sábado, 21 de novembro de 2020

ATENÇÃO MOTOCICLISTAS - Pneus Novos em Motos


Todo motociclista já deve ter ouvido falar em “CERA” nos pneus novos.

No ato da fabricação (vulcanização) é colocado um produto que contém silicone em sua fórmula, este produto serve para que os pneus se desprendam de seu molde. Esta cera tem levado diversos motociclistas desavisados ao chão, então resolvi fazer uma pesquisa de como proceder para retirar a “cera” do pneu. Li diversas dicas, como lavar o pneu com água e sabão e um bom esfregão, passar acetona, lixar o pneu e alguns vídeos dizendo que basta você fazer alguns “oitinhos” que a “cera” é eliminada do pneu.

Bem, ainda não fiquei satisfeito, resolvi entrar em contato com o fabricante de pneus que tinha acabado de adquirir, segue abaixo a carta resposta do fabricante.

“Informamos que durante os primeiros 100 quilômetros com pneus novos, é recomendado ao motociclista que pilote de forma contida e com maior atenção.

Faz-se necessário que o ângulo de inclinação em curvas seja aumentado gradualmente durante este período para que haja a remoção da cera utilizada para garantir a retirada do pneu do seu molde de fabricação.

Durante este período, o motociclista deve evitar ao máximo manobras bruscas, inclinações agressivas e paradas repentinas, para não correr riscos de perda de aderência e, consequentemente, ocasionar uma queda.

Após 100 quilômetros, em média, o pneu estará livre desta cera e poderá ser utilizado sem maiores preocupações.

 Atenciosamente, 

Pirelli.


COMENTÁRIO DO BLOG: Bom de qualquer modo o assunto em tela, tem base para ser verdade. O presente texto foi copiado das redes sociais, não foi diretamente da empresa que fabrica os pneus, porém existe relatos de amigos motociclistas que sofreram alguns acidentes por ocasião da troca dos pneus. Então, não custa nada ter todos os cuidados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário