Redes Sociais é um perigo!
Se você ainda não está atento a frase acima, tome muito cuidado ao entrar com uma marca nas Redes Sociais, pois mesmo tomando muito cuidado, ainda sim, uma mensagem mal interpretada pode gerar um fato negativo para as marcas. Vale lembrar, que hoje dificilmente uma marca não está nas redes, pois algum funcionário ou consumidor já a colocou lá, entretanto, nem todas estão oficialmente, e nesse caso é um grande perigo.
O site ADNEWS publicou recentemente uma matéria sobre uma ação do Mc Donalds que a princípio tinha tudo para ser uma ação benéfica para a marca, com boas chances de ser um sucesso. O conceito era o que muitos avaliam como ser o correto: Estimular que o usuário gere, espontaneamente, um conteúdo para a marca, divulgando uma hashtag que dissemine a marca pelas Redes, impactando os seguidores desse usuário e ampliando o impacto da marca pelo Twitter. Tudo de forma gratuita e com o aval desses usuários. Perfeito.
Dificilmente algum diretor de marca reprovaria uma ação dessas, ainda mais, porque a ação do Mc Donalds no Twitter estava ligada a comunicação da marca, ou seja, era uma ação que envolvia a comunicação 360º para ampliar o impacto da mensagem que a marca queria passar, porém, infelizmente – e digo isso pois ações assim são ruins para quem trabalha com Internet, afinal, já é difícil convencer que Internet dá resultado – a ação não foi benéfica para a marca.
No Twitter, o Mc Donalds, divulgou um produto novo McD Potato. A frase dizia “Quando nós fazemos algo com orgulho, as pessoas podem saboreá-lo – McD potato supplier #McDStories”. A Ideia era promover o Mc Donalds Stories, que é um movimento para promover histórias emocionantes de pessoas em torno da marca, ou seja, fazer com que as pessoas possam contar histórias próprias via Twitter de bons momentos que passaram com a marca, mas não foi bem isso que aconteceu e aqui vale ressaltar a importância de se mensurar tudo o que se fala ou faz das marcas nas Redes Sociais.
Poucas pessoas entraram na onda e falaram de suas histórias. A grande maioria dos tweets foram de protestos contra a marca. Funcionários da rede entraram na onda. Clientes reclamaram de tudo, até do conservante em lanches e abate de animais. Segundo o diretor de mídia sociais da marca, em 1h eles perceberam a repercussão e mudaram o rumo da campanha. Isso só é possível com mensuração minuto a minuto.
Esse artigo é mais um exemplo de como uma ação que tinha tudo para ser um sucesso, uma ação de relacionamento, de interação com o usuário, de entendimento do perfil do público, deu errado pois os críticos de plantão preferiram detonar uma marca, isso é comum acontecer com marcas fortes e grandes como o Mc Donalds, por isso, se você cuida de uma marca desse porte, tome o triplo de cuidado.
Fonte: Oficina da Net
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