quarta-feira, 28 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ASSISTIMOS A ESSA TRAGÉDIA DE BRAÇOS CRUZADOS

 A violência, que já era insuportável, conseguiu piorar ainda mais. Em Porto Velho, o índice de assassinatos cresceu 16% em relação aos três primeiros meses do ano. No interior, este percentual saltou para 64%. No geral, somando tudo, o total foi de um crescimento de quase 51% no número de vítimas, em Rondônia, no mesmo período. Foram 109 mortes em 2013 e 164 neste ano. Em várias regiões do Estado, até naquelas em que a criminalidade era baixa, houve um grande salto na violência. Nossos jovens vão sendo exterminados. As drogas são a causa principal, mas também mata-se por bobagem. Por pequenas discussões, por namoros que não deram certo; por discussão no trânsito. A vida humana perdeu o valor, em Rondônia, mas também em todo o país. Em cada cidade grande ou cidadezinha brasileira, a ampla impunidade; a preocupação da lei com os diretos dos criminosos e muito pouco  com as vítimas; a facilidade com que se tem uma usar uma arma; a falta de policiamento, tudo no mesmo saco, dão uma dimensão da amálgama de motivos para que a violência só prospere. 
Tudo isso é impressionante e lamentável. Mas o pior de tudo é a inércia, a inação, a falta de medidas drásticas por parte do governo federal, do Congresso, dos governantes em geral, dos parlamentares, das chamadas forças vivas, em relação ao que está acontecendo no país. Parece que há uma orquestração - não há, mas parece - para permitir que o país exploda, para só depois se pensar em soluções reais e objetivas. A tragédia já se abate sobre milhões de lares Brasil afora. Quando a segurança pública vai realmente ser prioridade e quando as leis vão colocar um abismo entre quem é bandido e quem não é? Sem que essa separação fique bem clara, não haverá solução para esta tragédia, a que estamos assistindo e de braços cruzados
NOVO HOSPITAL - Um novo hospital, para atender milhares de doentes com câncer, começará a ser construído em Porto Velho, tão logo termine o período das chuvas. O Hospital do Câncer de Barretos, que já tem uma unidade na Capital, ao lado do Hospital de Base, vai erguer uma nova unidade, no Estado onde há o maior número de pacientes em todo o país. Em Porto Velho, há cinco mil pacientes cadastrados e se registram 400 atendimentos por dia. Não fosse Barretos, os doentes com câncer de Rondônia estariam, literalmente, sem apoio.
RECARGA DO AMOR - Para manter seu atendimento nas estruturas atuais, o Hospital do Câncer conta com muitos apoios, vindos principalmente de personalidades e do povo. Vai criar, em breve, um novo sistema de doação, chamado Recarga do Amor. Uma máquina semelhante a que usa cartões de crédito e recargas de celulares, será usada para doações, de 1 real até 500 reais. Quem participar do projeto ganhará o orgulho de estar apoiando uma das mais sérias e importantes instituições da saúde pública no país.
 ELA ESTÁ MORTA! - O celerado que matou friamente a jovem ex namorada, baleada covardemente numa parada de ônibus, na Capital, foi condenado num júri popular a 16 anos de prisão. Pelas nossas leis, jamais cumprirá sua pena. Terá direito a semi liberdade quando completar um sexto dela, ou seja, pouco mais de dois anos e meio. Terá todos os direitos garantidos. Dependendo do que fizer na cadeia, se for "bonzinho", terá muitas outras benesses. A menina que ele assassinou, cruelmente, não terá nada. Está morta. No Brasil é assim. Lamentável!
 LADO MAIS FRACO -N O Governo diz que pagou tudo. A empresa diz que não recebeu tudo. No meio dessa confusão, como sempre, estão os mais fracos, está o lado mais vulnerável. Dezenas de vigilantes demitidos, depois de rompido o contrato com o governo rondoniense, ainda não receberam tudo a que têm direito. Outros tantos não conseguem trabalho em lugar nenhum. Uma crise social prevista mas que, obviamente, não terá solução. Quando são os pobres que perdem, quem, na verdade, se preocupa mesmo?
CHANCES REAIS - Nome que vem crescendo em todo o Estado, na disputa de uma das vagas para a Câmara Federal, é o do sindicalista Daniel Pereira. Ele deve ser o único candidato do PSB e sua liderança entre os servidores, pela destacada atuação no comando do Sindisef, lhe tem aberto portas em todas as regiões que tem visitado. Uma das lutas importantes de Daniel, que já foi um deputado estadual de destaque, é por indenização e tratamento de servidores intocados pelo DDT durante anos e que sempre foram esquecidos pelo governo. Tem chances reais, o Daniel.
MAURÃO NA TV - Pré candidato ao governo, Maurão de Carvalho está animado para entrar na disputa. Seu primeiro desafio será ganhar a corrida dentro do PP e seus aliados, porque sua principal adversária neste momento é Jaqueline Cassol, uma pré candidata que chega com o peso do sobrenome do seu irmão, ex governador e atual senador. Mas Mauro acha que dá. Ele conta sua vida em Rondônia, sua entrada na política, os cinco mandatos como deputado estadual e muito mais no programa Candelária Debate, da TV Candelária/Record, que vai ao ar neste sábado, 13h20, em rede estadual.
PERGUNTINHAS - Qual o dia em que o Teatro Estadual abrirá finalmente suas portas para o público e qual a atração nacional que vai inaugurar uma obra que os rondonienses esperam há mais de 20 anos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário