domingo, 23 de fevereiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TEMOS QUE PREPARAR PARA A PRÓXIMA ENCHENTE QUE VEM POR AI!...

Nas últimas duas semanas o quadro piorou muito, chegando ao ápice de uma enchente histórica em Porto Velho. Milhares de pessoas estão desabrigadas, há risco de que outras tantas também o fiquem nos próximos dias. Neste estágio, há muito pouco o que fazer, a não ser socorrer quem mais precisa e  esperar as águas baixarem. Mas tudo o que ocorreu não pode ficar apenas no passado. Desde agora, autoridades federais, estaduais e de todas as comunidades atingidas, têm que começar a planejar como enfrentaremos a próxima cheia. Ela virá, sem dúvida. Dependendo do que chover nas cabeceiras do Madeira e o potencial do degelo dos Andes, ela poderá ser  mais fraca ou mais forte até. O que todos temos certeza é de que virá. Portanto, como as cheias do Madeirão são de séculos e séculos, não importando o que se fale, escreva, deseje, invente sobre suas causas, há que se fazer um planejamento detalhado para enfrentá-la com o menor prejuízo possível, tanto humano quanto financeiro.
 Já se contabilizava  perto de quatro mil pessoas jogadas para fora de suas casas, em Porto Velho e distritos, pela violenta enchente. Em Guajará Mirim, cidade quase isolada, além do risco do transbordamento do rio Mamoré, a população enfrenta ainda a praga dos desonestos, que faturam na tragédia. Vendia-se, aqui e ali, gasolina a cinco reais o litro e uma botija de gás a quase 100 reais. Ninguém foi preso. Como não há planos para enfrentar a enchente e sempre se vive do improviso, não seria já um bom primeiro passo colocar na cadeia esses insensatos e insensíveis, que querem enriquecer com a desgraça alheia? Enfim, há muito o que fazer. Pensar em soluções para o futuro certamente seria um grande recomeço, ao menos com possibilidades de que, quando ele chegar, não seremos todos pegos tão despreparados.
 MONTAGEM DO TIME - Nos próximos dias, começam a surgir novidades não só sobre nomes para a disputa de outubro, como também de formação de comitês e organizadores de campanhas. Em alguns grupos, onde as alianças já estão na fase de serem alinhavadas, já estão sendo formados os times. O que se sabe, por exemplo, é que, tão logo passe o carnaval, há estruturas aptas a começar o trabalho. No PMDB e seus aliados, por exemplo, essa questão já está bem avançada.
 CENAS INSÓLITAS - Se alguém falasse, há uns dois anos atrás, de que o senador Cassol estaria sentado na mesma sala com importantes nomes do PT rondoniense, falando amenidades e trocando ideias, seria taxado de doido varrido. Pois nessa semana, Cassol se reuniu novamente com o deputado Padre Ton, virtual candidato petista ao governo, para falar de....aliança.  Parece inacreditável, mas não é. No regime democrático, adversários ferrenhos de ontem podem estar juntos hoje. Parece ser esse o caso....
 NEODI VEM COM TUDO - Na segunda semana de março,  concluído tratamento médico a que está se submetendo, o deputado estadual  Neodi Oliveira volta a percorrer todas as regiões do Estado, avaliando suas chances como pré candidato ao Governo. O nome de Neodi tem tido aceitação muito forte em vários segmentos e ele é um dos prováveis nomes que estará na disputa pelo Palácio Presidente Vargas, em outubro. Neodi quer vir com o apoio de Ivo Cassol e pelo menos uma dezena de partidos.
 DANIEL CONHECE... - Daniel Pereira, uma das maiores lideranças sindicais do Estado, que teve uma passagem respeitada e produtiva como deputado estadual, quando era do PT, é um dos nomes mais fortes que o PSB deverá apresentar ao eleitorado para disputar uma cadeira à Câmara Federal. Líder do Sindisef, Daniel poderá ser um nome importante, caso consiga se eleger, para batalhar, em Brasília, pela causa da transposição dos servidores para a folha da União. Ele é do meio. Porque até agora, se ouviu muito discurso. Mas solução que é bom....
 INVERSÃO DE VALORES - Fazendeiros (esses mesmos que mantém o Brasil crescendo graças ao agronegócio, porque o resto, todos sabemos como está) são acusados, por qualquer deslize, de manter pessoas em situação "análoga à escravidão".  Aqui mesmo em Rondônia, houve denúncias absurdas. Mas quando são os médicos cubanos que recebem salários miseráveis e são claramente explorados no programa Mais Médicos, aí está tudo certo? Essas vergonhosas inversões de valores, impostas por ideologia político-partidária, já não estão enchendo o saco?
DECISÕES JUSTAS? - A lei é a mesma; Então, pode-se deduzir que ela é aplicada de acordo com a decisão do Magistrado, para o bem ou para o mal. A decisão depende muito da situação e até da pressão da mídia e da opinião pública. Todos os dias, assassinos cruéis são deixados em liberdade, porque os juízes levam em consideração  que eles não foram presos em flagrante e que não apresentam risco à sociedade.  Trágico. Mas, em casos como o dos dois jovens que mataram um cinegrafista da Band, aí sim, a dupla é considera perigosa e ficará na cadeia até o julgamento. Não seria mais justo que assassinos ferozes tivessem o mesmo tratamento?
PERGUNTINHA - Por quantos dias ainda teremos que assistir, impotentes, ao sofrimento de tantos dos nossos vizinhos, amigos, conhecidos que estão sofrendo com a enchente tão violenta que se abateu sobre nossa Capital?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário