quarta-feira, 14 de agosto de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA FORTUNA PARA BLOQUEAR CELULARES EM APENAS 20% DOS PRESÍDIOS
                          
Já se vão anos em que se ouve que os governos vão interceptar ligações de celulares de dentro dos presídios, que vão bloqueá-los, impedindo os criminosos de terem contato com o mundo exterior. Só papo furado, claro! Agora, surge uma informação de que o governo de São Paulo vão mesmo implantar a tecnologia dentro de alguns meses. Só que...A um custo absurdo de mais de 1 bilhão e 100 milhões de reais. Mas que ninguém se engane. O negócio é muito mais incrível. O valor é para bloquear as ligações de apenas 30 dos 156 presídios paulistas, será de 1 bilhão e 100 milhões de reais. Ou seja, para cada presídio, o serão mais de 30 milhões e 600 mil reais. Uma fortuna, para resolver ou amenizar o problema em cerca de 20% das cadeias do Estado. Para que gastar tanto dinheiro para tão pouco resultado? Mesmo que se coloque todos os bandidões poderosos nestes 30 presídios, os demais vão pode continuar organizando o crime e mantendo , de dentro das celas, o comando da violência nas ruas.
 
E não adiantará gastar tanto dinheiro também, se alguns juízes continuarem a interpretar as leis a favor dos criminosos, incluindo os que, reconhecidamente, são chefes das mais perigosas organizações. Um magistrado, de bom coração, ficou com pena do criminoso número 1 do país (Fernandinho Beira Mar) e o autorizou a ter contatos com outros da sua laia, de dentro de um presídio de segurança máxima no Paraná. Quando se encontraram – ele e Marcinho VP, outro terror – organizaram um ataque a inimigos na Favela da Rocinha, no Rio. Com magistrados assim, não há investimento que acabe com o contato dos bandidos com o mundo exterior. Ou seja, na questão do controle da criminalidade  da violência e na benevolência de autoridades para com os criminosos, estamos andando como caranguejo: só para trás.
 
SOLUÇÃO PRÓXIMA?
A crise que atingiu a Federação das Indústrias de Rondônia, a poderosa Fiero, pode estar próximo de terminar. O grupo no comando da entidade, por decisão judicial e que tirou do cargo o então presidente Dênis Baú, estaria a um passo de concretizar uma nova chamada para eleição geral, com apoio de pelo menos 10 dos 14 sindicatos que têm direito a voto. É o que se ouve nos bastidores. A tendência é que, nos próximos 60 dias, a situação seja resolvida. Está na hora mesmo! A Fiero não pode ficar sendo gerida interinamente.

RAUPP DÁ O TOM
O que a coluna antecipou dia desses, se confirmou. O senador Valdir Raupp, o poderoso presidente nacional do PMDB, disse que o empresário Mário Português pode ser o candidato do partido ao governo, num cenário em que Confúcio Moura optasse por não concorrer à reeleição.  Raupp também destacou o nome do diretor do DER, Lúcio Mosquini, hoje um dos mais destacados da equipe de Confúcio, mas não deixou claro se Mosquini seria também opção ao Palácio Presidente Vargas.  Ou seja: o PMDB já trabalha com alternativas para o ano que vem...

SEM CORRENTES
Dias atrás, uma funcionário do Hospital de Base que trabalha na área da psiquiatria, foi violentamente agredida por um paciente. O homem a atacou tentando manter relações sexuais, mas a servidora o rechaçou e apanhou com violência. Ficou ferida. Gritou por socorro, mas não havia ninguém vigiando, nada de seguranças. Muitos dos internos na psiquiatria do HB ficavam acorrentados às suas camas. Mas o que se ouve nos bastidores é que essa prática foi proibida e mesmo os mais perigosos não são mais acorrentados.

VAI ACONTECER DE NOVO!
Daí que, sem qualquer segurança, são os funcionários agora as vítimas. Nesse caso da mulher que apanhou, a violência e a brutalidade cometidas não podem ser punidas, porque os doentes mentais não são imputáveis. Mas o risco é enorme. Os internos continuam soltos, alguns extremamente perigosos e as cenas de brutalidade que ocorreram podem voltar a ser registradas a qualquer momento. Há risco de vida para os trabalhadores naquela área do HB.

NAMORANDO
 Ele e gente como ele fazem falta na política. Pois Chagas Neto, uma grande liderança política que Rondônia já teve – foi, entre outras coisas, deputado Constituinte – anda “namorando” a  volta à vida pública. Chaguinhas, empresário de sucesso, tem ouvido pedidos sem fim de amigos e muitos rondonienses gratos pelo trabalho que ele realizou e não o esquecem, que querem vê-lo novamente disputando uma eleição. Ele ingressou no PMDB e, a continuar a pressão, pode ser que o namoro vire casamento. Chagas estaria pensando em disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 2014.
 
ELES MANDAM...
 Sob os olhares complacentes e o lava mãos das autoridades responsáveis, praticamente todos os dias motoqueiros assassinos circulam pelas  cidades, executando várias pessoas. Em Porto Velho, nas últimas semanas, houve várias mortes assim.  Embora se faça de conta que não se sabe o que está acontecendo, a grande suspeita é clara: as ordens para os crimes vêm de dentro dos presídios. Inclusive as que mandam executar agentes penitenciários. Na cadeia, eles continuam decidindo sobre as vidas dos outros. É o Brasil da vergonha e da falta de leis duras contra o crime! 

PERGUNTINHA
A polícia vai encerrar mesmo a Operação Apocalipse no dia 4 de setembro ou pedirá novo prazo à Justiça para ampliar suas investigações?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário