Indústria produz 160 mil motocicletas e tem o melhor maio dos últimos 13 anos
A indústria de motocicletas brasileira vive um momento de grande euforia. Em maio, a produção no Polo Industrial de Manaus (PIM) atingiu o maior patamar dos últimos 13 anos, com 160.389 unidades fabricadas.
Linha de produção da fábrica Triumph Motorcycles Brasil - Manaus (AM)
O resultado representa um aumento de 3,4% em relação a maio de 2023 e consolida a tendência de crescimento do setor, que já vinha se observando nos meses anteriores.
Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, todas as associadas cumprem o planejamento para atender a demanda do mercado, que segue tendência de alta. “O polo de motocicletas em Manaus mantém seu ritmo de produção e de investimentos para atender aos novos consumidores e àqueles que querem trocar suas motocicletas por modelos mais atualizados e com mais recursos tecnológicos”, afirma.
VENDAS NO VAREJO
Esse desempenho positivo se reflete também nas vendas no varejo. No último mês, foram emplacadas 164.533 motocicletas, o que significa um avanço de 1,9% sobre maio de 2023 e o melhor resultado para o mês desde 2011. No acumulado do ano, as vendas já somam 767.281 unidades, um aumento de 19,9% em relação aos cinco primeiros meses de 2023.
A categoria mais emplacada foi a Street, com 77.117 unidades e 46,9% de participação no mercado. Confira o ranking por categoria, com a comparação com o mês e ano anteriores:
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
As perspectivas para o futuro do setor de motocicletas no Brasil são bastante positivas. A Abraciclo, entidade que representa os fabricantes de motocicletas no país, estima que a produção total em 2024 deve chegar a 1,69 milhão de unidades, um crescimento de 7,4% em relação a 2023. Já as vendas no varejo devem alcançar 920 mil unidades, um aumento de 10% em relação ao ano passado.
Fonte: Equipe MOTO.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário