Quando sair de casa neste domingo, para votar, o rondoniense e o brasileiro vão às urnas muito mais do que apenas para cumprir uma obrigação legal. Vão usar sua principal arma, o título eleitoral, para dizer exatamente o que querem do nosso Estado e do nosso Brasil. Vão mandar um recado, afirmando que querem mudanças lá e aqui ou se querem que se mantenham os atuais mandatários, para dar continuidade ao que começaram. Não há mais como ficar em cima do muro. A hora de tomar partido chegou! Em Rondônia, Confúcio Moura mostrou o que fez e o que pretende fazer, caso reeleito. Expedito Júnior também disse a que veio e o que promete realizar, caso seja ele o vencedor. Pelo Brasil, Dilma Rousseff quer mais quatro anos, alegando que fez muito e que vai fazer muito mais. Aécio disse que poderia ter sido feito mais para transformar o país e que ele tem a receita para isso. O brasileiro ouviu com atenção as propostas, debates, discussões, ataques e até as baixarias. O rondoniense também acompanhou tudo e está pronto para decidir. E estamos mesmo prontos, armados com nosso título, para escolher nosso futuro.
O que é importante é que se tenha um domingo de paz e democracia. Que se tenha um dia de comemoração dos avanços da cidadania e do respeito ao que a maioria decidir. Que tenhamos a inteligência e o tirocínio para escolher os melhores, aqueles que possam melhorar nossas vidas; que possam unificar Rondônia e o Brasil, depois de uma disputa tão acirrada e tão cheia de divisão. Que tenhamos serenidade para decidirmos certo. E que, dos vencedores que saírem das urnas, tenhamos, a maioria, decidido por aqueles que realmente vão pensar mais em nós do que neles mesmos e seus grupos. Comemoremos a democracia com nosso voto consciente e decente. O resto, pertence apenas ao futuro...
NÃO VAI DAR ZEBRA - Embora os ataques e contra ataques tenham se acentuado nos últimos dias da campanha, ao menos até poucas horas antes do Dia D não havia surgido nenhuma novidade bombástica, que pudesse mudar alguma coisa na última hora. Pelo menos na disputa pelo Governo de Rondônia. Confúcio Moura e Expedito chegam à decisão com chances iguais, embora o volume de campanha da turma governista tenha crescido muito na fase final da corrida. Não há como fazer qualquer prognóstico. Pode dar um ou outro, que não será considerada zebra...
ÚLTIMAS HORAS - Confúcio bateu na tecla de que precisa mais quatro anos para terminar tudo o que começou. Expedito repetiu que pode fazer muito e mais rápido. No último debate, na TV Rondônia/Globo, os ânimos subiram um pouco, mas nada que pudesse ser considerado fora do controle, em termos de confronto político. A campanha terminou. Agora, é a correria de última hora e a batalha no dia da eleição. A torcida de toda a coletividade é que vença o que for melhor para Rondônia e para o seu povo.
ABAIXO DO SUPORTÁVEL - Guerra duríssima e sem trégua, mesmo, está acontecendo na disputa pela Presidência da República. Os ataques pessoais diminuíram um pouco nos últimos dias, até por pressão da Justiça Eleitoral e da própria opinião pública, mas nas redes sociais a baixaria foi desenfreada. Partidários de Dilma Rousseff e de Aécio Neves levaram o confronto para muito abaixo de qualquer limite que seria suportável. Pesquisas que ninguém mais acredita, continuam pululando, dando vitória a um ou outro. Seja quem for o novo Presidente, o país sai rachado das urnas.
COMANDO DA ASSEMBLEIA - Claro que muita água vai rolar ainda embaixo da ponte. Mas as conversações existem sim. Se Confúcio Moura for o governador, a pressão na Assembleia Legislativa é para que seu atual vice e deputado eleito, Airton Gurgacz, seja o novo presidente da Casa. Se o eleito for Expedito Júnior, o nome apoiado pelo Governo será do ex-prefeito de Alvorada do Oeste e novo deputado Laerte Gomes. Claro que se forem perguntados, todos os envolvidos vão negar a existência de pré acordos neste sentido. Mas a coluna garante que eles existem.
ORGULHO - Notícia que merece comemoração dos rondonienses: o procurador geral de Justiça do Estado, Héverton Alves de Aguiar, foi reconduzido, por decisão unânime, para presidir o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG). A atuação de Héverton tem sido destacada nacionalmente, por sua postura de combate duro ao crime organizado. É daquelas personalidades que enchem Rondônia de orgulho!
TOQUE DE HUMOR - Um pouco de humor, no domingo da eleição, não faz mal. Dizem que algumas dessas frases saíram de provas de redação do Enem, mas pode ser que sejam apenas coisas criativas que aparecem eventualmente nas redes sociais. Veja só: “O célebros é muito espantoso: hoje em dia ele é usado até pelos pobres.” “O Hino Nacional Francês se chama La Mayonèse.” “Segundo a Mitologia Grega a deusa do amor era a deusa Viagra.” “Os escravos dos romanos eram fabricados na África, mas não eram de muito boa qualidade”. “D. João sexo era um ditador dinamarquês que impediu a revolução russa.” Sensacional!
PERGUNTINHA - Os brasileiros terão o que comemorar no final da tarde deste domingo ou teremos que nos preparar para quatro anos de lamentos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário