sábado, 25 de novembro de 2023

Shara 300 ou Lander 250, qual a melhor? Veja o comparartivo

 A disputa Honda e Yamaha protagoniza o universo duas rodas no Brasil desde os anos 1970. E, agora, está prestes a escrever um novo capítulo. Afinal, a nova geração da XRE é superior à veterana XTZ 250? Qual é melhor, Sahara 300 ou Lander 250? Vamos ver.

 

Sahara 300 ou Lander 250

lançamento da Sahara aconteceu na última semana. É uma moto nova, não apenas uma atualização visual da antiga XRE. Na prática, mantém o design já conhecido, mas adota conjunto mecânico inédito, baseado nas CRF 250F e CB 300F. Se o visual lembra bastante a antecessora, no desempenho devemos ter um produto nitidamente superior – mais ágil, econômico e com melhor aceleração. Porém, ainda não foi possível rodar na novidade.

sahara 300 ou lander 250

Muito mais que uma atualização visual, a Sahara 300 é uma nova geração da XRE. Só falta saber seu preço

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Já a Lander 250 é uma veterana no mercado. Lançada em 2006, teve uma atualização em 2018 (assim como a XRE, em 2019), quando ganhou novo visual, carenagens e alguns recursos eletrônicos. Porém, a base mecânica permanece quase inalterada ao longo dos últimos 17 anos. Apesar de simples, é uma moto competente e que possui uma invejável fama de durabilidade.

sahara 300 ou lander 250

Robusta e confiável, a Lander 250 é uma das motos mais vendidas da história da Yamaha no Brasil

 

Comparativo: Sahara 300 ou Lander 250

Quem leva:
ProjetoA Sahara tem um projeto mais moderno. Deriva da CRF 250F, lançada em 2018. Já a Lander é baseada na Fazer de 2005 e, ao contrário da street, nunca recebeu atualizações mecânicas profundas. Ponto para a Honda.
MotorApesar da indiscutível durabilidade, a Lander 250 tem números inferiores. São 20,9 cv de potência e 2,1 kgf.m de torque contra 25,2 cv e 2,74 kgf.m da Honda. A construção de ambos é similar: OHC, com arrefecimento a ar. Vantagem para a Honda.
CâmbioUma das principais críticas à Lander é o câmbio de 5 velocidades, que prejudica o desempenho em estradas. Após sofrer do mesmo mal por 15 anos com a XRE, enfim a Honda adicionou um de 6 velocidades à Sahara. Ponto para ela.
TecnologiaCom um projeto mais recente, é obrigação da Sahara ter mais tecnologia. Diferente da Lander, tem ABS nas duas rodas, embreagem assistida e deslizante, iluminação full-LED, tomada USB-C e sinal de frenagem de emergência (ESS).
DesignAs duas motos têm visual contemporâneo, bom nível de acabamento e parecem usar materiais de qualidade. Se escolhêssemos alguma delas, estaríamos sendo tendenciosos. Empate.
ConfortoAmbas têm suspensões de longo curso, banco largo e posição de pilotagem ereta. A Sahara se diferencia por oferecer bolha elevada e carenagens maiores no tanque, prometendo mais proteção aerodinâmica. Mas ainda precisamos rodar com a Honda para ver se, na prática, é realmente superior à Yamaha.
Cores e versõesA Sahara falha por oferecer apenas uma cor em cada versão, limitando as opções ao comprador. Porém, tem três versões, com grafismos e até itens de série exclusivos. Na Yamaha há três cores, mas em versão única. Pequena vantagem para a Honda.
Consumo e top speedA Lander tem bons números de consumo, frequentemente fazendo mais de 32 km por litro. A CB 300F, de quem a Sahara adota o motor, registra dados próximos. Porém, só será possível cravar qual a melhor trail após um teste completo com a Sahara. O mesmo acontece com o top speed. Por enquanto, é preciso esperar.
Pós-vendaComo se não bastasse a boa fama da Lander quanto à resistência, ainda tem garantia de 4 anos (contra 3 da Sahara) e Revisão Preço Fixo. Ou seja, com maior assistência, o consumidor roda mais tranquilo. Ponto da Yamaha.
PreçoA Honda irá revelar o preço sugerido da Sahara nesta semana, porém, os concessionários têm liberdade para precificar seus próprios produtos. Logo, o que realmente importa é o preço médio de mercado (fipe), algo que devemos ter apenas em meados de janeiro. Para referência, a atual XRE costuma ser encontrada por R$ 30.000 nas lojas. Já a Yamaha, sabemos que custa aproximadamente R$ 26.700 ao consumidor. Entre o certo e o duvidoso, vitória (ao menos provisória) da Lander.

 

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Vantagens da Sahara 300

Baseado na CRF 250F, o projeto da Sahara 300 é cerca de 10 anos mais novo que o da Lander, com raízes na Fazer de 2005. Naturalmente, isso dá à Honda uma série de vantagens em relação à Lander.

sahara 300 ou lander 250

Sahara promete mais agilidade e economia que a antiga XRE. Também, melhor aceleração e menos vibrações. Outra vantagem será na estrada, com câmbio de 6 velocidades

 

Câmbio de 6 velocidades, embreagem assistida e deslizante, chassi de berço semi-duplo e motor com menos vibração são algumas vantagens mecânicas da Sahara em virtude do projeto mais jovem. Também se sai melhor no quesito tecnologia, com tomada USB-C, iluminação full-LED e painel mais completo, herdado da CB 300F Twister. Ainda tem outros mimos, como aros em alumínio.

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Vantagens da Lander 250

Não é por ficar atrás em alguns tópicos que a Lander é uma moto ruim – longe disso. Seus ótimos números de vendas ao longo dos anos consolidam a boa aceitação do modelo. Aliás, em 2023 ela chegou a ser a moto mais emplacada da Yamaha no Brasil em diversos meses. É, sem dúvidas, um sucesso.

Lançada em 2006 e atualizada em 2018, a Lander é uma boa moto para transpor desafios sem medo de ficar pelo acostamento

Um dos pilares do seu êxito é a durabilidade, sobretudo do motor SOHC de 249 cm³. Se não impressiona pela aceleração, é sinônimo de tranquilidade, afinal a chance do proprietário ficar no acostamento por problemas mecânicos é quase nula. E é econômico, também.

Além disso, a Lander é uma trail competente. Alta, esguia e com ótima altura do solo, transpõe qualquer obstáculo. Ainda, é confortável na estrada e passa como poucas entre os carros no caos urbano. É uma versátil como uma boa trail deve ser.

Uma prova de que a Lander precisa ser atualizada está na Crosser. Mesmo menor e mais barata, a XTZ 150 tem uma série de tecnologias que ainda não chegaram à 250 cc

Porém, carece de atualizações. A falta de renovação é inegável ao comparar com novas rivais como a Sahara e até com produtos da própria Yamaha. Mesmo a Crosser 150, menor a mais barata que a Lander, tem atributos que faltam na 250. Por exemplo: tomada 12V, farol com canhão em LED e painel completo, com indicador de marchas e função eco. Por isso a Lander deve – e precisa – mudar em breve.

 

Preço: Sahara 300, Versys ou GS 310?

Apesar de promissora, a Sahara 300 tem um projeto simples – com motor de arrefecimento a ar, pneus com câmara e suspensões convencionais, por exemplo. Por isso, segue sendo rival direta da Lander 250 e deve ter preço próximo à Yamaha.

sahara 300 ou lander 250 preço

A Sahara é uma moto interessante e que pode estabelecer novos recordes de vendas. Mas, para isso, precisará de preço competitivo. Nas lojas, tem de estar mais próxima da Lander que de rivais superiores

preço sugerido da Honda será revelado na próxima sexta, 24 de novembro. Entretanto, a distribuição do modelo às lojas deve acontecer progressivamente até janeiro, quando teremos uma média de seu preço nas lojas. E, para o consumidor, é o valor médio de mercado o que realmente importa.

Atualmente, a XRE 300 tem preço sugerido na casa dos R$ 26 mil, mas costuma ser negociada por cerca de R$ 30 mil nas concessionárias. Caso o fenômeno se repita com a Sahara, o preço final pode acabar encostando em produtos tecnicamente superiores, como Kawasaki Versys X-300 e BMW G 310 GS, vendidas por R$ 36.400 e R$ 38.300.

Na casa dos R$ 35 mil o consumidor passa a contar com opções superiores, incluindo motos com arrefecimento a líquido, dois cilindros, 40 cv de potência e suspensão invertida. Surgem nomes como Versys 300, GS 310 e Scrambler 400X

Além disso, o mercado está recebendo novas concorrentes. A Royal Enfield apresentou a Himalyan 450 no exterior e já confirmou o modelo para o Brasil. Também está chegando a Scrambler 400X, da Triumph. Ambas com potência na casa dos 40 cv, motor de arrefecimento a líquido e suspensão dianteira invertida, entre outras tecnologias ausentes na Sahara. Por essas e outras é que o preço final será determinante para o sucesso da nova Honda no país.

Fonte: Guilherme Augusto / www.motonline.com.br


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