quarta-feira, 18 de junho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ABREM-SE AS CORTINAS: O TEATRO COMEÇA A FUNCIONAR

O contrato com a construtora prevê a entrega da obra para 30 de agosto. Mas parte do prédio do novo Teatro Estadual de Porto Velho será inaugurado neste final de semana, com dupla apresentação da peça "A Falecida", estrelada pela sempre estrela Lucélia Santos, da "Escrava Isaura" e dos filmes inesquecíveis baseados na obra de Nelson Rodrigues. E foi por causa da Lucélia que o teatro de bolso, para pouco mais de 220 cadeiras, será aberto nesta sexta, dois meses antes do prazo contratado. Ela não tinha mais espaço na agenda para tão cedo. As únicas datas seriam dias 20 e 21 deste junho. Por isso a antecipação, decidida pela área de cultura do governo. Inicialmente, a abertura seria apenas para o governador Confúcio Moura e convidados especiais. Mas é ano eleitoral, então ampliou-se a ideia e abriu-se para o público, que poderá conseguir seus ingressos gratuitos duas horas antes do espetáculo começar. Até aí, tudo certo. O problema maior é que na verdade a obra não está concluída. Faltam ainda vários detalhes. Um deles, é que a  Eletrobras Rondônia só garantirá energia em abundância, com a instalação de um transformador, a partir de 10 de julho, ou seja, daqui a uns 20 dias. Até lá, há risco de falta de luz, inclusive durante o espetáculo, entre outros problemas.
Mas, na verdade, esses detalhes podem até ser esquecidos, se tudo der certo. Afinal, o Teatro é uma obra que levou quase 20 anos para ser concluída. Boa parte dela está pronta, mas o teatro principal ainda não. O secundário, o Teatro de Bolso, é onde haverá a apresentação de Lucélia Santos e seu grupo. Espera-se que, mesmo na improvisação, tudo corra bem. Os shows serão sexta e sábado, com "A Falecida" e domingo, com outros atrações. Enfim, mesmo ainda sem estar totalmente pronto, a Capital ganha seu teatro!
 BAIXANDO AS CALÇAS -  O Boletim de Ocorrência Policial 4614, deste final de semana passado, é uma pérola. Ali está registrado que um advogado, detido por não ter passado no teste do bafômetro (ou seja, tinha bebido antes de dirigir), foi preso. Ao chegar na Delegacia, humilhou os policiais, baixou as calças e ainda mostrou sua genitália aos que o prenderam. Acabou no xilindró. Espera-se que a OAB, sempre tão ciosa com a legalidade, não emita nota de repúdio à polícia, mas sim ponha seu associado nos eixos...
 ACIR NA TV - Neste próximo sábado, dia 21, o senador Acir Gurgacz é o entrevistado do programa Candelária Debate, apresentado pela jornalista Sérgio Pires. Ele fala sobre suas ações no Congresso; sobre as eleições de outubro e o futuro de Rondônia. O bate papo pode ser acompanhado por mais de duas dezenas de emissoras afiliadas à TV Candelária/Record em todas as regiões do Estado. Começa às 13h20, logo depois do Papo de Redação na TV, com os Dinossauros da comunicação!
 A VOLTA DE DON ENZO? - Don Padre Enzo Mangano, que está na Itália há alguns anos, é lembrado todos os dias pela comunidade católica de Porto Velho. Principalmente da zona leste, na região do bairro Tancredo Neves, onde comandou a paróquia por muitos anos. Tem um trabalho social inigualável, incluindo o Centro do Menor, um serviço prestado à coletividade  que ficará para sempre na história da cidade. Agora, depois de tanto tempo, Don Enzo estaria voltando ao Brasil. Todos os seus muito amigos, admiradores, paroquianos e os meninos que ele ajudou, torcem para que volte para Rondônia e para Porto Velho...
 INDECISÃO GERAL - Na corrida em direção às urnas, a cada momento surge uma informação nova. A maioria delas são de boatos, forçação de barra, exageros, questões que o informante gostaria que se concretizasse mas que, geralmente, nunca ocorrem. Na verdade é que os partidos ainda estão indefinidos. Acham uma solução para a majoritária, mas não encontram para a proporcional. Fecham uma aliança hoje que amanhã pode ser desfeita parcial ou totalmente. Desde a volta da democracia, não se observava um quadro tão complicado, em Rondônia, como o que se desenha até agora.
 VIDAL NO SACRIFÍCIO - O PSOL bateu o martelo e indicou Pimenta de Rondônia como seu candidato ao Governo. O professor Aluizio Vidal, que teria grandes chances de ser o primeiro membro do partido a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, foi para o sacrifício e disputará uma vaga ao Senado. Certamente fará grande votação (por causa dele mesmo, não do seu partido), mas novamente ficará de fora, pois a chance dele se eleger é mais ou menos da do Sargento Garcia prender o Zorro. Pior ainda: o PSOL fechou aliança com o PSTU, aquele mesmo da baderna em São Paulo.
 NAS RUAS, PARA MULTAR! - Números divulgados pela Semtran apontam que só os fiscais do município, aplicam mais de 150 multas por dia na Capital. Contando apenas os dias úteis, seriam mais de 3.300 infrações registradas. Cofres da Prefeitura abarrotados. Some-se a isso as centenas de multas aplicadas pela Polícia Militar, em suas quase diárias operações e blitz e se terá um cenário do que está acontecendo. Detran e município estão arrecadando cada vez mais. E o trânsito está cada vez pior. Mas nada supera a ganância por mais e mais dinheiro arrecadado.
 PERGUNTINHA - Ainda estamos todos sonhando com o título da Copa do Mundo ou a qualidade de algumas Seleções adversárias já começam a tirar nosso sono?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário