Versys é superior e o para-brisa tem altura regulável manualmente, sem necessidade de ferramentas.
Já as Honda atingem potências máximas próximas, de 50,4 cv e 54,5 cv, mas o que dita a diferença é o torque: 4,5 kgf.m a 7.000 rpm na 500 e 6,9 kgf.m a 4.750 rpm na 750 (na Versys são 6,5 kgf.m a 7.000 rpm). Portanto, a NC roda a rotações mais baixas e responde melhor em acelerações curtas e retomadas de velocidade sem redução de marcha, comportamento semelhante ao de um V2. Estas características determinam consumos de gasolina bem diferentes, média de 22,4 km/litro com a Versys (mais potente e cujo motor atinge mais rotações), 24,3 km/litro com a CB 500X e 25,8 km/litro com a NC 750X (que trabalha em rotações inferiores tirando proveito do torque).
Em perímetro urbano a CB 500X entrega vantagens consideráveis sobre as concorrentes. É mais leve e estreita, além do banco mais baixo do comparativo facilitar o momento de apoiar os pés no chão nas paradas. Isso se traduz em agilidade no dia a dia de manobras de baixa velocidade, desenvoltura ao passar por lugares estreitos e exige menos estatura para apoiar os pés no chão a cada semáforo vermelho.
Pensando na utilização, a escolha seria simples, com a CB 500X mais indicada para quem rodará a maior parte do tempo dentro de cidade, no dia a dia, além do preço consideravelmente menor; a NC 750X rende uma bela economia de gasolina para quem roda muito por estrada e procura por capacidade de carga (tem o diferencial do porta-objetos com tampa e fechadura à frente do banco); e a Versys 650 entrega mais refinamento e performance de maneira geral, com as conveniências dos ajustes manuais de pré-carga traseira e altura do para-brisa, e a maior capacidade do tanque para 21 litros.
Ficha técnica Honda CB 500X
Motor: 471cc, 2 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida
Diâmetro x curso: 67 mm x 66,8 mm
Taxa de compressão: 10,7:1
Potência: 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque: 4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Alimentação: injeção eletrônica
Câmbio: 6 marchas
Chassi: diamond de aço
Suspensões: garfo telescópico na dianteira e monoamortecida na traseira, ambas ajustáveis na pré-carga de mola
Pneus: 120/70-17 na dianteira e 160/60-17 na traseira
Freios: disco de 320 mm com pinça de 2 pistões na dianteira e disco de 240 mm com pinça de 1 pistão na traseira
Comprimento: 2.098 mm
Largura: 826 mm
Altura: 1.358 mm
Altura do banco: 812 mm
Entre-eixos: 1.421 mm
Distância do solo: 167 mm
Peso: 196 kg (ordem de marcha)
Tanque de combustível: 17,7 litros
Preço: R$ 25.900
Ficha técnica Kawasaki Versys 650
Motor: 649cc, 2 cilindros, 4 válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida
Diâmetro x curso: 83 mm x 60 mm
Taxa de compressão: 10,8:1
Potência: 69 cv a 8.000 rpm
Torque: 6,5 kgf.m a 7.000 rpm
Alimentação: injeção eletrônica
Câmbio: 6 marchas
Chassi: diamond de aço
Suspensões: garfo telescópico invertido ajustável em retorno e pré-carga de mola na dianteira e monoamortecida ajustável em pré-carga de mola na traseira
Pneus: 120/70-17 na dianteira e 160/60-17 na traseira
Freios: discos de 300 mm com pinças de 2 pistões na dianteira e disco de 220 mm com pinça de 1 pistão na traseira
Comprimento: 2.165 mm
Largura: 840 mm
Altura: 1.450 mm
Altura do banco: 840 mm
Entre-eixos: 1.415 mm
Distância do solo: 170 mm
Peso: 214 kg (ordem de marcha)
Tanque de combustível: 21 litros
Preço: R$ 34.990
Ficha técnica Honda NC 750X
Motor: 745cc, 2 cilindros, 4 válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote, refrigeração líquida
Diâmetro x curso: 77 mm x 80 mm
Taxa de compressão: 10,7:1
Potência: 54,5 cv a 6.250 rpm
Torque: 6,94 kgf.m a 4.750 rpm
Alimentação: injeção eletrônica
Câmbio: 6 marchas
Chassi: diamond de aço
Suspensões: garfo telescópico na dianteira e monoamortecida com ajuste na pré-carga da mola na traseira
Pneus: 120/70-17 na dianteira e 160/60-17 na traseira
Freios: disco de 320 mm com pinça de 2 pistões na dianteira e disco de 240 mm com pinça de 1 pistão na traseira
Comprimento: 2.228 mm
Largura: 844 mm
Altura: 1.353 mm
Altura do banco: 832 mm
Entre-eixos: 1.534 mm
Distância do solo: 164 mm
Peso: 220 kg (ordem de marcha)
Tanque de combustível: 14,1 litros
Preço: R$ 32.500
Fonte: Revista Duas Rodas.
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