Durante o planejamento de uma viagem de moto, sempre procuro por períodos que fujam do calor intenso ou de temperaturas muito baixas. No geral, aprecio muito o outono ou a primavera para realizar essas viagens.
Mesmo tendo esse cuidado, numa viagem de moto no exterior, poderemos enfrentar temperaturas muito baixas. Foi assim, em 2013, quando estava na Espanha, e chegou uma frente fria. Estávamos indo de Madri para Segóvia, e a neve apareceu. Inicialmente, ficamos encantados com tamanha beleza, mas preocupados na condução de nossas motos. Afinal, não é comum ter esse tipo de experiência no Brasil.
Diante do nosso próximo projeto de explorar os Pirineus, migrando por diversos pasos entre Espanha e França, no mês de maio de 2016, a possibilidade de enfrentar a neve de moto volta a ser uma realidade.
Então, como pilotar com o frio e a neve?
A primeira preocupação é com o frio, pois ele é um inimigo perigoso para a saúde e também para a segurança de qualquer motociclista. Depois de certo tempo pilotando com a temperatura do corpo baixa, os reflexos ficam lentos, o raciocínio é afetado e perdemos o necessário “jogo de cintura”. Neste contexto, cometer erros acaba sendo algo provável até mesmo para os mais habilidosos ou experientes ao guidão.
Como escapar dessa armadilha? Óbvio: vestir-se adequadamente, com trajes técnicos dotados de proteções, e com forros removíveis, item que pode fazer muita diferença.
A segunda preocupação é com a condução da sua motocicleta, principalmente se a camada de neve estiver superior a 2cm (em muitos países, para trafegar de carro, devido a possibilidade de derrapagens, já há a obrigatoriedade do uso de correntes nas rodas. Nesta condição, é melhor interromper o seu passeio. Pare em local seguro ou não siga em frente e retorne!
Deve-se prestar atenção também na possibilidade de haver gelo na pista, que é até bem pior que a neve, pois além de mais escorregadio, o gelo é difícil de ser percebido. Mesmo se não houver neve na pista, mas existir no acostamento, é possível que existam placas de gelo no asfalto. Portanto, pilote devagar e fique sempre atento!
No caso de gelo na pista, nunca tente controlar a moto pisando bruscamente no freio. Se precisar o faça com cautela ou, quando possível, levante o pé suavemente do acelerador, reduzindo a velocidade com o freio motor.
Com neve na pista, pilote sempre devagar e sem freadas, aceleradas ou guinadas bruscas. Uma mudança repentina na aderência do veículo à pista pode provocar uma derrapagem.
Algumas dicas na condução da sua moto, na neve ou no gelo, são:
• evitar acelerar e desacelerar bruscamente;
• evitar ultrapassagens;
• antecipar a necessidade de parada da moto, evitando o uso brusco dos freios;
• pilote devagar;
• manter uma distância segura do carro a sua frente;
• evitar andar na frente de caminhões e ônibus, pois estes precisam de uma distância de frenagem muito grande; e
• ficar atento às placas informativas, pois elas estão sempre nos locais onde é comum a presença de neve ou gelo na pista.
Em síntese, a melhor dica de todas para pilotar na neve é: conduza sua moto devagar e com prudência. O segredo é ter paciência e não se afobar só porque os outros veículos andam mais rápido que você!
Fonte: Texto pelo colaborador Luiz Azevedo - RockRiders.com.br .
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