Lançada em 2009 a XRE 300 teve uma trajetória de sucesso. Nos últimos cinco anos a fábrica da Honda, em Manaus (AM), produziu exatas 140.626 unidades dessa trail que caiu no gosto do brasileiro.
Agora, com 14 anos de produção o fabricante tira a XRE de linha e, em seu lugar, entra a Honda XRE 300 Sahara. O nome é forte e remete a um modelo bem conhecido entre os aventureiros. Era uma moto desejada em meados da década de 1990, quando chegou para substituir a XLX 350, o famoso Xzelão que não tinha motor de arranque e a partida do motor era a pedal.
O novo modelo tem a missão de conquistar esse público e para isso apresenta muitas evoluções e diferenças entre a atual XRE e o novo modelo. Começando pelo motor que deve ser o mesmo motor da Honda CB 300F Twister com 24,7 cv de potência a 7.500 giros e torque máximo (2,67 kgf.m) em 5.500 giros – quando abastecido com etanol.
Aliás, quando andamos na CB 300F veio a questão: quando a XRE vai ganhar esse propulsor? Agora está respondido. Além do câmbio de seis velocidades o destaque ficará para a embreagem deslizante e assistida que oferece conforto na troca de marcha – alivia o peso do manete. O sistema também evita o travamento das rodas em reduções bruscas de velocidade. Mas é preciso confirmar se a Sahara terá tal equipamento.
Chama atenção a bolha e o farol que parecem muito com o da Honda CB 500X, Destaque também para o protetor de carenagem e o peito de aço que garantem a pegada aventureira.
Em nossa opinião faltou a sanfona na suspensão dianteira que, além de proteger os tubos, ainda garante um visual aventureiro junto com os protetores de mão - que existiam na Sahara original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário