quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


ASSIM DEVIAM SER AS CAMPANHAS NO NOSSO TRÂNSITO
 “Natal e Ano Novo: momentos de reflexão. O Clube do Coice alerta você, idiota, pé de cana, cachaceiro, que usa as festas de final de ano como pretexto para encher o rabo de cachaça e sair fazendo m... no trânsito, para que reflita. Se sua vida não vale porcaria alguma, pelo menos respeite a vida do seu semelhante. Mensagem carinhosa do Clube do Coice”. O texto, criativo e de um humor ácido, é de autoria de Beni Andrade,  um dos mais respeitados nomes da comunicação de Rondônia. Fazendo sucesso no programa Papo de Redação, junto a outros experientes jornalistas da Parecis FM e da TV Candelária/Record, Beni é o preferido do público, por sua forma dura de falar, sem usar meias palavras. Criou bordões como o de chamar de idiotas todos os que, não importa se autoridades ou não, fazem bobagem. Seus fãs criativos, inventaram que Beni é o patrono e presidente do Clube do Coice, uma instituição fictícia para dar o troco aos incompetentes, malandros e idiotas. Beni fala a linguagem que o povão fala e gosta de ouvir nos meios de comunicação, onde raramente aparece uma figura que tem coragem de falar as coisas com todas as letras, sem enrolar, sem querer agradar a quem quer que seja. 

Foi a partir da ideia do Clube do Coice, que Beni fez um comercial de prevenção aos acidentes de trânsito, falando a mais pura verdade, colocando os pingos nos is. Dizendo, com todas as letras, que os vagabundos que enchem a cara de bebida e ainda saem pelas ruas, dirigindo, devem ser chamados de cachaceiros, pé de cana e outros adjetivos assim. Já que as autoridades brasileiras tratam as questões do trânsito apenas como mote de campanhas políticas e criam leis que não punem ninguém, Beni falou por aqueles que não tem microfones ou câmeras para protestar. Grande Beni! Pobre Brasil!
 
MICHEL VEM
Ainda não se jogou a toalha, mas a presença da presidente Dilma Rousseff, para a inauguração do Palácio Rio Madeira, no próximo dia 21, é fato quase impossível, por sua agenda lotadíssima no final de ano. Mas Rondônia deve receber, para o evento, o vice-presidente Michel Temer. Ele já teria confirmado sua presença ao senador Valdir Raupp e ao governador Confúcio Moura. O secretário Lúcio Mosquini, que está praticamente “morando” na obra, corre agora contra o tempo para concluir o trabalho  e entregá-lo dentro do prazo.

AMADURECIMENTO
"Aquela Assembleia Legislativa antiga e desacreditada, quase sempre palco da execração pública, mudou significativamente, com o amadurecimento do conjunto dos deputados". Frase do presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho (PSD) ao fazer um balanço das ações do nosso parlamento em 2012. Hermínio, que sempre fala o que pensa e não tem papas na língua, destacou a ações do Poder Legislativo que, segundo sublinhou, tem cumprido seu papel de apoiar todas as iniciativas em benefício da população. É claro o esforço de Herminio e seus pares para mudar, para melhor, a imagem do parlamento.

SEM ESCOLHA
Por falar em Hermínio Coelho, ele se viu obrigado, na semana passada, a assinar um documento que jamais gostaria de ter assinado: o da demissão de pelo menos 200 servidores da Assembleia em cargos comissionados. Como político que veio do meio dos trabalhadores, certamente foi um momento muito difícil para o Presidente. Ele não teve, escolha, contudo. Para se adequar à rígida Lei de Responsabilidade Fiscal, a ALE teve que diminuir sua folha de pagamento. Se dependesse de Hermínio, não haveria uma só demissão.

OUTRA TENTATIVA
Mais uma vez, o TRE condenou do senador Ivo Cassol por supostos crimes eleitorais. Já houve várias tentativas de interromper a carreira política do ex-governador. Ele raramente ganha uma ação no tribunal rondoniense. Outra constatação é que, em instância superior, Cassol é sempre absolvido. Vamos ver dessa vez, se a mesma coisa se repete, quando o assunto que o envolve, junto com João Cahulla, Lindomar Garçon e outros líderes políticos, for julgado pelo TSE. Até agora, nos tribunais superiores, a goleada é pró Cassol.

INVASÃO CHINESA
A tragédia econômica se repete. No fim dos anos 90, mais de mil fábricas de calçados do Vale do Sinos, no RS, quebraram por causa da concorrência chinesa, que colocava produtos clonados com custo muito menor no mercado americano, que era o principal consumidor dos sapatos brasileiros. Agora o problema é na Bahia, onde 12 enormes fábricas da rede Vulcabras/Azaleia (maior do país), fecham suas portas por causa da concorrência desleal dos chineses. Quatro mil pessoas estão desempregadas.

NOVO COMANDO
Ainda da Assembleia, registre-se a troca de comando na área da comunicação. Deixa o posto o dedicado Carlinhos Neves, que coordenava a assessoria de imprensa e assume Paulo Ayres, outro nome entre os mais conhecidos do jornalismo rondoniense. Paulo já está há longo tempo na profissão, tem um texto de qualidade e é considerado um combativo e correto profissional. Ele dará continuidade ao trabalho de manter abertas as portas do parlamento também na comunicação.

PERGUNTINHA
Será que os mais de 10 mil servidores do ex-Território já receberão seus salários como funcionários da União já no mês de fevereiro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário