

O Simca foi um dos mais icônicos carros já lançados no Brasil e o nosso primeiro carro de luxo. Ele foi eleito como o carro mais bonito da época. Seu motor V8 batizado pela Simca de ”Aquilon”, tinha 2.3 litros e 88 cv. Problemas de superaquecimento, embreagem fraca e falta de torque sempre acompanharam o carro. O controle de qualidade era muito ruim e só seria melhorado com a compra pela Chrysler em 1967.
Lançamento da linha Simca, em 1960, na foto abaixo.

Em 1961 é lançado o Simca Presidence, modelo de luxo com estepe na traseira, calotas raiadas e acabamento superior. Podia ter um vidro separando o motorista dos passageiros no banco traseiro e até um frigobar e uma TV.

Também é lançado em 1961, o Simca Alvorada, um modelo mais simples. Em meados de 1962 é lançada a versão esportiva, Rallye, com motor um pouco maior e 100 cv.

Abaixo, alguns dos anúncios publicados em revistas da época.


Em 1963 chega a Simca Jangada, uma Station Wagon de luxo baseada na Simca Marly 1958. E veio ainda o Tufão, com teto mais alto e linhas mais retas, com um motor V-8 mais potente.


Um fato que nada tinha a ver com o mundo automobilístico acabou marcando ainda mais o Simca Chambord no Brasil: esse carro foi, ao lado do patrulheiro da Polícia Rodoviária Inspetor Carlos e seu cão Lobo, “protagonista” da famosa série brasileira de televisão “O VIGILANTE RODOVIÁRIO” (exibido pela TV TUPI no início dos anos 60).

Para finalizar, o carro nacional foi um dos poucos a ter um rock em sua homenagem, pelo grupo “Camisa de Vênus”:
REPORT THIS AD
Fonte: www.otrecocerto.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário