domingo, 30 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NA REALIDADE, QUEM SÃO OS VERDADEIROS VÂNDALOS?

Há algumas verdades e não há mais como não dizê-las. O caso dos supersalários, por exemplo. Não importam os direitos adquiridos, discursos de tempo de serviço e diferenças funcionais. Tem é que se acabar com esse negócio. E com o auxílio aluguel, o auxílio correspondência, o auxílio gráfica, o auxílio saúde, o auxílio malandragem. Chega! Tem que acabar com dribles na lei, onde alguns coroados da República e em todos os poderes, ganham muito mais que o da Presidente da República. Tem que se dar fim às manobras espertas, para contornar a lei e permitir que hajam personalidades recebendo mais do que o permitido, legal e moralmente. Tem que se saber que o brasileiro está indo para as ruas para protestar contra esses vandalismos que são praticados contra ele, todos os dias. Que as fortunas que enchem alguns bolsos, injustamente, deveriam ser divididas, para que aqueles que trabalham duro, que acordam de madrugada, que pegam três ou quatro ônibus, que ganham salários de famintos, tivessem pelo menos uma vida menos indigna.

Chega de palacetes e prédios públicos suntuosos. E de gastos com estádios monstrengos para meia dúzia de jogos, que levam os bilhões de reais que poderiam, ao menos amenizar, o terror que é a saúde pública neste país. Chega de ideólogos malucos gastando milhões com cartilhas que ensinam crianças sobre sexo e casamento gay, tirando esse dinheiro de uma educação de verdade, que há décadas não se vê em nenhuma escola pública neste país. Chega da violência que invade nossas casas, autorizada por leis frouxas e discursos vazios. As pessoas estão enchendo o saco com o vandalismo a que são submetidas exatamente por aqueles que deveriam protegê-las. A maioria dos vândalos está encastelada e o povo morrendo à míngua. E é nas ruas que o povo está dando um basta!

FORMIGUINHA
"Aos pessimistas de plantão devemos alertar que até pouco tempo atrás...era impensável prender parlamentares, juízes, membros do Ministério Público e quaisquer outras altas autoridades no Brasil...Na verdade, estamos num permanente processo de construção de dias melhores. É um processo lento, difícil, pouco perceptível para o cidadão comum. É um verdadeiro trabalho de formiguinha esse de construir um Brasil melhor". Trecho extraído de artigo assinado pelo procurador do MPF, Reginaldo Trindade, sobre a prisão dos Donadon, ocorrida nesta semana.

DISPUTA NO CRM
Tem coisas que não se compreende. O Conselho Regional de Medicina não dá prestígio, não dá dinheiro, dá algum poder, mas, no geral, é só pepinos para descascar. O pior deles é médicos tendo que julgar seus colegas médicos. Mesmo assim, a disputa para composição do Conselho (40 membros, 20 efetivos e 20 suplentes), se transforma numa verdadeira guerra dentro da categoria. Há alguma coisa aí que os caras pálidas, leigos, não compreendem. Brigar para se envolver em problema? Alguém aí entendeu?

MUDA TUDO
O ingresso de Expedito Júnior na briga pela única vaga de Rondônia em disputa do Senado, muda completamente o quadro que estava posto. O que se ouve nos meios políticos e entre os que entendem um pouco da política local, é que a reeleição do empresário Acir Gurgacz (que, aliás, ocupou a vaga de Expedito, quando ele foi cassado), pode correr grave risco. Claro que muitos outros nomes vão estar no pacote, disputando a única cadeira. Mas, com as últimas performances junto ao eleitorado, Expedito já sai, ao menos teoricamente, muito à frente. É o que se ouve.

CARA NOVA
Ainda é cedo, são poucos dias. Mas desde a quinta desta semana, a cara da Rua da Beira, na BR 364, em Porto Velho, já mudou. Na primeira hora da tarde, uma fila de caminhões, máquinas, engenheiros, operários tomavam conta do local. Depois de tantos anos de serviços mal feitos ou feitos nas coxas; de desrespeito à cidade e à sua população; de barro, poeira, buracos e arremedos de obras,finalmente a coisa está mudando. Ordem do governador Confúcio Moura, seguida à risca pelo engemnheiro Lúcio Mosquini e sua turma. A Rua da Beira, em dois meses, vai ser outra!

BEM NA FOTO
Quem anda rindo à toa é o senador Ivo Cassol. Várias pesquisas realizadas no Estado, por diferentes institutos - inclusive uma, contratada pelo PT - posicionaram seu nome muito bem colocado na disputa pelo governo, em 2014. Não se sabe ainda se Cassol poderá ser candidato - ele diz ter certeza que sim - mas, se o for, sem dúvida é nome de ponta. Pode se tornar o grande adversário da reeleição do governador Confúcio Moura. As pesquisas são apenas um retrato do momento, mas, em todos eles, Cassol está bem na foto. Em todas as regiões do Estado.

SEM AMIGOS
Enquanto ainda havia recursos e o empurrar com a barriga, os Donadon - Marco Antonio e Natan, deputados - tinham poder e muitos amigos. Condenados em todas as instâncias, os dois vão ser cassados e vão ficar, é claro, sozinhos. O PMDB já expulsou os dois; a Assembleia abriu o processo de cassação contra Marco Antonio e a Câmara Federal fez o mesmo com Natan. No parlamento rondoniense, Edivaldo Soares assume a cadeira que ficará vaga. Na Câmara, Natan vai ser substituído pelo ex-ministro  Amir Lando, que volta ao palco político depois der vários anos.
 
PERGUNTINHA
Depois de tantos recomeços, será que dessa vez terminam mesmo as obras do Teatro Estadual, em Porto Velho, que estão atrasadas em mais de 20 anos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário