SÓ NOS RESTA TER ESPERANÇA NO FUTURO,
POR QUE AGORA, A PROTEÇÃO É PARA O MAL
Um dia, no futuro, quando se estudar o que levou o Brasil a viver uma época terrível de violência contra as pessoas de bem, os livros certamente ensinarão que a grande culpa foi dos políticos, que faziam as leis e dos governos, que as aceitavam passivamente, esquecendo a grande maioria do seu povo para priorizar os direitos dos bandidos. Será difícil, para os brasileiros do futuro, compreenderem como se permitiu que uma minoria, sob a espada da violência, pudesse ter tanto poder, tanta proteção, tantas facilidades, quando presos, mesmo que tivessem cometido os mais tenebrosos crimes. Se saberá, ao se contar a verdade, que tudo começou quando a democracia voltou ao país, depois de longos anos de ditadura. Tentando proteger-se sobre perigos que poderiam vir de novo, os políticos fizeram uma panaceia de leis de autoproteção, mas cometeram o erro capital de estendê-las aos criminosos comuns. Somaram-se a isso os oportunistas, os defensores dos direitos humanos dos bandidos (que também, lá na frente, serão julgados pela História) e, obviamente, pelos que eram aliados do crime. No final, se entenderá como nos anos 80 e 90 e no das décadas iniciais do século 21, a população brasileira ficou refém do crime.
É claro que essas excrescências impostas em forma de terror diário a milhões de cidadãos, que querem apenas tocar suas vidas, um dia terão que acabar, senão o país pode se transformar num centro mundial da maldade e do domínio do crime sobre a legalidade. Só nos resta a esperança, portanto, de que daqui a algum tempo, não se sabe quanto, o que valha no Brasil seja a decisão de proteger a grande maioria e não beneficiar apenas uma minoria de criminosos. E esperar que nossos netos tenham a sorte de viver numa sociedade muito mais segura, onde bandido apodrece na cadeia e os de bem podem andar livres pelas ruas e seguros dentro de suas casas.
ESTAVA NA HORA!
O Ouvidor Geral da Assembleia, deputado Ribamar Araújo, do PT, apresentou projeto de resolução que cria o Código de Ética e Decoro Parlamentar. Até agora, esse negócio não existia, mas a Operação Termópilas determinou que tais medidas fossem pensadas e tomadas. Ribamar diz que até agora a ALE não conta com mecanismos legais para investigar e punir eventuais transgressões de parlamentares. Tanto que o que guiará a Comissão Processante, no caso da Termópilas, será o Código praticado na Câmara Federal. Não poderia ter surgido em hora melhor essa medida do combativo Ribamar.
CARA DE PAU
As chuvas que não param, na Capital, determinou que a Prefeitura fizesse novamente uma limpeza geral no Canal dos Tanques, que atravessa a cidade por quilômetros. Precisa fazê-lo seguidamente, porque a população joga de tudo no canal, esquecendo que é um tiro no pé. Tudo o que é acumulado nele, acaba impedindo o fluxo normal das águas e jogando o lixo de volta dentro das casas. O poder público tem responsabilidade sobre o problema, mas os moradores também, na mesma proporção. Protestar contra as inundações enquanto joga entulhos nos canais e arroios é pura cara de pau...
ESPERANÇA PAULISTANA
A entrada de José Serra na corrida pela Prefeitura de São Paulo mudou todo o quadro. Na primeira pesquisa com o nome dele, Serra já tem 13 pontos a mais que o segundo colocado, Celso Russomano. Pode ser a única esperança para que os paulistanos não repitam a loucura de eleger Tiririca, grande humorista mas um zero a esquerda em relação ao preparo para comandar a maior cidade brasileira. Na Câmara Federal já tem mesmo muita porcaria, aí pode, mas para administrar São Paulo, aí a história é outra.
PRISÕES TARDIAS
Grupos fortemente armados, desrespeitando inclusive decisões judiciais de reintegração de posse, invadem há logo tempo, fazendas e terras na região de Chupinguaia e Vilhena. Dois líderes dos crimes, o vereador Roberto Ferreira Pinto, de Chupinguaia e o líder dos trabalhadores rurais das duas cidades, Udo Whalbrink, conhecido como Patrão, foram presos esta semana. Vários outros criminosos já foram identificados, mas continuam soltos, prontos para novas ações.
CADEIA MOMENTÂNEA
O grupo liderado pelos momentaneamente presos, praticaram uma série de crimes, debocharam da polícia e da Justiça, mas quem acredita que irão ficar longo tempo atrás das grades? Só quem acredita também em Papai Noel e Cegonha. Nesta terra em que os criminosos têm mais direitos que as pessoas de bem, invasor armado pode fazer o que quiser. Se houver reação do dono da terra, aí sim, dá cadeia.
MAIS QUE UM POR HORA
Mais de um ferido – alguns com gravidade – por hora, no trânsito de Porto Velho, em apenas três dias, de sexta até segunda-feira de manhã. Por sorte ninguém morreu, graças ao trabalho incansável das equipes do Hospital João Paulo II, que realizaram mais de 25 cirurgias, salvando muitas vidas. Além do desleixo dos motoristas, dos abusos, da alta velocidade, dos motoqueiros, que são as maiores vítimas, muitos dos feridos se envolveram em acidentes causados por motoristas atingidos pelo raio: o raio do álcool...
PERGUNTINHA
Quantos candidatos vão ser oficializados lançados pelos mais de 20 partidos, para disputar a Prefeitura de Porto Velho?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário