segunda-feira, 30 de junho de 2025

Suzuki V-Strom 800: a versão de de entrada é lançada no Brasil; Veja o preço

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Suzuki apresentou oficialmente a V-Strom 800 durante o Festival Interlagos 2025, marcando a chegada da nova versão de entrada da linha de 800 cilindradas ao mercado brasileiro. Entretanto, faltavam alguns "detalhes" como o preço, por exemplo. O modelo finalmente aparece publicado no site da marca no Brasil com o preço sugerido de R$ 63.800 + o valor de frete.

Suzuki V-Strom 800: chegada ao Brasil praticamente 1 ano depois da versão DE - DivulgaçãoSuzuki V-Strom 800: chegada ao Brasil praticamente 1 ano depois da versão DE - Divulgação

A versão revelada no evento se posiciona como uma alternativa mais acessível à V-Strom 800 DE, que permanece no mercado com foco em uso mais off-road e foi apresentada pelo grupo J.Toledo em maio de 2024.

preço sugerido da versão de entrada da V-Strom 800 ficou R$ 3.700 abaixo da versão  DE, atualmente comercializada por R$ 67.500 (também sem frete), seguindo a estratégia adotada anteriormente pela Suzuki com a linha V-Strom 1050.

A novidade chega para complementar a família V-Strom, oferecendo uma proposta voltada a quem busca uma motocicleta crossover com desempenho eficiente para uso urbano, rodovias e trechos leves de terra.

Suzuki V-Strom 800 - DivulgaçãoSuzuki V-Strom 800 - Divulgação

Conhecida em alguns mercados internacionais como V-Strom 800 SE, a versão de entrada já era aguardada no Brasil desde 2023.

Foco no asfalto

A nova V-Strom 800 tem como principal diferencial sua vocação urbana. Isso se reflete em vários pontos do projeto, a começar pelas rodas de liga leve, com 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, o que a torna mais ágil e confortável para o uso diário e viagens por asfalto. A suspensão também recebeu ajuste com curso mais curto, proporcionando estabilidade em pavimentos regulares.

Suzuki V-Strom 800 - roda de liga leve - foco crossover - DivulgaçãoSuzuki V-Strom 800 - roda de liga leve - foco crossover - Divulgação

O banco mais baixo e o para-brisa maior reforçam o conforto e a acessibilidade para diferentes estaturas de pilotos. Outra diferença em relação à versão DE está no conjunto de pneus — que não são os Continental TKC 70 — e no escapamento, que não é Akrapovic. As mudanças seguem a proposta de reduzir custos e tornar o modelo mais acessível, sem comprometer o essencial.

Mesmo sendo uma moto mais voltada ao asfalto, a V-Strom 800 mantém algumas características da linhagem adventure. O visual segue robusto, com carenagem frontal marcante e linhas que remetem à tradição da família V-Strom.

Suzuki V-Strom 800 - detalhe do painel - DivulgaçãoSuzuki V-Strom 800 - detalhe do painel TFT colorido - Divulgação

Desempenho e eletrônica mantidos

O motor da V-Strom 800 é o mesmo da versão DE: um bicilíndrico paralelo de 776 cm³, com comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida. Ele entrega 82 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 7,9 kgf.m a 6.800 rpm, o que garante desempenho adequado para trajetos urbanos, viagens e situações de ultrapassagem com segurança.

O motor da V-Strom 800 e o mesmo da versão DE - DivulgaçãoO motor da V-Strom 800 e o mesmo da versão DE - Divulgação

Em termos de tecnologia, o modelo vem equipado com painel em TFT colorido, iluminação totalmente em LED — incluindo faróis hexagonais e piscas — e uma entrada USB integrada ao painel. A eletrônica embarcada contribui para a experiência moderna sem exageros, respeitando a proposta de uma moto prática e funcional.

Suzuki V-Strom 800: detalhe do conjunto frontal - DivulgaçãoSuzuki V-Strom 800: detalhe do conjunto frontal - Divulgação

O modelo porém, não conta com os modos de pilotagem ou suspensões eletrônicas presentes na versão DE.

Cores e preços

Ao que consta no site oficial da Suzuki Brasil, a V-Strom 800 já aparece como disponível. Inclusive com as mesmas cores do mercado europeu: Pearl Vigor Blue (azul), Metallic MatSteel Green (verde musgo) e Glass Sparkle Blac (preta).

A chegada da V-Strom 800 pode representar uma movimentação estratégica da Suzuki no segmento de médias cilindradas, acirrando a disputa com concorrentes que apostam em modelos urbanos com visual aventureiro.

Para o público, a principal vantagem será a possibilidade de adquirir uma moto com DNA de longa distância, mas adaptada ao uso cotidiano e com custo menor frente ao modelo off-road.

Fonte: Tudo de Moto.com.br

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