quarta-feira, 30 de julho de 2025

Honda CB 400: descubra por que essa moto virou lenda no Brasil

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Honda CB 400 marcou uma geração de motociclistas brasileiros ao ser a primeira moto de grande porte (para a época) fabricada no país.

Honda CB 400 ainda tem uma legião de fãs - Foto: Divulgação HondaHonda CB 400 ainda tem uma legião de fãs - Foto: Divulgação Honda

Lançada em 1980, ela chegou em um momento em que o mercado nacional carecia de opções intermediárias e logo se tornou símbolo de status e desempenho. A presença do modelo nas ruas não apenas mudou o perfil dos consumidores de motos, como também ajudou a moldar a cultura motociclística brasileira.

Honda CB 400 - Foto: Divulgação HondaHonda CB 400 - Foto: Divulgação Honda

Nas décadas de 1970 e 1980, o uso da motocicleta no Brasil era bastante diferente do atual. O foco era o lazer, com passeios e encontros entre apaixonados por duas rodas. O transporte de passageiros ou entregas, como conhecemos hoje, ainda era raro, raríssimo.

Nesse contexto, a chegada da Honda CB 400 representou um divisor de águas, oferecendo desempenho superior sem abrir mão da confiabilidade, algo fundamental diante das limitações tecnológicas da época.

O impacto da Honda CB 400 foi imediato. Ela logo se destacou pelas suas linhas modernas, acabamento cromado e rodas Comstar — uma inovação que reforçava sua proposta de unir visual arrojado e eficiência mecânica.

Honda CB 400 - Foto: Divulgação HondaHonda CB 400 - Foto: Divulgação Honda

Além disso, seu motor bicilíndrico com 395 cm³ entregava uma performance inédita para o segmento, com 40 cv de potência e velocidade final que superava os 170 km/h.

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A chegada da CB 400 e o impacto no mercado brasileiro

Com o fechamento das importações nos anos 1970, os motociclistas brasileiros ficaram limitados às motos de baixa cilindrada. A Honda CB 400, com seus 400 cm³, veio preencher uma lacuna entre as 125 e 180 nacionais e as antigas CB 750 importadas, as tradicionais "sete galo".

Segundo a Honda, o lançamento do modelo causou grande alvoroço. Em junho de 1980, as concessionárias registraram filas e listas de espera. O fenômeno do ágio se espalhou: consumidores estavam dispostos a pagar mais do que o preço sugerido apenas para garantir a nova moto. Praticamente toda a produção de lançamento já estava vendida!

Além do visual e da potência, o modelo chamava atenção por sua engenharia. O motor bicilíndrico, com comando de válvulas no cabeçote e três válvulas por cilindro, representava tecnologia de ponta. Acoplado a um câmbio de seis marchas, entregava bom torque e desempenho estável em velocidades de cruzeiro — ideal para viagens e passeios.

Design e tecnologia: diferenciais marcantes

Um dos elementos mais lembrados da Honda CB 400 é seu design. A moto exibia um conjunto robusto e moderno. Na parte de tecnologia, a partida elétrica já fazia toda a diferença! O painel tinha mostradores que até então eram diferenciais para os automóveis, como as rotações, por exemplo.

Painel da Honda CB 400 - Foto: Divulgação HondaPainel da Honda CB 400 - Foto: Divulgação Honda

O tanque com linhas fluidas e imponentes, o assento largo e confortável, e os instrumentos bem posicionados tornavam a experiência de pilotagem mais agradável. A CB 400 unia estética e funcionalidade de forma rara para o padrão nacional da época.

Despedida da CB 400

A primeira evolução do modelo surgiu em 1982 com a CB 400 II, uma versão mais refinada, que trouxe duas grandes melhorias: freios dianteiros com disco duplo e um novo guidão, mais elevado. Novas opções de cores também ajudaram a renovar o apelo da motocicleta junto ao público.

CB 400 II: uma versão mais refinada da CB 400 - Divulgação HondaCB 400 II: uma versão mais refinada da CB 400 - Divulgação Honda

Mas em 1983, a Honda deu um passo além. Apresentou a CB 450, com motor aprimorado, mais potência e atualização no design. A CB 400 começava a sair de cena, culminando em sua versão final, apelidada de “Tucunaré”, lançada em 1984. Essa versão perdeu alguns de seus elementos clássicos, como as rodas Comstar e boa parte dos cromados.

Por outro lado, ganhou as novas verões de faróis e um novo painel, que seriam utilizados na nova CB 450.

CB 400 Tucunaré - reprodução Redes SociaisCB 400 Tucunaré - reprodução Redes Sociais

Ao todo, entre 1980 e 1984, foram produzidas 67.550 unidades da Honda CB 400, encerrando um ciclo que deixaria marcas profundas na memória dos motociclistas brasileiros.

A CB 450 iria continuar o legado, como a "CBzona". Esse modelo chegou a ser produzido até 1994. Mas essa já é outra história, que também iremos contar.


Fonte: Tudo de Moto.com.br



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