Em meio a um processo de reestruturação iniciado no começo deste ano, o fechamento da operação na Índia e o encerramento das atividades de distribuidor no Paraguai deixaram o mercado e os consumidores ansiosos quanto a uma eventual saída da Harley-Davidson do país.
Em junho deste ano começaram a aparecer rumores na internet, dando conta de que a Harley-Davidson estava com a intenção de descontinuar a linha Sportster – e como onde há fumaça, geralmente há fogo, em julho veio a confirmação da notícia, informando que, em 2021, a família deixa de existir no Brasil – e a Fat Bob passa a ser o modelo mais barato vendido no país, por R$ 82.900. Pouco tempo depois, Waldyr Ferreira deixou a liderança da empresa, a qual foi assumida por John Klein.
A decisão é fruto do programa Rewire, instituído pelo novo CEO da companhia, Jochen Zeitz, anunciado junto aos resultados operacionais do primeiro trimestre deste ano e que visa reduzir a complexidade, deixar a empresa mais focada e aumentar a rapidez nas tomadas de decisões, usando as palavras do próprio Zeitz em sua apresentação.
Com vendas em quedas em vários mercados globais (o único onde o saldo ainda é positivo é na Ásia/Pacífico), e afetada pela pandemia, a Harley-Davidson assustou muita gente quando, depois de anunciar a suspensão de projetos como os da Bronx e Pan-America, decretou o fim das operações da marca na Índia no final de setembro.
Mas foi a decisão de encerrar as atividades do distribuidor paraguaio que fez acender o sinal de alerta aqui no Brasil. Em sua página no Facebook, há uma mensagem de esclarecimento aos consumidores do Paraguai sobre a decisão e a informação de que a Harley-Davidson pretende encerrar as operações em 50 países.
Procurada, a assessoria de imprensa da Harley-Davidson do Brasil afirmou que “conforme anunciado no The Rewire, estamos concentrando (não encerrando) as atividades em cerca de 50 mercados principalmente na América do Norte, Europa e partes da Ásia-Pacífico”, e complementa dizendo que “a Harley-Davidson não está passando por uma crise, mas sim por um processo de reestruturação global”, acrescentando que no quarto trimestre um novo plano será apresentado, batizado de “The Hardwire”.
A nota ainda afirma: “os mercados da América Latina que a Harley-Davidson estrategicamente decidiu sair já foram comunicados. Consequentemente, boatos sobre o Brasil não têm fundamento”.
O comunicado da empresa no Brasil se encerra, apontando características do plano Rewire:
“Os principais elementos do The Rewire e o progresso feito incluem:
• Foco em produtos e iniciativas que agregam valor – menos promoções e atividades de desconto
O The Rewire está redefinindo nossa missão, reduzindo a complexidade, aprimorando nosso foco e aumentando a velocidade e servirá como uma base sólida para nosso novo plano estratégico de 5 anos, denominado “The Hardwire“.
E aí, o que você achou?
Fonte: CT Editora - MotoAdventure.com.br
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