Vans Farias concede entrevista para o Moto.com.br antes de embarcar para o Motocross das Nações, e conta um pouco sua trajetoria.
Apaixonada por motocross desde os 15 anos, a jornalista dá detalhes sobre os campeonatos que tem acompanhado e sobre a crescente participação feminina no universo duas rodas.
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Prestes a embarcar para Copa do Mundo do Motocross MXoN 2024, na Inglaterra, onde vai representar o SportBay e o Show Radical, a piloto de testes e repórter brasileira de Motocross, Vanessa Faria (@vansfaria), concedeu uma entrevista em primeira-mão para o Moto.com.br. Ao longo de sua conversa com o entrevistador Marcio Viana, a paranaense que é apaixonada pelo motociclismo desde os quinze anos, contou como o universo de duas rodas tem se tornado mais equalitário, apresentou suas expectativas para os próximos torneios e confessou qual sua moto favorita; confira a entrevista na íntegra.
Marcio Viana (Moto.com.br): Vans, obrigado por topar fazer este bate-papo do aeroporto com a gente. Quero começar a nossa entrevista entendendo quando e por que você começou no setor do motocross.
Vans Farias: Eu comecei há cerca de oito anos. No começo, eu não pretendia trabalhar com motocross, eu só gostava de viajar de moto. Assim que eu entendi que poderia ser uma oportunidade de trabalho, eu não sabia o direcionamento que eu queria tomar nisso, como seria o mercado e etc. Eu pensava assim: “Ah, eu vou criar conteúdo, viajar de moto, testar uma moto ou outra de algum amigo ou de alguma marca”. Só que realmente isso foi crescendo e cada vez mais nomes femininos passaram a surgir. No último final de semana, estive pela primeira vez em um teste pela Honda que teve uma turma 100% feminina. Há sete anos, era comum que tivessem 2 mulheres entre 20 caras. Para mim, essa nova dinâmica é muito gratificante.
Marcio Viana (Moto.com.br): Você viaja muito, acompanha torneios e campeonatos com frequência. As mulheres têm se engajado mais com esses eventos?
Vans Farias: Eu acho que é importante que os eventos proponham integrações como a feita pela Honda. Às vezes a gente não consegue se aproximar tanto ao longo da correria do dia a dia, mas quando o próprio evento propõe é mais simples. Esse teste em específico foi bom para que os nomes femininos do universo se aproximassem e a gente se conhecesse mais, o que contribui para gerar mais engajamento. Preciso dizer que essas meninas são guerreiras e as histórias delas têm que ser cada vez mais conhecidas.
Vans Faria - Reprodução
Marcio Viana (Moto.com.br): E, no seu caso, como conciliar a vida de jornalista, com o motociclismo e a carreira de influencer?
Vans Farias: Muita gente fala “Ah, vans, mas você só testa moto, você só anda de moto 9, nossa, que trabalho bom, que trabalho fácil, só que não é fácil, né?”. Como eu faço tudo isso que você disse ao mesmo tempo, quando eu estou em evento, tenho que andar, falar, editar e nesses períodos ainda viro muitas noites editando vídeos e correndo atrás de informações. Minha profissão é muito gratificante, mas cansa e é trabalhosa também.
Por isso, queria destacar a importância de contar com meus parceiros, que me abriram portas para o mercado de motos e de velocidade, por exemplo. A galera me vê e acha que comecei sozinha, só que eu não estaria aqui se não fosse pelos meus parceiros que eu seleciono a dedo. Não são muitos, tá? Muita gente acha que eu estou com 1000 marcas, não é assim, são poucos, mas que tem a ver comigo. No segmento de motos, por exemplo, os lubrificantes Mobil™ sempre buscam trazer a representatividade, como no trabalho Motoboys do Brasil, em que se falou sobre importância dessa profissão. Essa é uma parceria pela qual eu sou grata, porque me abriu portas. Se se não fosse por eles eu não teria tido como viajar tanto e conhecido tanta gente bacana.
Marcio Viana (Moto.com.br): Outubro é um mês de celebração de diversas pautas femininas, como funciona sua relação com as marcas nesses períodos?
Vans Farias: Bom, outubro realmente é um mês em que todas as marcas querem demonstrar seu comprometimento com o público feminino. Eu tenho a sorte de estar com marcas fortes, como os lubrificantes Mobil™, que me abriram mercados, e com elas fica fácil de falar dentro desse tipo de campanha. As marcas que estão comigo hoje tem a ver com meu estilo, com meu jeito, e muitas campanhas são pensadas em conjunto. Destaco a de outubro rosa, que tem uma importância fundamental. Nesse caso, não adianta só fazer uma propaganda, é preciso mostrar que a gente tem que realmente é fazer.
Vans Faria - Reprodução
Marcio Viana (Moto.com.br): Qual a expectativa para o MXoN 2024?
Vans Farias: Eu acho que este ano no MXoN temos um time dos sonhos e temos que torcer para o Brasil ter um bom desempenho. Não podemos falar que é fácil, porque a gente sabe que lá fora é outro nível, eles investem mais no esporte, e a gente ainda quer chegar nesse nível. Vai ser desafiador, mas ao mesmo tempo a gente vai curtir. É um campeonato em que eu fui ano passado pela primeira vez e eu falei que eu quero ir sempre, porque é muito bom e é reconhecido como a copa do Motocross mundial.
Marcio Viana (Moto.com.br): Depois do MXoN 2024, quais são os planos, Vans?
Marcio Viana (Moto.com.br): Para fechar a nossa entrevista, queria ouvir qual moto cai para você como o sapato da Cinderela, é sua favorita?
Vans Farias: Olha, é a pergunta que mais me fazem e é a pergunta que eu acho mais difícil, porque assim comecei, eu tinha uma Harley, mas eu já fiz trilha quando era pequenininha com os meus primos do Motocross, então eu acho que o Motocross sempre foi meu sonho, mas não dá para andar com uma moto dessas na rua, né?! Por isso, vou responder a que tem me feito me sentir mais confortável, que é a Big Trail, com ela eu viajo sem cansar.
Fonte: - Equipe MOTO.com.br
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