
Vespa edição de 80 anos. Série resgata elementos estéticos de 23 de abril de 1946. Combina linhas clássicas com tecnologia atual nas Vespa Primavera e Vespa GTS.
Vespa, a tradicional fabricante italiana anunciou uma edição limitada, que marca os 80 anos do registro de patente do modelo original, datado de 23 de abril de 1946. A coleção traz versões exclusivas das linhas Primavera e GTS, com visual que remete aos primeiros modelos da marca.
Vespa GTS - edição de 80 anos - Divulgação
A proposta é reinterpretar o passado sem abrir mão da tecnologia dos modelos atuais (que inclusive estão disponíveis no Brasil), mantendo sistemas modernos de freios e iluminação, e ao mesmo tempo recuperando cores e detalhes históricos.
Design e cores, homenagem ao modelo original
O destaque visual da série é a pintura exclusiva Verde Pastello, tonalidade inspirada no código de cor usado nas primeiras unidades de 1946. A cor foi recuperada dos arquivos históricos da marca, e remete ao período de reconstrução do pós-guerra.
O acabamento da carroceria recebeu tratamento especial, com detalhes pintados no mesmo tom da estrutura principal, incluindo os perfis do escudo, a alça traseira, os espelhos e os comandos. Os elementos metálicos têm acabamento acetinado, criando contraste entre brilho e textura.
Vespa Primavera - edição de 80 anos - Divulgação
Referência histórica
Entre os elementos que evocam o passado estão os novos aros das rodas, pintados em Verde Pastello e decorados com a inscrição Est. 1946 (Fundada em 1946). A série recupera ainda o canal diamantado dos aros e a grade lateral de ventilação na Vespa Primavera 80th, inspirados na Vespa 98, primeiro modelo fabricado pela Piaggio.
O assento segue a proposta clássica, em tom verde escuro, com costuras destacadas, enquanto no escudo frontal aparece a plaqueta comemorativa “80th” e, no logo retrô, o badge especial com o emblema “80 years of Vespa – Est. 1946”.
Edição de 80 anos - detalhe - Divulgação
Tecnologia e desempenho, influência contemporânea
A série mantém o mesmo padrão tecnológico das versões atuais, incluindo o sistema de freios a disco e iluminação em LED, combinando o charme clássico com segurança e desempenho contemporâneos.
Ao longo de oito décadas, a Vespa consolidou-se como um ícone, com mais de 160 versões lançadas desde 1946, mantendo identidade visual e mecânica mesmo com as atualizações tecnológicas.
Primavera - edição de 80 anos - Divulgação
Lançamento e disponibilidade
As edições especiais Primavera 80th e GTS 80th foram apresentadas no último Salão de Milão, como parte das comemorações dos 80 anos, e o lançamento oficial antecede o evento em Roma entre 25 e 28 de junho de 2026.
Vespa comemora 80 anos em Roma - Divulgação
Informações detalhadas sobre tiragem, opções de motorização e disponibilidade por país devem ser divulgadas pela Piaggio nas próximas datas próximas ao evento de celebração internacional.
A marca ainda não divulgou preços, nem confirmou chegada dos modelos comemorativos ao mercado brasileiro. Ao menos até o momento.
Fonte: Tudo de Moto.com.br

.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário