ARRASA-QUARTEIRÃO: BOMBA EXPLODIU DE MANHÃ BEM CEDINHO
Foi mais uma manhã de surpresas desagradáveis, em Porto Velho. Uma grande operação deflagrada pela Polícia Federal, a partir de denúncias do Ministério Público, desencadeou mais uma daquelas bombas arrasa-quarteirão. A cidade acordou ontem com a notícia de que seu Prefeito foi afastado do prédio onde deveria comandar a cidade; que a PF amanheceu na casa dele; que vários secretários foram presos e inúmeros mandados de busca e apreensão de documentos foram cumpridos. Segundo as denúncias, milhões de reais teriam sido desviados, embora as investigações ainda estejam em sua fase inicial. De um lado, a comunidade pode comemorar que, em função de tantas ações policiais, tanto em Rondônia como em várias outras cidades do país, está se combatendo com dureza as suspeitas de corrupção que inundam a vida pública brasileira. De outro, há a tristeza generalizada de que existem cada vez mais lideranças que optaram pelo dinheiro, ao invés da defesa dos interesses da coletividade. Em Rondônia, apenas para ficar nas últimas semanas, várias denúncias envolveram gente conhecida, incluindo alguns com grande futuro na política estadual e que ficam pelo caminho, tendo sobre eles e seus nomes, o pesado fardo de denúncias de roubo, desvio, corrupção ativa e passiva e outros crimes do mesmo tamanho.
Somando-se tudo o que se tem descoberto de desvios de dinheiro público no Brasil, incluindo a série de operações policiais em Rondônia, é claro, chega-se à conclusão de que poderíamos ter avançado muito mais, caso não houvesse tantas falcatruas e raspagem dos cofres públicos. Como se sabe que sempre é uma ínfima parte do que foi roubado que se descobre, pode-se ter certeza: a vida dos brasileiros seria outra, bem melhor, se não metessem tanto a mão no nosso dinheiro. Lamentável!
ALVOS FORA
A saída das duas irmãs de Confúcio Moura do governo ainda é o grande assunto dos meios políticos. Poderosas, as duas - mas principalmente Cira Moura, que sempre foi uma espécie de braço direito do irmão, embora fosse Claudia a menina dos olhos do governador – elas acabaram se tornando alvos não só de adversários, como até de aliados do governo. Um pouco de ciúme, um pouco de disputa por espaço, outro pouco porque Confúcio deu a ambas muito poder, tudo somado, tanto Cira quanto Cláudia decidiram abrir mão de suas posições no governo para não prejudicar o irmão.
REELEIÇÃO
Confúcio perde de um lado, ficando um pouco mais distante de aliadas da maior importância e da sua extrema confiança. Mas ganha ao tirar de cena um mote que a oposição e até aliados estavam usando para criticar sua administração. Em nome de tocar o governo em frente e de menos pressão, Confúcio decidiu cortar na própria carne. Assim, aliás, agem os grandes políticos. Agora, sinalizando de um lado que quer paz para poder trabalhar e de outro que está priorizando os interesses maiores de Rondônia, acima de tudo, pode-se dizer com segurança: ele é candidato à reeleição.
MAIS DEMORA
Era bom demais para ser verdade! O caso da transposição sofreu nova reviravolta esta semana, dessa vez por decisão da bancada federal e lideranças sindicais dos servidores, que querem mudar o texto que a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso, para discussão em caráter de urgência urgentíssima. Como há aspectos legais que não estariam sendo cumpridos, inclusive alguns determinados pela Constituição, mais um dos famosos grupos de trabalho foi criado, para analisar as mudanças e começar nova discussão. Vai longe!
FESTA DOS RAUPP
Será na noite desta sexta, na Public House, em Porto Velho, a grande festa de final de ano que o casal Raupp oferece em todos os finais de ano aos jornalistas. O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp encerram 2012 com muito a comemorar e fazem questão de repartir o sucesso na vida pública com representantes da imprensa, a maioria acompanhando a carreira e a vida do casal há anos. Além do jantar, sempre há brindes surpresa para alguns sortudos. Nesta sexta não será diferente.
INSTÂNCIA SUPERIOR
Tanto o senador Ivo Cassol quanto o ex-deputado Lindomar Garçon, condenados por abuso do poder econômico nas eleições de 2010, garantiram que irão recorrer da decisão à instância superior. Ambos se dizem totalmente inocentes. Cassol disse que foi convidado para o evento para debater com estudantes temas de interesse deles e que não foi promotor do encontro. Apenas participou, na condição de político. Garçon idem. Também foram condenados em primeira instância, João Cahulla e Carlinhos Camurça e Tiziu Jidalias.
QUEM FICA?
O secretário da Agricultura, Anselmo de Jesus, deixa o posto para assumir sua cadeira na Câmara Federal em 1º de janeiro. Vai para o lugar de Mauro Nazif, prefeito eleito de Porto Velho. O PT indicou três nomes para substituí-lo. Ouve-se, nos bastidores, contudo, que o governador Confúcio Moura pode colocar na função alguém que não esteja ligado ao PT. A decisão sai dentro de pouco tempo. Pode ser só conversa e boataria, mas há indícios fortes de que a Agricultura saia do raio de ação dos petistas.
PERGUNTINHA
Como os lojistas estão se preparando para a correria às lojas depois que sair os 13º dos servidores e demais trabalhadores rondonienses?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário