quinta-feira, 25 de junho de 2026

Opinião de Primeira - O BRASIL AINDA PODE SER SALVO? SE DEIXAREM ANDRÉ MENDONÇA  FAZER A LIMPEZA NECESSÁRIA, A RESPOSTA É SIM!



O Brasil ainda vive de sorte! Quando se sente que tudo está perdido, aparece alguém com a bandeira da salvação e nos renova a esperança que estava praticamente perdida. Temos muito mais sorte do que juízo!

           Quando um grupo de ministros do STF começou a dominar o País, várias vezes ignorando a Constituição, usando a covardia do Congresso Nacional como escudo e mantendo grande parcela dos que não rezam pela cartilha da esquerda (e deles!) sob um medo do seu tacão, aparece um André Mendonça, como um sopro de ar puro na podridão que estávamos respirando.

             Este santista, nascido em 27 de dezembro de 1973, ou seja, ainda nem completou 54 anos, está acabando com esquemas, acertos, acordos entre amigos, uns protegendo os outros e se torna uma voz que dá, ao Brasil que ainda pensa e sonha com liberdade, um toque de alternativas e cenários que possam nos tirar da escuridão desenhada.

              “Terrivelmente evangélico”, como o caracterizou o ex-presidente Bolsonaro, que o indicou para o cargo, Mendonça começou introvertido, reservado. Era quase um alocutário, aquele a quem todos dirigem a fala, mas que ouve muito mais do que se prenuncia. Estava na verdade sentindo o cheiro do ambiente em seu entorno e, quase sempre, o cheio para ele era desagradável.

                Mendonça começou mesmo a mostrar suas garras da verdadeira Justiça agora. Primeiro, como relator do maior e mais terrível roubo já praticado no país: o do dinheiro da aposentadoria dos velhinhos. Tem enfrentado duras resistências, inclusive do presidente do Senado, certamente o pior entre todos que já sentaram naquela cadeira, o enrolado em vários rolos, Davi Alcolumbre.

            Em seguida, o ministro André Mendonça começou a comandar a rumorosa investigação de outra roubalheira vergonhosa, a do Banco Master. E a partir daí sim, começou a correr riscos muito maiores. Nos dois casos, muita gente ligada ao governo Lula está envolvida (o que não é mais surpresa, pela corrupção que caracteriza os governos petistas) mas também de gente de todos os partidos.

                Mendonça enfrenta seus colegas, que parecem querer abafar o caso; enfrenta o governo e seus tentáculos, incluindo uma parte doutrinada e aparelhada da Polícia Federal; enfrenta o procurador geral da República, inepto e partidário e bate de frente com dezenas de políticos de todos os calibres e cores partidárias, envolvidos na roubalheira do Master.

          Até agora, suas ações têm sido espetaculares e fazem tremer a república dos corruptos e ladrões. Se não for contido – e tomara que não o seja – André Mendonça corre o risco de limpar parte da podridão deste país.

         Tomara que o faça!

LÉO MORAES OFICIALIZA APOIO À CANDIDATURA DE MARCOS ROGÉRIO E DELEGADO CAMARGO AO GOVERNO

 

            Milhares de pessoas superlotaram a Casa de shows Vila Privilege, a antiga Talismã 21, na zona leste da Capital, para participarem do ato de lançamento da candidatura de Marcos Rogério, que se apresenta como pré-candidato, como todos os seus concorrentes, mas que já estão, todos, em plena campanha eleitoral.

            Outro destaques da noite foi a presença do prefeito Léo Moraes, que discursou oficializando seu apoio a Marcos Rogério e a indicação do vice na chapa, o deputado Delegado Camargo, que é do Podemos, partido do Prefeito.

            Discursos efusivos, música de campanha, gritos de alegria e aplausos mostraram a força do candidato ao Governo pelo PL. Também se destacaram discursos dos candidatos ao Senado, o deputado federal Fernando Máximo e o pecuarista, indicado pessoalmente por Jair Bolsonaro, o empresário Bruno Scheid.

           O apoio de Léo Moraes, agora tornado oficial, certamente será de grande importância para a batalha de Marcos Rogério em tentar chegar ao Governo. O senador do PL conseguiu o aval do hoje grande líder político da Capital e, ainda, colocou como seu vice um nome escolhido a dedo por Moraes. O delegado Rodrigo Camargo tornar-se, enfim, um nome importante no pacote de candidaturas apresentadas pelo PL e Podemos.

          No próximo dia 4 de Julho, um sábado, o PSD e seus aliados devem fazer também uma grande festa em Porto Velho, para lançar também e oficialmente a dobradinha Adailton Fúria e Everton Leoni ao Governo. O local e horário ainda estão indefinidos.               

POLÊMICA: GOVERNO VOLTA ATRÁS SOBRE APROVADAS NA SEDUC TEREM QUE TER SUAS INTIMIDADES REVELADAS

           De um lado, a ótima notícia: um total de 1.038 professores, professoras técnicos em Educação, aprovados no último concurso da Seduc, estão sendo chamados. De outro, a polêmica: para as mulheres, um formulário tem questionado questões pessoais e íntimas, o que trouxe várias críticas à esta forma de questionamento. Foram várias denúncias, críticas e vídeos de protesto nas redes sociais, até que a Seduc cancelou as absurdas exigências.

              Candidatas aprovadas e aptas a assumirem, relataram perguntas sobre ciclo menstrual, questões relativas à gestação e maternidade e, até, outras, inclusive relacionadas com a vida sexual delas. De imediato, quando o assunto veio à tona, via várias denúncias, o caso repercutiu nas redes sociais e na mídia. Na segunda-feira à noitinha, contudo, a Secretaria de Educação do Estado avisou que mudara as exigências.

          Advogados haviam se pronunciado claramente contra a medida. O dr. Vinicius Miguel, por exemplo, cita a Lei  9.029, de 1995. Segundo ele, esta norma “proíbe expressamente a exigência de atestados de gravidez, esterilização ou quaisquer outros exames de caráter discriminatório para efeitos de admissão, permanência ou ascensão profissional”. Ou seja, as exigências da Seduc seriam totalmente ilegais.

           Outro conhecido advogado, o dr. Juacy Loura Júnior, disse, entre outros argumentos, que “o acesso ao serviço público deve ser pautado pela capacidade técnica e pelos requisitos legais do cargo, pelos requisitos legais do cargo, jamais por questionamentos acerca da vida íntima dos candidato”. E resume, sobre as exigências: “é um absurdo!”

          O concurso foi um dos maiores dos últimos anos, na Educação estadual. Foram mais de quase 4.400 vagas e os primeiros 1.038 aprovados foram chamados.

SEM REAÇÃO: PALÁCIO ESTÁ SILENTE ANTE OS ATAQUES, ALGUNS DE PURA BAIXARIA. E ISSO QUE A CAMPANHA OFICIAL NEM COMEÇOU!

          O que está acontecendo no Palácio Rio Madeira/CPA? Nas últimas semanas, alvo de ataques constantes por parte dos adversários políticos e de parte da mídia adversária, além de enfrentar algumas Fake News, o governo rondoniense manteve-se completamente em silêncio. Não respondeu, não contra-atacou, não deu explicações.

          A pouco mais de seis meses do fim do seu mandato e ainda sem ter deixado o cargo para disputar uma vaga ao Senado, o governador Marcos Rocha tornou-se alvo fácil, ainda mais numa temporada de campanha eleitoral. Inclusive muitos que beberam do licor do poder e usufruíram dos benefícios dos cofres estaduais, hoje, já não só em conversas a portas fechadas, começaram a tecer críticas ao Governo rondoniense.

          Não há respostas, não há um porta-voz palaciano que possa refutar aos ataques, a não ser vozes isoladas, como o ex-secretário e hoje candidato a deputado Lauro Fernandes, que em entrevista ao jornalista Robson OIiveira, teceu elogios a Rocha e à primeira dama, Luana Rocha.

          Luana, aliás, tem sido vítima de críticas e ataques, alguns virulentos, outros atingindo a vida familiar e, para surpresa geral, não se ouve vozes para desmentir os ataques, alguns da mais típica baixaria. Parece que nada mais afeta os ocupantes do Palácio Rio Madeira.

          E isso que a verdadeira campanha ainda não começou, ao menos oficialmente. O governo como um todo e os Rocha, especialmente, receberão, certamente, ataques duros e alguns virulentos. Caso se mantenham calados, se tornarão alvos fáceis. Está na hora dos que viveram os últimos anos nas benesses do poder, comecem a falar em defesa dos governantes e da administração.

          Se não o fizerem, deixarão no ar que concordam com o que está sendo feito contra Marcos e Luana Rocha e contra um governo de sete anos e meio, que teve problemas, claro, mas que teve também muitos avanços.

CAIADO DIZ QUE LULA SEMPRE FOI CONIVENTE COM AS FACÇÕES E PROMETE ACABAR COM ELAS, CASO SEJA PRESIDENTE

           “Lula nunca fez nada contra as facções. Sempre foi conivente com o crime organizado. E agora reclama que elas foram declaradas terroristas. Pergunte aos milhões de brasileiros que vivem em territórios controlados pelo crime organizado e como é viver com este terrorismo todos os dias“.

            A declaração é do candidato do PSD à Presidência, o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ele, aliás, tem repetido que a bandidagem em Goiás não se cria mais e que o crime, com ele “não se cria!”

          Segundo Caiado, “comigo isso muda em 5 de janeiro. Vou declarar todas elas como terroristas e vou combatê-las todos os dias, com a ajuda das Forças Armadas”. O ex-governador de um Estado que tem sido sempre dado como exemplo altamente positivo na segurança pública.

         Caiado tem sido um crítico contumaz do governo Lula não só na segurança pública. O endividamento do país, com mais de 1 trilhão de dívida pública, a perseguição a adversários políticos e o que ele chama de “corrupção desenfreada”, são sistematicamente motivos de fortes críticas do candidato à Presidência ao atual Governo.  

          Em algumas pesquisas, Caiado aparece como o nome que empata com Lula num eventual segundo turno.  O principal adversário do petista é, ainda, Flávio, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas o nome der Caiado cresce em um eleitorado que quer ver o crime sendo combatido e um país que volte a crescer. 

PREFEITURA VAI DEMOLIR PRÉDIOS DO CENTRO HISTÓRICO COM RISCO DE DESABAMENTO E ANTRO DE DROGADOS

          As denúncias não paravam. Os pedidos de providências também. O medo de se passar por alguns destes locais era notório. Mas, a Prefeitura estava de mãos amarradas, esperando autorizações dos órgãos oficiais. Elas vieram e agora, segundo anuncia o prefeito Léo Moraes em vídeos divulgados em suas redes sociais, vários prédios históricos do centro de Porto Velho, abandonados há anos, serão completamente demolidos.

         Além do enorme risco de desabamento, alguns destes prédios se tornaram antro de traficantes e drogados e, ainda, de animais peçonhentos, preocupando as autoridades. Segundo o Prefeito, laudos feitos comprovam o enorme risco de desabamento, com consequências altamente perigosas para a toda a população.

          A situação de alguns prédios, no coração da maior cidade de Rondônia, é deplorável, segundo afirma o próprio Léo Moraes. Ele já determinou que a própria Prefeitura comece a realizar a derrubada do que ele chamou de “ruínas em pleno centro histórico da nossa cidade”.

           Nos locais onde haverá a demolição, não há ainda informações se novos prédios serão construídos, se ali se tornará áreas de lazer ou qual a utilização que será dada. O que está decidido, contudo, é que as construções, abandonadas e em risco de total colapso, vão para o chão, eliminando os perigos que elas representam e a sujeira e danos que causam à região central da cidade.

ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS DE NOVE DIAS POR ANO, ACABARIA COM TODOS OS MUITO POBRES E FAMINTOS DO PAÍS

               Você sabia que as fortunas acumuladas nas mãos dos mais 1 por cento dos mais ricos do Planeta poderia acabar com a fome no Planeta 40 vezes? Isso é real. Mas é real também que, para acabar com a extrema pobreza e a miséria de milhões de brasileiros, seriam necessários cerca de 98 bilhões de reais/ano. É muito? É nada!

              Para se ter ideia, em 2025, o brasileiro pagou quase 4 trilhões em impostos. A conta é fácil, matemática simples: isso dá quase 11 bilhões de reais por dia.  Ou seja, numa conta simples, para acabar com a fome, com a miséria e dar oportunidade a todos os que vivem na na  extrema pobreza, seriam necessários apenas nove dias, isso mesmo, nove dias, de arrecadação de tantos impostos.

              Ou seja, com a arrecadação total de 2025 (é apenas um exercício Matemático, por isso seria impossível na vida prática) o Brasil tiraria todos os seus cerca de 8 milhões e 200 mil de famintos da terrível situação em que vivem hoje.

       Será que não seria possível os governos federal, estaduais e municipais abrirem mão de apenas nove dias/ano de suas receitas, para resolver este drama social brasileiro?

          Se durante um mês, para assegurar o funcionamento estatal, com todos os seus milhares de milhares de servidores, alguns com supersalários, renunciassem a uma pequena quantia do que recebem, alguns de forma nababesca, a fome do brasileiro ficaria no passado.

           É um raciocínio infantil? Claro que parece ser. Mas a Matemática tem um sério problema. Ela é imutável. Onze bilhões de reais por nove dias num ano, não seria um pequeno sacrifício para salvar tanta gente?

           Por que  é impossível? Porque todos querem resolver o problema dos muito pobres e miseráveis, desde que não mexam em um centavo dos seus bolsos, mas. Que o façam nos bolsos dos outros!

 SAI EDITAL PARA OS PRIMEIROS 50 GUARDAS MUNICIPAIS. ELES DEVEM ESTAR NAS RUAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2027

         Serão 50 vagas de imediato e outras 100 para o chamado cadastro reserva. É o que avisa o edital para o primeiro concurso público da futura Guarda Municipal de Porto Velho. O salário básico inicial é na faixa de 6.312 reais, composto pelo vencimento e mais vários benefícios.

          Os candidatos já começaram as inscrições começam nesta terça-feira e poderão fazê-lo até 27 de julho. A taxa é de 140 reais, com prazo de pagamento até 28 de julho. O certame será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

          Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, ensino superior completo reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso dos homens) e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB ou superior, além de cumprir os demais requisitos previstos no edital.

         O concurso terá nove etapas. A primeira será a prova objetiva, seguida por teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame toxicológico, procedimento de identificação para candidatos negros, avaliação biopsicossocial para candidatos com deficiência, investigação social, prova de títulos e curso de formação técnico-profissional. Esta última etapa será realizada pela Polícia Civil de Rondônia em parceria com o município. O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

          A criação da Guarda Municipal é uma promessa de campanha do hoje prefeito Léo Moraes. A previsão é que, se tudo der certo, os primeiros guardas da Capital começarão a ajudar na vigilância da cidade e das nossas ruas no segundo semestre do ano que vem.

            Faltando 100 dias para o primeiro turno, Caiado tem sido uma pedra no sapato do governo Lula.

BRENO QUER CANAIS LIMPOS, MAS EXPLICA PORQUE EM ALGUMAS ÁREAS, AS MÁQUINAS DA PREFEITURA NÃO CONSEGUEM CHEGAR

         Porto Velho tem mais de 200 quilômetros de canais para serem limpos continuamente. Há uma batalha diária da Prefeitura, na busca de realizar este complexo trabalho. O problema, em diversos casos, é que as máquinas da Prefeitura não têm como chegar até os canais, para fazer o trabalho necessário.

          O vereador Breno Mendes, que percorre a cidade, ouvindo a  população e buscando atender suas necessidades da melhor forma que pode, explica a situação. Ele foi acionado por uma moradora que vive perto do Canal da Rua Beira Sul, no bairro Três Marias. Mesmo em dia chuvoso, foi ao local pessoalmente, para tentar buscar uma solução junto à Prefeitura.

            No local, o vereador observou que, como em várias outras áreas da Capital, casas foram construídas, de forma ilegal, muito perto do canal. Em praticamente toda a extensão. O ideal seria que as construções, respeitassem os 30 metros de cada lado. Como isto não ocorreu, não há como as máquinas chegarem até o local, para fazer a limpeza.

              Num vídeo divulgado nas redes sociais, Breno explica que a única forma de ser feito o trabalho é com as máquinas trabalhando dentro do canal, o que é extremamente difícil. Contudo, ele registra: não está eximindo a Prefeitura de solução.

              Para Breno, que é o líder do Prefeito na Câmara, “a Prefeitura que encontrar uma forma de contornar esta situação tão complexa”. Ele inclusive tem conversado com o secretário Thiago Cantanhede, da Secretaria de Infraestrutura, em busca de alternativas.

            Breno, aliás, tem sido uma voz constante em defesa de uma cidade melhor e pede a ajuda da população, para ajudar na limpeza, não jogando móveis, fogões, peças de carros e vários outros utensílios nos canais. 

PERGUNTINHA

             O que você achou da vitória de Abelardo de La Espriella, tratado por parte da mídia brasileiro como “ultradireitista”, na Colômbia dominada pelo esquerdismo durante anos, inclusive com a torcida, no noticiário parcial, para que a eleição possa ser contestada, porque o candidato da mídia perdeu?


Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.





quarta-feira, 24 de junho de 2026

Convite - FILHOS DE PORTO VELHO - MG / ANIVERSÁRIO

O convite está feito, vamos participar!

(Comodoro-MT)

ROBSON OLIVEIRA - Resenha Política

 CALCULO

O anúncio do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, de apoio à pré-candidatura do senador Marcos Rogério ao Governo de Rondônia foi muito mais do que um gesto protocolar. Foi um movimento político calculado, antecipado e carregado de simbolismo eleitoral.
LEITURA
Ao subir ao palco do evento promovido pelo PL e declarar apoio ao senador, indicando ainda o delegado Camargo como pré-candidato a vice-governador, Léo sinalizou que já fez sua leitura do cenário de 2026 e decidiu entrar em campo antes da maioria dos atores políticos.
REFERÊNCIA
Não se trata de um político qualquer. Hoje, Léo Moraes ocupa uma posição rara na política rondoniense: é um dos poucos líderes capazes de mobilizar simpatia popular para além das fronteiras partidárias. Sua alta aprovação administrativa e sua capacidade de comunicação o transformaram em uma referência eleitoral de peso, mesmo sem disputar mandato neste pleito.
PROMESSA
Ao justificar o apoio pelo volume de recursos destinados por Marcos Rogério a Porto Velho e pela promessa de novos investimentos, Léo também estabeleceu um contraste direto com o atual governo estadual, ao lembrar os R$ 200 milhões que, segundo ele, teriam sido prometidos e não entregues à capital. Ele agora aposta na promessa renovada por Marcos Rogério.
ANTECIPOU
O movimento surpreendeu porque muitos apostavam que a adesão ocorreria apenas durante as convenções de julho. Não foi o que aconteceu. Léo decidiu antecipar o apoio e assumir os riscos inerentes a uma eleição que promete ser disputada e, possivelmente, resolvida apenas no segundo turno.
GARANTIA
É verdade que a história eleitoral mostra que apoios políticos não são transferidos integralmente. O eleitor costuma fazer suas próprias escolhas, guiado por identificação, confiança e empatia. Nem mesmo alianças consideradas decisivas conseguiram, em eleições passadas, garantir uma transferência automática de votos.
ANÁLISE
Mas ignorar o peso político de Léo Moraes seria um erro de análise. Em Rondônia, lideranças com capacidade real de influenciar o eleitorado são cada vez mais raras. E Léo reúne carisma, visibilidade e aprovação administrativa, combinação que poucos possuem atualmente.

DESAFIO
Se conseguir transferir apenas uma parcela de seu capital político - algo em torno de 30% - já terá produzido um impacto significativo na corrida pelo Palácio Rio Madeira. Para Marcos Rogério, o apoio representa um ganho estratégico inegável. O senador é reconhecido pela sólida formação política, experiência parlamentar e domínio dos temas administrativos. Poucos questionam sua capacidade técnica para governar. Seu desafio, porém, nunca esteve no currículo.
ARROGÂNCIA
A dificuldade de Marcos Rogério reside justamente na construção de uma conexão emocional mais ampla com o eleitorado. Em determinados momentos, sua postura firme e excessivamente autoconfiante acaba transmitindo uma imagem de distanciamento, característica que pode gerar resistência em um eleitor cada vez mais atento ao comportamento dos candidatos. Um perfil assimilado pelo eleitor de um cidadão vaidoso e arrogante.
EMPATIA
A política contemporânea exige mais do que preparo. Exige proximidade, empatia e capacidade de gerar identificação. É justamente nesse ponto que Léo Moraes pode se tornar peça fundamental. O prefeito possui atributos que complementam fragilidades percebidas na candidatura do senador.
PROTAGONISTA
Ao fim e ao cabo, Marcos Rogério recebeu um dos apoios mais relevantes da atual disputa. E Léo Moraes, mesmo sem disputar cargo algum, demonstra que continuará sendo um dos protagonistas centrais das eleições de 2026 em Rondônia.
BOLHA
A indicação do deputado estadual Delegado Camargo, pelo Podemos, para compor como candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Marcos Rogério representa uma escolha coerente com a identidade política que o PL pretende consolidar na disputa estadual.
 GRAVITANDO
Entre os nomes pesquisados dos para a vaga, em pesquisas internas, Camargo apareceu com o melhor perfil e o de maior capilaridade dentro do campo conservador. Ainda assim, sua presença pouco amplia o alcance eleitoral da chapa, pois gravita na mesma bolha ideológica do candidato ao governo.
LASTRO
Individualmente, não acrescenta novos contingentes de votos, mas confere lastro ao discurso de endurecimento da segurança pública que Marcos Rogério passou a entabular com maior intensidade, tema que, ao que tudo indica, ocupa posição relevante nas pesquisas qualitativas do partido.
SEGURANÇA
A expansão das facções criminosas em Rondônia transformou a segurança pública em um dos principais motes da campanha bolsonarista. O tema ganhou ainda mais apelo político depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, passou a classificar organizações criminosas latino-americanas como grupos terroristas. Em sintonia com essa narrativa, a chapa procurou alinhar seu discurso ao imaginário do enfrentamento sem tréguas ao crime organizado.
MARKETING
A estratégia ficou evidente no evento realizado no espaço Talismã, onde foi exibido aos correligionários um vídeo cuidadosamente produzido pela equipe de marketing. Nele, Delegado Camargo protagoniza cenas de treinamento tático, empunhando armamento de uso militar, numa estética claramente inspirada nos filmes de ação americanos.
RAMBO
O parlamentar encenou com desenvoltura o personagem elaborado sob encomenda, numa espécie de "Rambo dos trópicos", conduzindo exercícios militares como se preparasse uma tropa para uma guerra. No desfecho da produção, aparece exibindo um sorriso de êxtase, como quem deixa transparecer certa nostalgia dos tempos de polícia e do comando do quarteirão.
CONTROVÉRSIA
Do ponto de vista cinematográfico, a peça é bem produzida e cumpre seu papel de mobilizar a militância. A mensagem, porém, desperta inevitável controvérsia. A ideia de que a segurança pública possa ser solucionada prioritariamente pela demonstração da força e pela lógica do confronto remete a experiências como as implementadas no Rio de Janeiro, marcadas por operações de forte impacto midiático e resultados permanentemente questionados e sem as soluções.
CONFRONTO
A literatura especializada em segurança pública sustenta, em larga medida, que o enfrentamento ao crime organizado depende da combinação entre inteligência, investigação, integração das forças policiais, prevenção e políticas sociais, e não apenas de uma lógica resumida ao "atira primeiro, aborda depois". Ainda assim, para a maioria da plateia presente, a encenação cumpriu plenamente seu objetivo: levou ao delírio uma militância que enxerga na força ostensiva a principal resposta para um problema cuja complexidade desafia soluções simplificadas. E deixou o pré-candidato em êxtase ao vê-lo no papel de Rambo. Caso a chapa vença, certamente nas conversas internas a Secretaria de Segurança Pública vai ser comanda pelo nosso Rambo dos trópicos de sotaque gaúcho.
CONSENSOS
Ao observar a crise entre o prefeito Tony Pablo e a Câmara de Vereadores de Cacoal, fica evidente que falta ao chefe do Executivo uma compreensão mais refinada das engrenagens da política institucional. Liderança classista e liderança política são exercícios distintos. O que funciona na advocacia nem sempre produz resultados quando se governa uma cidade e se depende da construção permanente de consensos.

DIALOGANDO
Tony é reconhecido pela inteligência e firmeza de posições, mas a inflexibilidade costuma cobrar preço alto na política. Prefeitos não governam apenas com convicções; governam também com diálogo, concessões e habilidade para administrar conflitos.

ERRO
Por outro lado, a estratégia adotada pela presidência da Câmara de bloquear sistematicamente projetos do Executivo revela um erro igualmente grave. Quando divergências pessoais passam a orientar decisões institucionais, quem perde não é o prefeito, mas a população.

PREJUÍZO
O episódio envolvendo a votação de uma simples adequação orçamentária é emblemático. Sem orçamento, a administração enfrenta dificuldades para honrar compromissos básicos, inclusive na saúde. Nesse caso, o prejuízo recai sobre servidores e cidadãos.

RAZÃO
A política tem suas vaidades, mas o contribuinte não pode ser transformado em refém delas. Entre a rigidez do prefeito e a birra do Legislativo, Cacoal precisa de menos disputa de egos e mais responsabilidade pública. Mas neste caso Tony Pablo tem a mais completa razão uma vez que sustou emendas impositivas – muitas não aguentam uma boa investigação – o fez visando os servidores da saúde e a população que dependem dos serviços essenciais funcionando. Os edis insurretos deveriam ter vergonha na cara.
PODCAST
Nesta quinta-feira, no podcast Resenha Política, veicularemos a entrevista do pré-candidato a governador pelo MDB, Pedro Adib. Bom de papo – fala pelos cotovelos -, mostrou-se bem preparado para a disputa e capaz de abordar vários temas com mais qualificação que os adversários. Na próxima semana será a vez do pré-candidato do PSOL, advogado José Teodoro. Faltando apenas ser entrevistado o pré-candidato do PT, Expedito Neto. Várias vezes convidados tem evitado a entrevista com evasivas, mas o espaço continua democraticamente aberto. Acesse todos os conteúdos de politica pelo site resenhapolitica.com


Fonte: Jornalista Robson Oliveira / Porto Velho-RO




(Comodoro-MT)