A Honda Biz recebeu grandes mudanças na versão 2025. Novo motor, novo design e mais praticidade. Além disso, a Biz 110i, versão de entrada da família que custava R$ 11.670, deixa de ser produzida.
Vamos conhecer as novidades, sendo a maior delas a ausência do pedal de freio. O fabricante optou pelo manete para acionamento do freio traseiro, que torna a pilotagem semelhante aos scooters. A Biz 125 chega em dois modelos, a 125 ES e a 125 EX.
A Biz 125 ES é a versão de entrada com preço sugerido (sem frete e seguro) de R$ 12.000. Ela usa o mesmo motor da EX, a top de linha, porém só pode ser abastecido com gasolina. A adoção de combustível único é uma estratégia da Honda para reduzir custos de produção, uma vez que o uso de bicombustível exige componentes eletrônicos e mecânicos que aumentariam o valor final do produto.
O novo motor de um cilindro, 123,9 cm³ de capacidade, atinge a potência de 9,53 cv (a 7.500 rpm) e 1,03 kgf.m de torque a 6.000 giros. Com diâmetro e curso de 50 x 63,12 mm tem a relação de compressão de 10:1.
Velocidade máxima
O sistema de freio é do tipo CBS com tambor de 130 mm na dianteira e traseira, a suspensão continua com as mesmas medidas (curso de 100 mm na dianteira e 86 mm na traseira) porém recebeu nova calibragem nos tubos do garfo.
Ao assumir o guidão o piloto conhecerá os atrativos da Biz 125 ES como o porta objetos, o carregador USB, do tipo C, e o painel digital traz indicador de marcha engatada, relógio e também informa o consumo instantâneo.
Top de linha
A versão top de linha da nova Biz veio recheada de atributos para justificar seu preço sugerido de R$ 14.970,00. Ao assumir o guidão piloto recebe as informações pelo painel, do tipo blackout, com indicador de marcha, relógio e consumo instantâneo. O carregador UBS-C e o novo porta objetos completam o cockpit do modelo.
Seu motor é o mesmo da Biz ES, porém pode ser abastecido com gasolina e etanol e tem os mesmos números de desempenho, não importa o tipo de combustível.
A nova Biz 125 EX traz novas rodas de liga e calçadas com pneus Michelin Street 2 com pneu mais largo na dianteira - 70/90 17 e 80/100 -14 na traseira (do tipo sem câmara), uma grande novidade na categoria.
O freio a disco na dianteira tem 220 mm de diâmetro (equipado com sistema CBS, tipo combinado) e tambor de 130 mm na traseira. Suspensão dianteira (tipo garfo) recalibrada com 100 mm e braço oscilante na traseira de 86 mm, completam o conjunto ciclístico ancorado em novo quadro do tipo monobloco com seção retangular. O peso a seco da nova Biz 125 EX é de 96 kg (a seco), quatro quilos mais leve que sua antecessora, a Biz 125.
A nova família Biz terá seis opções de cores, para o modelo de entrada são as básicas branco, vermelho e preto. A versão EX terá cores especiais como branco perolizado, vermelho e azul metálico.
Fonte: Revista Duas Rodas
Um comentário:
Nova biz! Legal! Toooop! Muito linda! Gostei da novidade
do novo painel digital e do peneu traseiro sem câmera.!
Postar um comentário