segunda-feira, 27 de abril de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SEDEX DOS CORREIOS VAI POR VIA TERRESTRE. É GOLPE!

Um golpe contra o consumidor. É isso que os Correios estão aplicando. O pobre coitado paga mais de 60 reais para mandar uma correspondência para Fortaleza, por exemplo. Passam-se os dias e nada de ela chegar. O caso concreto é de um funcionário do Ibama, que precisava enviar com urgência documentos para a Capital do Ceará. Pagou pelo Sedex. Oito dias depois, foi reclamar na agência onde postou os documentos. Lá foi informado que, por causa de problemas com a empresa aérea que prestava serviços aos Correios, o Sedex agora é enviado por via terrestre. Ou seja, o  cliente paga mais de 30 vezes o custo de uma carta comum (entre 1,50 e 2 reais) e sua mercadoria ou correspondência vai da mesma forma: por rodovia. E não adianta reclamar, porque é enrolação e desculpas esfarrapadas. Centenas de pessoas já foram lesadas. Muitas sequer foram informadas do problema. O mais grave é que há filas de gente pagando e usando os serviços do Sedex e os Correios não informam o que está acontecendo. Continuam cobrando como se tudo não fosse tão anormal. Transformando o contribuinte em otário, o cliente em idiota, toma o dinheiro dele como se fosse prestar um serviço à altura do custo. Não só os engana como, pior, não interrompe o serviço e nem avisa os próximos coitados de que eles estão sendo vítimas de um engodo.
Já se vão longe os tempos em que os Correios (junto com os Bombeiros, que continuam sendo sérios e tendo o apoio total da opinião pública), era uma das duas instituições mais respeitadas pelos brasileiros. Desde que se transformou num cabide de emprego político; desde que foi aparelhado por petistas de todos os coturnos, essa grande empresa, que era um orgulho nacional, começou a se transformar numa baderna. Agora, entrou também na era do golpe contra seus clientes. Uma vergonha!
TEM QUE DEVOLVER! - Não está na hora do Ministério Público entrar na jogada, junto com entidades de defesa do consumidor e acabarem com esse acinte contra tanta gente? Se colocarem uma meia dúzia na cadeia, também não estarão exagerando. E mais: tem que obrigar os Correios a devolver todo o dinheiro que cobrou, sem prestar o serviço pelo qual recebeu a grana. Por fim, tem que impedir que o golpe continue sendo dado nos rondonienses. E tem que fazer isso logo, porque a fila das vítimas da mentira só aumenta...
INVASÃO DAS MOTOS - Motos invadem as ruas e avenidas nas cidades de Rondônia, Tomam conta também das rodovias estaduais e federais. Para se ter ideia do crescimento da frota, um total de 1.758 unidades de motos foram financiadas no Estado, apenas no mês de fevereiro. A manter-se essa média mensal, o que é a tendência, até o final do ano seriam novas 21 mil motos circulando nas nossas cidades. Num prazo de cinco anos, teríamos 105 mil novos veículos deste tipo andando por um trânsito cada vez mais perigoso e maluco. Hoje, de cada dez acidentes, pelo menos sete envolvem motoqueiros.
 RONDÔNIA CRESCE - Mesmo com toda a crise que se anuncia, Rondônia continua tendo números diferenciados na economia da região. Em relação a financiamentos de veículos, no trimestre houve uma queda generalizada na região norte, chegando-se a um percentual negativo de 2,6 por cento. Mas não em Rondônia. Aqui, as vendas só em fevereiro cresceram 21 por cento e, no trimestre, alta de 4,8%. Ou seja, principalmente graças ao agronegócio que vai cada vez melhor, nossos números ainda são muito positivos, ao compararmos com outros estados do norte.
NÚMEROS DO BOLSA - Dados oficiais do governo federal apontam que entre 10.200 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família que se recadastraram no programa, nada menos do que 4.200 informaram que tiveram aumento de renda. Dessas, 2.100 superaram o valor mínimo mensal de 154 reais por pessoa, Como saíram da linha da pobreza, não receberão mais o benefício. A outra metade (2.100), saíram da faixa de extrema pobreza e passarão a receber valores menores do Bolsa Família. Só em Porto Velho, mais de 22 mil famílias recebem o benefício federal.
 TUCANOS INVENTARAM - O programa Bolsa Família se transformou num mote de debate político muito forte. O governo diz que ele é vital para tirar milhões de brasileiros de perto da miséria. A oposição diz que é apenas pura malandragem eleitoral, transformando em pura compra de votos e cooptando para os governistas milhões de votos. Na verdade, o PT realmente aprimorou o sistema e o tem como um importante mote eleitoral. Mas é sempre bom lembrar que o sistema de Bolsas foi criado pelo governo tucano de Fernando Henrique Cardoso. Foi onde nasceu o Bolsa Escola, hoje transformado em Bolsa Família.
 PERGUNTINHA - O que você achou da atitude do ex diretor do Colégio Militar e juiz de direito (que atuou inclusive em Rondônia), de devolver a Medalha da Inconfidência, em protesto porque a mesma comenda foi dada ao líder do MST, João Pedro Stédile?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário