Consagrada por seu forte apelo off-road, modelo Yamaha Lander 250 cc 2016 fica ainda mais completo com a nova geração do sistema bicombustível da marca.
O modelo 2016 da Lander 250 ficou ainda melhor. Além do forte apelo off-road, alusivo aos modelos de competição da Yamaha, a motocicleta de 250 cc agora conta com a nova geração do sistema BlueFlex, que permite abastecer a motocicleta com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis.
E, para coroar a mudança, a Lander 250 recebeu novo painel, piscas cristal e grafismos ainda mais impactantes aplicados às novas cores branca e cinza, que se somam às opções azul e laranja, já disponíveis.
O estilo trail com disposição para encarar terrenos desafiadores, já impresso no DNA dos modelos da Yamaha, ainda é a característica mais marcante da Lander 250. Logo, a robustez conferida pelo para-lama alto, pelas rodas raiadas e o garfo dianteiro com protetores de borracha, continua presente. Bem como a agilidade conferida por seu porte esguio.
Com preço sugerido de R$14.150,00 + Frete, a Lander 250, que estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de julho, continua oferecendo excelente relação custo-benefício. Disponível em versão única.
Motor bicombustível
A nova Lander 250 é equipada com motor monocilíndrico de 249,45 cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC) e de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo.
O motor com pistão forjado e cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor é capaz de gerar até 20,7 cv quando alimentado com gasolina e 20,9 cv com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm.
O torque máximo, por sua vez, é de 2,10 kgf.m com etanol e 2,09 kgf.m com gasolina, disponíveis a 6.500 giros.
A nova geração do sistema BLUEFLEX traz novo e moderno painel totalmente digital com iluminação em LED vermelho, ainda traz outra novidade: indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetro com funções: total e duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (de reserva de combustível), relógio e tacômetro de excelente visualização, além das luzes de indicadores (piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor).
A Lander 250 passa a adotar a luz BlueFlex no painel. Esta, quando acesa de maneira permanente, indica que o Sistema Yamaha de Segurança está em funcionamento. Nessa situação, o condutor deverá aguardar que a luz BlueFlex se apague para engatar uma marcha. Caso o mesmo engate uma marcha com a luz acesa o motor será desligado automaticamente pelo sistema.
Ciclística off-road
A Lander 250 é montada sobre um quadro tipo berço semi-duplo em aço e traz balança traseira Monocross com link com curso da roda de 220 mm.
Já a suspensão dianteira, está presa por um garfo telescópico, com 240 mm de curso. Já o sistema de freios é hidráulico, com disco em ambas as rodas, sendo o dianteiro com diâmetro de 245 mm e o traseiro com 203 mm.
| FICHA TÉCNICA YAMAHA XTZ250 LANDER | |
| Motor | SOHC 2 válvulas |
| Refrigeração a Ar | |
| 4 Tempos | |
| Cilindrada (cm³) | 249,45 |
| Quantidade de cilindros | 1 |
| Diâmetro X curso (mm) | 74 x 58 |
| Taxa de compressão | 9,8:1 |
| Torque máximo (kgf.m/rpm) | 2,1 / 6.500 Etanol2,09 / 6.500 Gasolina |
| Potência máxima (cv/rpm) | 20,7 / 8.000 Gasolina |
| 20,9 / 8.000 Etanol | |
| Sistema de partida | Elétrica |
| Sistema de lubrificação | Cárter Úmido |
| Capacidade de óleo do motor (L) | 1,55 |
| Tipo de combustível | Gasolina / Etanol |
| Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva) | 11 (4,3L) |
| Alimentação | Injeção Eletrônica |
| Sistema de ignição | TCI |
| Bateria | 12V 6 Ah |
| Transmissão primária | Engrenagens |
| Transmissão secundária | Corrente |
| Embreagem | Multi-disco |
| Úmida | |
| Câmbio | 5 velocidades |
| Relação de marchas: | |
| 1ª | 36/14 = 2.571 |
| 2ª | 32/19 = 1,684 |
| 3ª | 28/22 = 1,273 |
| 4ª | 26/25 = 1,040 |
| 5ª | 23/27 = 0,852 |
| Ângulo de caster | 26º 30′ |
| Tipo de chassi | Berço semi-duplo |
| Trail (mm) | 103 |
| Pneu dianteiro | METZELER 80/90 – 21 M/C 48S |
| Pneu traseiro | METZELER 120/80 – 18 M/C 62S |
| Ø do freio dianteiro (mm) | 245 |
| Ø do freio traseiro (mm) | 203 |
| Comprimento total (mm) | 2.125 |
| Largura total (mm) | 830 |
| Altura total (mm) | 1.180 |
| Altura do assento (mm) | 875 |
| Altura mínima do solo (mm) | 275 |
| Peso líquido (motocicleta + fluidos e tanque cheio) (kg) | 143 |
| PBT (peso líquido + 2 pessoas + capacidade de carga (kg) | 310 |
| Raio mínimo de giro (mm) | 2.000 |
| Distância entre eixos (mm) | 1.390 |
| Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
| Suspensão traseira | Balança traseira tipo Monocross com link |
| Curso da suspensão diant.(mm) | 240 (suspensão) / 240 (roda) |
| Curso da suspensão tras. (mm) | 68 (suspensão) / 220 (roda) |
Fonte: Moto Esporte (postado em São Borja-RS)

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