Ações de prevenção e combate ao câncer do colo do útero e de pulmão podem reduzir a incidência deles em 9,4% e 7,2% ao ano, respectivamente. É o que aponta um levantamento divulgado ontem pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Rio, quando foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer.
O maior percentual de redução do câncer do colo do útero foi detectado em Curitiba. Na cidade, a queda na taxa de mortalidade por causa da doença é de 7,9% ao ano. A detecção precoce do câncer é feita com o exame do Papanicolau.
Já o maior percentual de redução de câncer de pulmão em homens foi detectado em São Paulo. A diminuição na taxa de mortalidade na capital paulista é de 2,2% ao ano. A doença tem como principal causa o fumo. O levantamento foi feito em 11 municípios e considerou períodos diferentes de, no mínimo oito anos, em cada um deles. As informações vão de 1988 a 2006.
"Os tipos de câncer elencados na pesquisa têm como principal causa o estilo de vida dos pacientes e a prevenção e rapidez no diagnóstico são fundamentais", disse Marceli Santos, da divisão de vigilância em câncer do Inca.
Ela afirmou que, com o documento em mãos, os gestores de saúde poderão planejar as ações e até mesmo inverter lógicas de atendimento. "Pacientes com outros tipos de câncer poderão ter prioridade", disse questões sócio-culturais que têm que ser levadas em consideração para um diagnóstico", disse.
Fonte: Revista Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário