Levamos BMW F 850 GS Adventure e Triumph Tiger 900 Rally Pro para uma disputa de alcance e consumo de gasolina
Quem compra uma big trail com tanque para 20 litros ou mais certamente quer viajar sem se preocupar com reabastecimentos frequentes. Esse é o motivo da existência da BMW F 850 GS Adventure, com seu tanque para generosos 23 litros, e do desenvolvimento da concorrente Triumph Tiger 900 com um tanque de 20 litros em todas as versões.
A importância da autonomia nessa categoria de motos, talvez mais até do que o peso do consumo no bolso (afinal, para tê-las é preciso gastar respectivamente R$ 77.690 e R$ 82.500), foi o motivo de incluirmos as duas na nossa série de testes Desafio de Consumo Mobil. Os dois modelos topo de linha (a Tiger na versão Rally Pro) rodaram juntos, ao mesmo tempo e nas mesmas velocidades na pista, com aferição dos resultados por um engenheiro especialista em testes de desenvolvimento de produto para fabricantes.
Começamos pela medição de consumo rodoviário a 100 km/h, possível de ser mantido sem variação graças ao circuito oval com duas retas paralelas de mais de 1 km ligadas por curvas de raio amplo. As duas rodaram em 6ª marcha, mas apesar de a Tiger manter quase 500 rpm a menos que a GS, a 4.000 rpm, nesta primeira medição a BMW ainda conseguiu consumir menos, foram 18,26 km/litro de gasolina contra 17,31 km/litro da Triumph rondando simultaneamente na pista.
No circuito urbano
Seguimos para os testes que simulam uso urbano. Como as condições de tráfego variam, existe uma norma técnica usada por fabricantes e engenheiros que padroniza esse tipo de medição e, portanto, garante que os veículos são testados sob as mesmas condições. Usamos o roteiro definido pela norma técnica SAE J1072 para simular o trânsito na cidade com suas variações de velocidade, paradas em semáforo e acelerações, sempre sob as condições controladas da pista de testes.
Para isso, um carro foi à frente das motos guiando os pilotos para que acelerassem na velocidade correta, freassem e retomassem velocidade nos momentos previstos na norma. Aqui é importante lembrar que a GS tem uma característica de projeto favorável, que é o motor de 2 cilindros paralelos em vez dos 3 cilindros da Tiger, que rende mais torque (9 kgf.m a 6.250 rpm e 8,87 kgf.m a 7.250 rpm) e menos potência (80 cv a 6.250 rpm e 95 cv 8.750 rpm). Mais torque disponível em todos os regimes de rotações é fundamental para consumir menos combustível.
O resultado no circuito urbano consolidou a BMW como mais econômica, rodando 16,84 km/litro contra 15,05 km/litro da Triumph. Assim a média mista dos dois tipos de uso ficou em 17,55 km/litro com a BMW F 850 GS Adventure e 16,18 km/litro com a Triumph Tiger 900 Rally Pro. Com todos os resultados em mãos, nos diferentes tipos de uso, podemos responder à questão inicial sobre qual tem o maior alcance: com o tanque para 23 litros a GS pode rodar 420 km sem reabastecer, já a Tiger 900 com seus 20 litros percorre até 346 km.
Para quem busca menor consumo e maior alcance a F 850 GS Adventure é a resposta. Por outro lado, quem busca um pouco mais de performance e velocidade on-road encontrará na Tiger 900 a opção ideal.
Fonte: Revista Duas Rodas
Nenhum comentário:
Postar um comentário