sábado, 24 de outubro de 2020

Harley-Davidson desmente boatos e garante: vai continuar no Brasil

 

harley-davidson-crise-moto-adventure
The Harley-Davidson Inc. logo is seen on the fuel tank of a motorcycle on display at the Oakland Harley-Davidson dealership in Oakland, California, U.S., on Friday, April 14, 2017. Harley-Davidson Inc. is scheduled to release earnings figures on April 18. Photographer: David Paul Morris/Bloomberg

Em meio a um processo de reestruturação iniciado no começo deste ano, o fechamento da operação na Índia e o encerramento das atividades de distribuidor no Paraguai deixaram o mercado e os consumidores ansiosos quanto a uma eventual saída da Harley-Davidson do país.

Em junho deste ano começaram a aparecer rumores na internet, dando conta de que a Harley-Davidson estava com a intenção de descontinuar a linha Sportster – e como onde há fumaça, geralmente há fogo, em julho veio a confirmação da notícia, informando que, em 2021, a família deixa de existir no Brasil – e a Fat Bob passa a ser o modelo mais barato vendido no país, por R$ 82.900. Pouco tempo depois, Waldyr Ferreira deixou a liderança da empresa, a qual foi assumida por John Klein.

Harley-Davidson-desmente-boatos-e-garante-vai-continuar-no-Brasil

A decisão é fruto do programa Rewire, instituído pelo novo CEO da companhia, Jochen Zeitz, anunciado junto aos resultados operacionais do primeiro trimestre deste ano e que visa reduzir a complexidade, deixar a empresa mais focada e aumentar a rapidez nas tomadas de decisões, usando as palavras do próprio Zeitz em sua apresentação.

Com vendas em quedas em vários mercados globais (o único onde o saldo ainda é positivo é na Ásia/Pacífico), e afetada pela pandemia, a Harley-Davidson assustou muita gente quando, depois de anunciar a suspensão de projetos como os da Bronx e Pan-America, decretou o fim das operações da marca na Índia no final de setembro.

Harley-Davidson-desmente-boatos-e-garante-vai-continuar-no-Brasil

Mas foi a decisão de encerrar as atividades do distribuidor paraguaio que fez acender o sinal de alerta aqui no Brasil. Em sua página no Facebook, há uma mensagem de esclarecimento aos consumidores do Paraguai sobre a decisão e a informação de que a Harley-Davidson pretende encerrar as operações em 50 países.

Harley-Davidson-desmente-boatos-e-garante-vai-continuar-no-Brasil

Procurada, a assessoria de imprensa da Harley-Davidson do Brasil afirmou que “conforme anunciado no The Rewire, estamos concentrando (não encerrando) as atividades em cerca de 50 mercados principalmente na América do Norte, Europa e partes da Ásia-Pacífico”, e complementa dizendo que “a Harley-Davidson não está passando por uma crise, mas sim por um processo de reestruturação global”, acrescentando que no quarto trimestre um novo plano será apresentado, batizado de “The Hardwire”.

A nota ainda afirma: “os mercados da América Latina que a Harley-Davidson estrategicamente decidiu sair já foram comunicados. Consequentemente, boatos sobre o Brasil não têm fundamento”.

O comunicado da empresa no Brasil se encerra, apontando características do plano Rewire:

“Os principais elementos do The Rewire e o progresso feito incluem:

NOVO MODELO OPERACIONAL; REDUÇÃO DA COMPLEXIDADE E AUMENTO DA VELOCIDADE
• Eliminadas duplicações, ineficiências e complexidade em TODAS as áreas e funções
• Modelo operacional alinhado, estrutura de custos à realidade atual dos negócios

LINHA DE MOTOCICLETAS REFINADAS E LANÇAMENTOS DE PRODUTOS DE ALTO IMPACTO
• Modelos de motocicletas simplificados em cerca de 30%
• Investimento equilibrado nas categorias mais fortes atualmente com expansão para novos segmentos de alto potencial

CRESCIMENTO ATRAVÉS DE PEÇAS E ACESSÓRIOS E MERCADORIAS GERAIS
• Alinhando Peças & Acessórios e General Merchandise com a estratégia de motocicletas
• Redução de SKUs

REINICIALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS GLOBAIS E FOCO EM MERCADOS DE ALTA PRIORIDADE
• Concentrando-se em cerca de 50 mercados principalmente na América do Norte, Europa e partes da Ásia-Pacífico
• Recursos transferidos para mercados para agilidade, máximo impacto

PROTEÇÃO DO VALOR
• Nova abordagem de fornecimento e gerenciamento de estoque com o objetivo de aumentar o valor e a conveniência da Harley-Davidson

• Foco em produtos e iniciativas que agregam valor – menos promoções e atividades de desconto

The Rewire está redefinindo nossa missão, reduzindo a complexidade, aprimorando nosso foco e aumentando a velocidade e servirá como uma base sólida para nosso novo plano estratégico de 5 anos, denominado “The Hardwire“.

THE HARDWIRE – PLANO ESTRATÉGICO DE 2021-2025 DA HARLEY-DAVIDSON
• Novo plano estratégico de 5 anos terá como base o The Rewire
• Foco: Harley-Davidson como a marca de motocicletas mais desejável do mundo
• Esperamos compartilhar mais detalhes no quarto trimestre”.

E aí, o que você achou?

Fonte: CT Editora - MotoAdventure.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário