UMA VITÓRIA DE CASSOL NA LUTA CONTRA O CÂNCER
Já fazia muito tempo que o ex governador e hoje senador Ivo Cassol não tinha nada a comemorar. Condenado num julgamento em que ficou provado que ele não desviou um só centavo de dinheiro público (está escrito na sentença condenatória), Cassol teve praticamente interrompida uma carreira política, até então recheada de sucessos eleitorais. Enquanto ainda busca os últimos recursos dessa condenação exagerada e, repita-se, injusta, Cassol conseguiu liderar, no país, uma luta em defesa dos doentes de câncer. Ele iniciou a batalha, que começou no Senado e se espalhou, incluindo-se aí a Câmara Federal, para que o uso da fosfoetanoamina sintética pudesse ser usada em pacientes com estágio avançado da doença, mesmo antes de ter a permissão da Angevisa. Aliás, a Angevisa também tem que cumprir um ritual burocrático dos infernos, até liberar algum medicamento. E os doentes de câncer não têm mais nada, principalmente tempo. O assunto foi para a discussão no Congresso e foi aprovado na Câmara Federal, permitindo o uso do medicamento, que em alguns casos têm tido surpreendente resultados positivos.
Depoimentos de doentes que já tinham até metástase teriam tipo uma melhora impressionante. Casos de curas definitivas e inexplicáveis não são raros entre os doentes, que tiveram acesso a esse novo medicamento. Cassol tem seu jeito, como cada um é diferente do outro. Mas sempre foi sensível às coisas que envolvem a vida das pessoas. Sua campanha a favor dos doentes de câncer, só ela, já valeria sua entrada na vida pública. Há quem ache que o mais importante é seguir regras e leis burocráticas. Podem estar até certos. Mas não deixam se ser injustos. Cassol pode ter mil defeitos. Mas não mereceria a condenação que sofreu. E merece o reconhecimento por sua ação, nesse caso da luta pelo câncer.
APOIO DE MOSQUINI - Para se fazer justiça, é importante dizer que outros membros da bancada federal de Rondônia também apoiaram o projeto. Entre eles, Lúcio Mosquini, um dos mais atuantes parlamentares de Rondônia na Câmara Federal. "Por ser considerada uma substância de relevância pública, a produção da fosfoetanoamina sintética,sua distribuição, prescrição e uso poderão ocorrer mesmo sem registro sanitário", explicou Mosquini. Ele está junto, na batalha para tentar ajudar, de todas as formas possíveis, a amenizar o sofrimento de milhares de rondonienses e brasileiros de todas as regiões que enfrentam essa terrível doença.
GUERRA EM CANDEIAS - A renúncia do prefeito Francisco Careca Soares, de Candeias, foi apenas o triste fim para uma série de confusões em que se meteu a política do município, nos últimos dois anos. Desde a renúncia do prefeito Dinho para disputar uma cadeira à Assembleia (fez uma votação pífia), que a situação se tornou uma verdadeira bagunça, numa guerra sem fim entre o então vice e depois titular, Careca e a Câmara de Vereadores. O episódio em que a mulher do prefeito e então secretária de saúde inventou um sequestro, acabou de colocar uma pá de cal no governo da cidade. Assumiu interinamente o comando da cidade o presidente da Câmara, Silva Júnior.
AÉLCIO E LULA - Nos próximos dias, se saberá qual a opinião do porto velhense sobre tudo o que está envolvendo o ex presidente Lula e a Operação Lava Janto. Uma equipe do deputado estadual Aélcio da TV está realizando uma pesquisa, que deve terminar nesta quinta. Ouvindo a população sobre vários assuntos, Aélcio realiza pesquisas (daquelas informais, mas usando sistema das pesquisas oficiais, cientificamente preparadas), que orientam seu mandato, mas têm sido de grande utilidade para outros políticos. O caso Lula é o grande assunto do momento e, no final de semana, já saberemos se o povo da Capital está a favor ou contra o ex Presidente...
FESTA NO ARAÇÁ - Aniversário do presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, foi comemorado com grande participação de parlamentares., funcionários e amigos dele, no restaurante Araçá, nesta quarta. O aniversário é nesta quinta, dia 10, mas a surpresa ao deputado foi realizada um dia antes. Maurão foi homenageado com discursos, presentes e muita emoção, principalmente quando sua filha o homenageou, falando em público. Foi festa de um líder político que está se consolidando no Estado. O nome de Maurão deve estar na urna eletrônica, na disputa pelo Governo do Estado, em 2018.
GENERAIS PREOCUPADOS - O bem informado colunista político Ricardo Noblat publicou em seu Blog, um dos mais lidos do país: “Os generais estão temerosos com a conjugação das crises política e econômica e com o que possa derivar disso. Cobram insistentemente aos seus interlocutores do meio civil para que encontrem uma saída. Não sugerem a solução A, B ou C. Respeitada a Constituição, apoiarão qualquer uma – do entendimento em torno de Dilma ao impeachment ou à realização de novas eleições. Mas pedem pressa. Por inviável, mas também por convicções democráticas, descartam intenções golpistas. Só não querem se ver convocados a intervir em nome da Garantia da Lei e da Ordem como previsto na Constituição!”.
PERGUNTINHA - Será que vai haver confronto Brasil afora entre petistas e antipetistas, nas manifestações marcadas para o próximo domingo?
Fonte: Sérgio Pires / Jornalista - Porto Velho-RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário