quinta-feira, 11 de outubro de 2012

TURISMO - Cresce a opção pelo carro como meio de transporte nas viagens

A opção pelo carro como meio de transporte nas viagens cresceu este ano para os brasileiros de todas as classes sociais, mostra a pesquisa nacional feita pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Ipsos, com mil pessoas de 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas. A pesquisa mostra, entretamto, que houve queda no percentual de brasileiros que viajaram ou têm intenção de viajar este ano de 32%  para 29%.

Na classe C, 25% têm intenção de viajar. Já nas classes A e B, esse número sobe para 46%. Para a classe C, a preferência pelas viagens de carro avançou de 19% para 26%. Nas classes A e B como foi preferido por 66% *(contra 55% no ano passado), enquanto nas classes De E as viagens de carro cresceram de 4% para 12%.

 O economista Cristian Travassos, da Fecomércio-RJ, disse que desde a crise financeira internacional do final d e 2008 e início de 2009, o governo promoveu isenção do imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para estimular o consumo. "No caso de veículos, isso foi uma estratégia recorrente", acentuou, lembrando que esse tipo de financiamento  não é quitado de uma hora para outra. Travassos disse que em 2012, o poder aquisitivo das famílias foi menor que em 2011 e 2010, embora o consumo se mantenha como carro chefe da economia. Nesse cenário, "nada mais prudente que você juntar o útil ao agradável. Você financia um carro, aproveita aquele bem para fazer uma viagem mais em conta e economizar no transporte".

A retração na intenção de viajar para os brasileiros em geral ocorreu, segundo o economista, em função de um orçamento mais apertado em 2012, "dentro da prudência de economizar no lazer, tendo em vista o grau de comprometimento da renda com financiamentos e contas mais elevadas este ano". Nesse quadro, o economista avaliou que é natural que os consumidores "tenham um  pé no frio com o lazer e prefiram utilizar o carro como meio de transporte". De acordo com a pesquisa está crescendo também a opção dos brasileiros em viajar dentro do país, priorizando as viagens dentro do próprio estado (59%) ou fora do estado de origem (47%), com destaque entre as motivações para férias (48%) e visitas a parentes (44%),. "O brasileiro em geral divide as viagens entre dois principais motivos: lazer ou visita a parentes e amigos. Bem adiante você vê negócio como uma opção bem menor".

Motivos profissionais são apontados por 7% dos brasileiros. "Com o maior comprometimento da renda com compromissos já assumidos, ficou relativamente mais vantajosos viajar próximo de casa". Em relação a infraestrutura turística, a questão da segurança foi apontada como o item que mais precisa melhorar. Em uma escala de 0 a 10, segurança recebeu a menor nota (4,6), enquanto os itens mais bem avaliados foram hotéis (7) e bares e restaurantes (6,7).
Fonte: Folha de São Paulo

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