quinta-feira, 27 de junho de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

IRONIA E BOM HUMOR: É A CRIATIVIDADE CONTRA A GASTANÇA


Claro que não tem nada de verdade. Invenção pura. Uma carta falsa, do Imperador Vespasiano a seu filho Tito, que seria de 79 D.C, é um primor de crítica mordaz ao que está acontecendo, com os suntuosos e desnecessários estádios que o governo brasileiro constrói país afora, para meia dúzia de jogos e muitos bilhões de reais gastos. A carta é um fake, uma das invenções que abundam nas redes sociais. Mas, até pela criatividade, vale a pena ver um resumo: "Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Colosseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticam, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis (nádegas): numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro. Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma por séculos e séculos. E sempre que o olharem dirão: Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou!!".

Continua a pseudo carta: "Outra vantagem do Colosseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. Moralistas e loucos dirão que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. Portanto deves construir esse estádio em Roma, assim como a gente de Brasília construirá monumentais estádios em Natal, Cuiabá e Manaus, mesmo que nem haja ludopédio (jogo com os pés) por esses lugares". São ou não são criativos e cheios de humor inteligente esses críticos brasileiros?

ROLOS IMAGINÁVEIS
A grande operação da Polícia Civil que fez mais uma "limpa" no Detran, demonstra a fragilidade dos serviços públicos e o quanto a corrupção está espraiada em todos os recantos do país. Onde tem gente, tem sacanagem! No Detran de Rondônia não é diferente. Várias prisões foram feitas e ficou óbvio, outra vez, do quanto é fácil se fazer mutretagens. E pior ainda, num órgão que cobra horrores de taxas sem fim, da população e presta a ela um serviço ruim e feito, muitas vezes, de má vontade. O lado bom é de que, de vez em quanto, os corruptos são pegos. Como agora.

GUERRA EMPRESARIAL
Mais uma decisão judicial muda o comando da Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero. Um triunvirato, nomeado pelo TRT, fica à frente da entidade. O presidente Dênis Baú, afastado pela segunda vez, recorreu da sentença, mas a previsão é de que não haja nova decisão antes da primeira semana de julho. Enquanto diferentes grupos de empresários batalham pelo comando da importante entidade, não se sabe como ficará a realização da Feiron deste ano, programada para o final de julho.

EXAGERO
Pela centésima quadragésima vez (obviamente com o exagero que o caso exige), o Dnit diz que vai resolver o caso dos viadutos da BR 364. O diretor general Jorge Praxi jurou de pés juntos para o prefeito Mauro Nazif e para membros da bancada federal de Rondônia que, em menos de uma semana, desata o nó para que haja nova concorrência pública, vital para que todo o pacote de obras daquela área reinicie. Com a greve no Dnit nacional iniciada na terça, só com a ajuda de todos os santos o general conseguirá cumprir sua palavra. Mas, esperemos para ver...

NOME EM ALTA
O senador Dulcídio Amaral, do PT do Mato Grosso, é um importante nome do partido. E tem na manga números de pesquisas realizadas em vários estados brasileiros. Nesta semana, ligou a um personagem conhecido da nossa política, que, aliás, não é do PT,  para dizer que, entre todos os nomes apontados na pesquisa, o dele é, disparado, o que tem o maior índice de aceitação entre o eleitorado de Rondônia. O personagem é conhecido e está de mangas arregaçadas para disputar o Governo no ano que vem. Nos próximos dias, mais informações.

PAULEIRA
Pelo menos onze dos 21 vereadores de Porto Velho estão arregaçando as mangas e declarando guerra à administração do prefeito Mauro Nazif. A pauleira começou na semana passada e ampliou-se nessa semana, em várias reuniões da Câmara. Até o presidente Alan Queiroz, geralmente equilibrado nas suas declarações, se uniu ao coro de protesto. Um das vozes mais fortes contra o governo de Nazif é a do vereador Jair Montes. Ele não poupa adjetivos (sempre dos piores) e lidera um movimento principalmente contra o irmão do prefeito, o secretário Gilson Nazif. Rolo dos grandes...

DONA REGINA MANDA!
Tem, é claro, doses de razão, doses de partidarismo político, de interesses pessoais, na briga dos vereadores. Mas há também uma dose muito forte de ciúmes... Um dos alvos é a vereadora Elias Regina, que segundo alguns dos seus colegas, é quem realmente manda na saúde pública do município. Nem o secretário Macário Barros teria poderes de desfazer o que a vereadora manda. Então, o assunto complicou. Ciúme de político é doença incurável, diz o anedotário...  

PERGUNTINHA
Porque as obras públicas feitas com a estrutura do Estado custam, em média, 40% a menos do que aquelas que são coordenadas em nível federal, com concorrência?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário