"A Folia de Reis é uma festa e tradição popular católica muito celebrada em alguns estados do Brasil, como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Também conhecida como Reisada ou Festa de Santos Reis, a festa ocorre entre os dias 24 de dezembro, véspera de Natal, e 6 de janeiro, Dia de Reis. Relembrando a visita dos reis magos ao menino Jesus, a festividade engloba músicas, orações, danças, roupas, acessórios e muitas comidas típicas em toda a sua realização."
"Origem da Folia de Reis"
A Folia dos Reis é uma celebração de origem espanhola e portuguesa. Há estudiosos que defendem que a celebração tenha chegado ao Brasil ainda durante o período de colonização. Dessa forma, a Folia dos Reis pode ter sido usada como forma de catequização dos povos indígenas.
A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
A Folia de Reis dura 12 dias, do dia 24 de dezembro, antes do nascimento de Jesus, ao dia 6 de janeiro, data da chegada dos reis a Belém.
Como é celebrada a Folia de Reis?
O grupo de Reisado é formado por um embaixador, contramestre, palhaços, alferes, foliões e os três reis magos. É comum que eles desfilem pelas ruas e visitem as casas daqueles que desejam receber a visita do grupo.
Nas visitas e no desfile, há músicas típicas, danças e bençãos. É comum que os grupos de folia façam viagens durante o período da tradição, percorrendo toda a cidade, zonas rurais e mesmo realizando um trajeto entre cidades. Nesse caso, a tradição também inclui os “pousos”, que são a hospedagem dos grupos em casas ou fazendas. A hospedagem inclui comida e toda a celebração com música, bênçãos e dança.
Cada grupo possui sua própria bandeira, que é levada durante toda a festa. Em alguns locais, é comum demonstrar respeito pela bandeira, beijando e tocando-a. Quando os foliões entram nas casas, aquele com a bandeira a leva a todos os cômodos, simbolizando as bênçãos para o recinto.
As roupas usadas pelos foliões sempre são coloridas. Os instrumentos musicais mais utilizados são a viola, reco-reco, sanfonas, pandeiros e gaitas.
A sanfona é um dos principais instrumentos utilizados na Folia de Reis. [2]
→ Músicas tradicionais da Folia de Reis
Uma música tradicional da Folia de Reis é a música Hino de Reis. Confira a letra:
Vinte e cinco de dezembro
Quando o galo deu o sinal
Que nasceu o menino Deus
Numa noite de Natal... ai, ai
A estrela do Oriente
Fugiu sempre dos judeus
Pra avisar os três santos
Que o menino Deus nasceu... ai, ai
Os três reis quando souberam
Viajaram sem parar
Cada um trouxe um presente
Pro menino Deus saudar... ai, ai
Nesse instante no ranchinho
Passou a estrela da guia
Visitou todos os presentes
Onde o menino dormia... ai, ai
Deus lhe salve a casa santa
Onde é sua morada
E aqui mora o Deus Menino
E a hóstia consagrada... ai, ai|1|
Uma outra música tradicional da Folia dos Reis é a Folia do Divino. Confira a letra:
Senhor e dono da casa, vai chegando a folia
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria
Vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria, ai, ai, ai
Senhor e dono da casa, se não for muito custoso
Vem abrir a sua porta que nós viemos de pouso
Vem abrir a sua porta que nós viemos de pouso, ai, ai, ai
Nosso corpo quer descanso, nós precisamos dum canto
Nossa arma quem vigia é o Divino Espírito Santo
Nossa arma quem vigia é o Divino Espírito Santo, ai, ai, ai
Senhor e dono da casa, a folia vai saindo
Fica com Deus nosso pai e a proteção do divino
Fica com Deus nosso pai e a proteção do divino, ai, ai, ai|2|
Comidas tradicionais da Folia de Reis
A comida da Folia dos Reis é um elemento importante da festividade. Seja no almoço ou na janta, a festividade é caracterizada por um grande banquete de comida regional e caseira.
O cardápio pode variar, mas costuma-se encontrar arroz, feijão (de caldo, tropeiro ou cozido com carne), macarronada, carnes (de frango, suínas ou bovinas) e verduras, variando de acordo com o estado. Em Goiás, por exemplo, pequi e guariroba são comuns.
Como trata-se de uma festividade religiosa, os fiéis costumam fazer doações de alimentos e de dinheiro para a refeição ou até mesmo se disponibilizar para cozinhar."
Fonte: Brasil Escola.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário