domingo, 29 de junho de 2025

Opinião de Primeira - GASOLINA CHEGA AOS POSTOS COM 30 POR CENTO DE ETANOL, MAS NÃO HÁ RISCO AOS MOTORES DOS NOSSOS VEÍCULOS

 


Desde a última quarta-feira, os brasileiros têm uma mudança importante naquilo que é uma das suas maiores paixões: seus carros. Tanto para a imensa maioria dos veículos comuns, como para os Flex, à gasolina serão adicionados nada menos do que 30 por cento de etanol, também conhecido como álcool, tirado principalmente da cana de açúcar. Toda a frota brasileira movida ao mais popular combustível, consome, todos os dias, algo em torno de 75 milhões de litros. A gasolina comum representa 25 por cento de todos os tipos de combustíveis. A nova medida aprovada pelo governo, vai afetar os motores dos carros existentes?

Apesar do temor, comum a todos os proprietários,  a resposta é não. Especialistas de vários países e técnicos brasileiros, concordam que, num resumo simplório, mas objetivo, “os motores sabem lidar com etanol”. Há quem defenda que o uso do combustível alternativo em até 35 por cento não afete em nada os motores. Erwin Franiek, líder de uma das maiores empresas do mundo na área de motores, acredita que é possível, sem prejuízo aos veículos, utilizar entre 22 por cento e 40 por cento de etanol na gasolina. Por outro lado, a maioria dos técnicos brasileiros considera que o máximo a ser colocado na gasolina, sem prejudicar os motores fabricados atualmente, é de 35 por cento.

Num longo estudo feito no Brasil sobre o comportamento dos motores de veículos com até 30 por cento de etanol,  não foi constatado nenhum problema diferente. Houve, contudo, exceções em relação a algumas motos, que tiveram dificuldades em dar a partida nas regiões mais frias do país. Ou seja, este mal não atingiria as motocicletas de Rondônia.

Ou seja, com a vantagem inicial de se puder imaginar que quanto mais etanol, mais barata por de se torna a gasolina (ao menos esse é um dos argumentos do governo em relação à nova forma da gasolina), pode-se somar a ela uma diminuição nos níveis de poluição. Nossa gasolina fóssil, portanto, pode ser composta pelo combustível retirado do extrato da cana de açúcar e considerada fonte de energia renovável. Tudo isso sem afetar o desempenho dos motores. Portanto, nada de acreditar em informações falsas. Só poderá haver algum problema, caso se este percentual de etanol aumentar ainda mais.

MARCOS ROGÉRIO EXPLICA VOTO AO VETO, MIRA NO SENADO E NO GOVERNO E DÁ DESTAQUE À SAÚDE PÚBLICA - Ao participar do programa SIC News (SICTV, de segunda a sexta, 20 horas) o senador Marcos Rogério explicou com detalhes a votação que houve em relação à derrubada do veto do presidente Lula, em que ele e outros parlamentares foram acusados de apoiarem o aumento das contas para o consumidor. Ele explicou todo o processo de votação, negou que tenha havido voto por qualquer aumento e sintetizou, afirmando que quem decide sobre reajustes de energia é a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).  Questionado pelo apresentador Everton Leoni se iria disputar o Senado ou o Governo, o senador saiu pela tangente. Disse que neste momento sua meta é a reeleição ao senado, mas que concorrer ao Governo também está no seu radar.

Durante a conversa, Marcos Rogério dedicou uma parte importante das suas análises em relação à saúde pública, demonstrando sua preocupação com o assunto. Afirmou que tem mandado muitos recursos para a saúde dos municípios, onde, segundo ele, estão as maiores necessidades. Questionado sobre se preferia uma saúde privatizada, Marcos Rogério afirmou que não importa o sistema. “O que eu quero é que funcione!”, comentou, caso um dia seja Governador.

Outros temas importantes: é a favor da minirreforma eleitoral, que segundo afirma, corrigirá injustiças; votou contra o aumento do número de deputados, proposta que venceu por apenas um voto, no Senado e se disse totalmente contra o aumento dos salários dos deputados. Criticou também o governo Lula, pela gastança exagerada e pela ganância com impostos. Marcos Rogério, que desde a CPI da Covid (que os bolsonaristas chamam de CPI do Circo), se tornou uma figura nacional, já tem aval do ex-presidente para concorrer ao Governo. E vai fazê-lo. Só concorrerá à reeleição se Ivo Cassol puder disputar a  cadeira que hoje é de Marcos Rocha. 

GOVERNADOR VAI ANUNCIAR NOVAS MUDANÇAS NA EQUIPE NOS PRÓXIMOS DIAS, AMPLIANDO A REFORMA QUE ESTÁ FAZENDO - Que ninguém se engane! Embora a calma aparente, continua fervilhando internamente as questões políticas no Palácio Rio Madeira/CPA. O governador Marcos Rocha havia decidido fazer novas trocas do primeiro escalão, mas o projeto foi atrasado em função da situação vivida em Tel Aviv, que atrasou seu retorno. Já há pelo menos dois nomes do primeiro escalão que podem ser exonerados nos próximos dias. O anúncio pode demorar ainda alguns dias, mas a decisão já está tomada.  As novas trocas têm a ver com a reta final do governo e a chegada do novo chefe da Casa Civil, que está tendo muito poder, com o aval do seu chefe, o governador do Estado.

Claro que não há qualquer informação oficial sobre o assunto, como não houve quando das primeiras trocas já realizadas. O que se ouve nos bastidores é que Rocha pretende, com a reforma que está realizando, montar um time forte e unido para os últimos dez meses de governo, caso decida sair do cargo para disputar o Senado ou, em caso contrário, acompanhá-lo até o último dia deste segundo mandato. Alguns nomes cogitados para fazerem parte do governo são conhecidos do público, mas outros não o são. Em breve, haverá novidades sobre o tema.

Sobre o relacionamento com seu vice Sérgio Gonçalves, não se sabe se o Governador vai se reunir com ele (“olho no olho”, expressão que usou na entrevista à SICTV, nesta semana) e nem quando isso vai acontecer. O que se sabe é que senão todos, ao menos a imensa maioria dos assessores indicados pelo ex-secretário da Casa Civil, Júnior Gonçalves ou foram ou serão exonerados. Se o que se ouve nos bastidores se concretizar, já na semana que vem novas mudanças serão confirmadas. Esperemos, pois!

COM DIPLOMA DO TRE NA MÃO, RAFAEL FERA NÃO TEM A MÍNIMA IDEIA QUANDO ASSUME SUA CADEIRA NA CÂMARA FEDERAL - Há ainda um longo (penoso também?) caminho até que o deputado diplomado Rafael Fera assuma sua cadeira como deputado federal por Rondônia. Com o diploma a mão desde a segunda semana de junho, Fera aguarda, certamente angustiado, o chamado da Mesa Diretora da Câmara, para que ele possa sentar na cadeira ainda ocupada por Eurípedes Lebrão.  Mesmo tendo perdido seu mandato injustamente, por regras mudadas durante o jogo, Lebrão continua deputado. E o é graças a vários recursos que tem interposto nas alas cortes, tanto da Justiça Eleitoral quando no STF.

Fera também é alvo de ações contra ele. A principal tramita no TSE, onde seus adversários pedem que a anulação da cassação do seu mandato pela Câmara Municipal de Ariquemes, seja considerada ilegal e....anulada! Enquanto não for decidido pelos tribunais superiores o  último dos últimos recursos da confusa situação, nem Lebrão e nem os demais seis parlamentares que perderam seus mandatos pela decisão do STF, deixarão a Câmara Federal.

É uma situação inusitada, dessas que só são comuns na legislação eleitoral, onde cassados não são cassados; onde diplomados nos tribunais regionais ficam ainda muito distantes dos seus mandatos. É o Brasil, enfim, em que as leis mudam toda a eleição e, na Justiça comum, elas têm sido aplicadas dependendo da cara do freguês, principalmente nos tribunais superiores.

GOVERNO, ASSEMBLEIA E JUDICIÁRIO UNEM FORÇAS EM BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA AS FAMÍLIAS AMEAÇADAS DE PERDER TUDO - Tanto o Governo do Estado quanto a Assembleia Legislativa, vão ingressar com ações na Justiça, pedindo a revogação dos decretos de  criação das áreas de reserva em Rondônia, feitos no governo Confúcio Moura, por uma série de ilegalidades constatadas na CPI das Reservas, promovida pelo parlamento estadual. Esta foi uma das mais importantes decisões tomadas em mais uma reunião no Palácio Rio Madeira/CPA, desta vez com o comando do pessoal do governador Marcos Rocha; com a presença do presidente da Assembleia e da CPI, deputado Alex Redano; de outros deputados; de secretários estaduais e lideranças da área Soldado da Borracha, uma das que têm sido ameaçadas pela fiscalização, onde todos podem perder tudo o que construíram numa vida inteira de trabalho.  

Redano, depois do encontro, gravou um vídeo resumindo os avanços registrados na luta para que tantas famílias não sejam defenestradas de suas áreas e não continuem sendo tratadas como criminosas. Ele agradeceu ao Governador pelas medidas determinadas e também ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raduan Miguel, que colocou à disposição o Núcleo de Conciliações do TJ, na tentativa de conciliar as partes e encontrar uma solução negociada. Para esta finalidade, informou Redano, já teriam sido convocados onze juízes substitutos.

A ordem do governador Marcos Rocha à sua equipe foi clara: quer solução imediata para o problema. Deu ordens à Procuradoria do Estado para buscar alternativas legais e determinou que a Secretaria de Meio Ambiente não retire mais o gado das áreas conflagradas, mas apenas impeça que novas cabeças cheguem a estes locais. O esforço conjunto dos Poderes, pode, enfim, encontrar uma saída para que, por exemplo, as equipes do ICMBio não retirem o gado e nem destruam propriedades, como estão fazendo no Acre.

TRIBUNAL DE CONTAS DETERMINA E PREFEITO CANCELA CONTRATO IRREGULAR DE MAIS DE 35 MILHÕES DE REAIS - Uma contratação milionária, para um pacote de serviços que certamente seria importante para a cidade, mas que foi feita de forma errada, obrigou o prefeito Léo Moraes a voltar atrás e cancelar um contrato feito através de um consórcio mineiro, onde a Prefeitura aproveitaria para fazer o negócio. Alertado pelo Tribunal de Contas, que reconheceu haver várias irregularidades na contratação, com investimentos que bateriam nos 35 milhões de reais, Léo Moraes cumpriu as orientações legais e cancelou todo o procedimento.

A decisão do TCE, assinada pelo conselheiro Paulo Curi Neto, alertava que deveria ser proibida a realização do contrato ou de qualquer pagamento:  “é proibido à gestão do prefeito Léo Moraes de emitir Ordem de Serviço ou pagamento dos empenhos à empresa Plator Engenharia e Meio Ambiente Ltda, em razão das graves irregularidades constatadas no contrato assinado” após carona a Ata de Registro de Preço do consórcio mineiro.

Certamente está sendo levantada, pelo governo municipal, a série de erros, alguns primários, ocorridos no contrato que estava prestes a ser assinado. Mesmo com o comando de secretários e com uma equipe técnica considerada dedicada e competente, as irregularidades deixaram transparecer como se fosse um assunto conduzido por amadores. Tão logo tomou conhecimento da decisão do Tribunal de Contas, Léo Moraes  cancelou todos os procedimentos. Não se sabe agora como será feito o novo processo para as importantes obras que seriam executadas.

UMA OBRA HISTÓRICA: MAIS DE 330 MILHÕES JÁ FORAM INVESTIDOS NOS PRIMEIROS 84 QUILÔMETROS DA RODOVIA DO BOI - Há uma obra em Rondônia de tal grandeza, que significará, quando totalmente pronta, uma nova ligação do sul do Estado com a região de Parecis e até Parecis, na Zona da Mata. Paralela à BR 364, a RO 370 (conhecida como Rodovia do Boi), já tem quase a metade do seu trecho total pronto. Mais de 330 milhões de reais já foram investidos, incluindo obras, pontes, acostamentos, asfalto, no trecho de 84 quilômetros, com o último trecho desta fase pronto para ser concluído.  A Rodovia do Boi, obra esperada há décadas pela população de toda a região, por sua importância para o transporte da produção de grãos daquela região, teve suas principais obras iniciadas em 2022 e hoje grande parte da Rodovia está asfaltada e em perfeitas condições de tráfego.

O governador Marcos Rocha visitou trechos da obra, recentemente. Ele testemunhou pessoalmente os avanços da pavimentação da também chamada, TransRondônia, a famosa RO 370 ou Rodovia do Boi, como a chama a maioria dos seus morares em sua extensão. A obra, esperada há décadas pelos moradores da região, está entrando em sua etapa final, com a conclusão do Lote 5, entre Corumbiara e o Trevo da Pedra, no Cone Sul do estado.

Segundo o coronel Eder Fernandes, destaca a importância da obra e o pesado investimento feito pelo Estado. A Estrada do Boi, que no total tem cerca de 192 quilômetros, faz parte do pacote de obras para o ano que vem. O projeto para pelo menos mais 20 quilômetros, o que totalizaria cerca de 104 quilômetros asfaltados, no atual governo, já está concluído e o valor do novo trecho deve ser incluído no orçamento do ano que vem. É uma obra histórica para os moradores do Cone Sul até a Zona da Mata, priorizada no governo Marcos Rocha, afirma Eder.

NO PAÍS DOS IMPOSTOS, JÁ ARRECADAMOS QUASE 2 TRILHÕES DE REAIS EM APENAS 177 DIAS DESTE ANO - Este é um país definitivamente muito rico, embora com péssimos governos e um abismo social que, ao que parece, nunca vai diminuir. Só em impostos, até o meio da tarde desta quinta-feira, já haviam sido arrecadados quase 2 trilhões de reais em todos os tipos de tributos, das dezenas e dezenas que pagamos. Por volta das quatro e meia da tarde, a arrecadação em todo o Brasil estava chegando a 1 trilhão e 927 bilhões. Apenas nos primeiros cinco meses do ano, a arrecadação tinha superado os 1 trilhão e 200 bilhões. Ou seja, nos primeiros 26 dias deste junho, entraram mais 727 bilhões nos cofres da União, dos Estados e dos Municípios: nada menos do que 27 milhões e 961 mil reais por dia; 1 milhão e 165 mil reais por hora; 19.417 reais a cada minuto.

Até 30 de maio, desde o primeiro da do amo, o total de impostos arrecadados em Rondônia bateram nos 7 bilhões 151 milhões 987 mil e 301 reais. Até por volta das 17 horas desta quinta, o valor total arrecadado em 177 dias do ano, já tinha chegado a 8 bilhões 296 milhões 233 mil reais. Isso representa um valor aproximado de 46 milhões e 872 mil por dia, arrecadados para os cofres públicos; 1 milhão 952 mil reais por hora e 32 mil 550 mil reais a cada minuto.

É dinheiro demais, não é? A maior parte dele vem da produção e da classe média, que cada vez mais sustentam os milhões que vivem de Bolsa Famílias e outros benefícios. Não fosse a obesidade mórbida dos governos de todos os níveis; do Congresso caríssimo; dos supersalários no Judiciário e no Ministério Público, só como alguns exemplos, assim como tantas mordomias para parte de cima da  pirâmide social, na sociedade brasileira, certamente estaríamos em outro patamar. Mas, é claro, isso jamais vai acontecer. Pelo contrário, vamos continuar sendo cada vez mais pagadores de impostos e cada vez menos termos os benefícios que todos deveriam ter.

TREMOR EM OURO PRETO ASSUSTOU, MAS PEQUENOS ABALOS NÃO SÃO INCOMUNS EM RONDÔNIA - Não é incomum porto-velhenses, que moram principalmente em prédios altos, sentirem algum tremor, quando ocorre um terremoto mais forte na região dos Andes e em países vizinhos, como o Peru. Geralmente o que chega por aqui são pequenas ondas, sem nunca causar danos. Por isso, o rápido, mas perigoso terremoto registrado em Ouro Preto do Oeste e outras cidades próximas, no último domingo, assustou a todos. Até porque, pela primeira vez, se registrou um abalo sísmico (embora de menor porte, com 3,5 na escala Richter, que vai até nove) com epicentro em Rondônia, ou seja, na própria Ouro Preto.

O terremoto, seguido de um estrondo que se ouviu a quilômetros de distância, foi registrado pela Rede Sismográfica Brasileira e não teve tremores secundários e nem deixou qualquer dano, ao menos que houvesse sido registrado. Câmeras de segurança em Ji-Paraná, distante menos de 40 quilômetros, registraram o rápido abalo, assim como ele foi sentido em Jaru, Vale do Paraíso e Teixeirópolis.

O tremor pode ter sido causado por pequenas falhas que existem na placa tectônica sul americana, que eventualmeente pode causart pequenos tremores. Já houve em Rondônia, contudo, um terremoto de 4,9 graus, mas não com o epicentro naquela região. Tremores eventualmente atingem também regiões do Acre. Este, de Ouro Preto, felizmente, não causou danos ou vítimas. Mas assustou!

PERGUNTINHA - Você ainda acredita que, se o Brasil tiver alguma solução para se tornar um país decente, ela vai passar  pelo Congresso, depois de mais uma votação ridícula, aumentando o número de deputados de 513 para 531, com toda a gastança que isso significa para um Brasil de pobres e milhões de famintos?


Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.




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Kawasaki Versys 1100 2026 chega oficialmente às lojas do Brasil

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Kawasaki revelou oficialmente a nova Versys 1100 2026 durante o Festival Interlagos Motos 2025, evento que se tornou referência no lançamento de motos no Brasil. A marca japonesa apresentou duas versões: a Standard e a SE Grand Tourer, ambas voltadas para o público que busca desempenho e conforto em viagens de longa distância.

Kawasaki Versys 1100 2026 - DivulgaçãoKawasaki Versys 1100 2026 - Divulgação

A principal mudança está no motor. O novo propulsor de quatro cilindros em linha teve sua cilindrada aumentada para 1.099 cm³, substituindo o motor de 1.043 cm³ utilizado na versão anterior. Com essa atualização, a Versys 1100 2026 entrega agora 135 cv a 9.000 rpm e 11,4 kgf.m de torque a 7.600 rpm. O ganho de potência, segundo a fabricante, é de 14%, com melhoria também na faixa de torque — ideal para estradas.

Além do motor renovado, o modelo recebeu melhorias significativas no pacote eletrônico, incluindo controle de tração, modos de pilotagem, quick shifter bidirecional, ABS com atuação em curvas e conectividade com o aplicativo Rideology, que permite o ajuste de configurações diretamente pelo smartphone.

Kawasaki Versys 1100 2026 - DivulgaçãoKawasaki Versys 1100 2026 - Divulgação

Apesar de todas as mudanças mecânicas e tecnológicas, o visual permanece praticamente o mesmo da versão anterior, com algumas alterações nos grafismos. A estratégia da Kawasaki parece ter sido preservar a identidade visual já consolidada da linha Versys 1000, focando seus esforços em desempenho e usabilidade.

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O que mudou no motor da Versys 1100 2026?

A Versys 1100 2026 passa a contar com um motor de maior cilindrada e respostas mais progressivas, especialmente em médias rotações, que são mais utilizadas em viagens. A Kawasaki redesenhou componentes internos como o cabeçote, os comandos de válvula e o sistema de injeção. Também houve alterações no sistema de refrigeração e na ECU, visando melhorar a eficiência térmica e o consumo de combustível.

Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026 - DivulgaçãoKawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026 - Divulgação

O resultado é um conjunto mais suave e com entrega de potência otimizada. O comportamento da moto em retomadas e acelerações foi aprimorado, oferecendo ao piloto uma experiência mais previsível e segura, mesmo em situações de carga total com bagagens e garupa.

Quais tecnologias estão presentes na nova Versys 1100 2026?

O pacote eletrônico da Versys 1100 2026 é um dos pontos de destaque. A moto oferece sistemas como KTRC (controle de tração), KCMF (gerenciamento dinâmico em curvas), KIBS (freios ABS inteligentes), KQS (quick shifter bidirecional) e controle de cruzeiro. A versão SE Grand Tourer ainda inclui a suspensão eletrônica KECS com tecnologia Skyhook, fornecida pela Showa, que ajusta o amortecimento automaticamente de acordo com as condições do asfalto.

Kawasaki Versys 1100 2026 - detalhe do painel - DivulgaçãoKawasaki Versys 1100 2026 - detalhe do painel - Divulgação

Outro atrativo é o painel TFT colorido na versão GT, que traz melhor visualização das informações e conectividade ampliada. O aplicativo Rideology permite configurar parâmetros da moto, visualizar diagnósticos e até planejar rotas de viagem, tudo integrado ao smartphone.

O que diferencia a versão SE Grand Tourer da standard?

A Versys 1100 2026 SE Grand Tourer oferece mais recursos voltados ao conforto e à praticidade. Além da suspensão eletrônica, a versão vem equipada com manoplas aquecidas, iluminação adaptativa em curvas com LEDs, pintura com tecnologia de autorreparo e um conjunto completo de malas: duas laterais de 28 litros e top case de 47 litros.

Enquanto a versão standard conta com painel LCD e suspensão convencional, a GT aposta em itens de maior sofisticação para o motociclista que encara longas distâncias com frequência.

Kawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026 - DivulgaçãoKawasaki Versys 1100 SE Grand Tourer 2026 - Divulgação

Como é a ciclística e o conjunto mecânico da nova Versys?

O chassi da Versys 1100 2026 é do tipo viga dupla em alumínio, utilizando o motor como elemento estrutural, o que ajuda a reduzir o peso e aumentar a rigidez. A suspensão dianteira é invertida com tubos de 43 mm, e a traseira conta com sistema Horizontal Back-link, ambos ajustáveis.

Kawasaki Versys 1100 2026 - detalhe do para-brisa - DivulgaçãoKawasaki Versys 1100 2026 - detalhe dos para-brisas dos modelos - Divulgação

As rodas são de 17 polegadas, com pneus 120/70-R17 na frente e 180/60-R17 atrás. Os freios dianteiros têm discos de 310 mm, enquanto o traseiro é de 260 mm, todos assistidos pelo sistema ABS inteligente, que adapta sua atuação conforme o tipo de frenagem e o uso da moto.

Qual é o preço da Versys 1100 2026 no Brasil?

A Versys 1100 2026 já está disponível nas concessionárias Kawasaki em todo o país. Os preços públicos sugeridos são os seguintes:

  • Versys 1100 Standard: R$ 78.890,00 (com frete incluso)
  • Versys 1100 SE Grand Tourer: R$ 100.990,00 (com frete incluso)

Ambas as versões vêm com três anos de garantia e revisões com preço fixo, segundo a marca.

Fonte: Tudo de Moto.com.br

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quarta-feira, 25 de junho de 2025

816. Point do Motociclista

 816. Point do Motociclista

Avenida Nações Unidas com Rua Salgado Filho

Espaço do Motociclista

21.06.2025

Porto Velho - Rondônia




Realizado mais um festivo Point do Motociclista, porém desta vez o nosso Point foi palco do 5º Aniversário do Esquadrão Quadrangular/Motoclube, desejando muitas felicidades e muitas viagens. Muitos Amigos motociclistas participaram deste nosso encontro, o Point é referência no motociclismo do nosso Estado. Registramos a presença do Ronald, o galego que fez uma viagem maravilhosa pelo Nordeste e Centro Oeste com a sua moto. Valeu...! Veja as fotos registradas pelos Amigos que lá compareceram.













































































































Brabu, Guardião do Point do Motociclista