domingo, 25 de maio de 2025

Bajaj salva KTM com 800 milhões de euros e pode virar “dona” da marca austríaca

 featured image

Bajaj salva KTM da crise com investimento bilionário, assume protagonismo na Pierer Mobility e poderá, até 2026, tornar-se controladora da fabricante austríaca.

Bajaj salva KTM em um momento decisivo da história da fabricante austríaca. Com um investimento de 800 milhões de euros — equivalente a mais de R$ 5,2 bilhões — a indiana Bajaj Auto Ltd. interrompe a trajetória descendente da KTM, que vinha enfrentando sérias dificuldades financeiras desde 2024.

Bajaj salva KTM da crise com investimento bilionário - DivulgaçãoBajaj salva KTM da crise com investimento bilionário - Divulgação

O aporte financeiro não só garante a continuidade das operações da marca como reposiciona a Bajaj como possível controladora da Pierer Mobility AG até 2026, abrindo espaço para mudanças estruturais no comando da KTM.

O plano de reestruturação da KTM, aprovado por credores e iniciado ainda em 2024, previa o pagamento parcial de uma dívida que superava 2 bilhões de euros. A Pierer Mobility, holding que controla a marca austríaca, precisava levantar cerca de 600 milhões de euros para atender às exigências desse acordo. Com a entrada de capital vinda da parceira indiana, esse valor foi integralmente assegurado, restabelecendo momentaneamente o fôlego financeiro da companhia.

O CEO da KTM, Gottfried Neumeister, afirmou em comunicado que o investimento representa uma “nova e segunda chance” para a marca, reforçando ainda a permanência das operações industriais na Áustria. A continuidade da produção em Mattighofen e Munderfing, cidades onde estão localizadas as principais fábricas da KTM, é considerada estratégica não apenas para a empresa, mas também para a economia local.

O que motivou o investimento da Bajaj na KTM?

A relação entre Bajaj e KTM já tem mais de uma década. A fabricante indiana detém 49,9% das ações da joint venture Pierer Bajaj AG, sendo, há tempos, uma das principais parceiras comerciais da KTM. O novo aporte, no entanto, reposiciona a Bajaj como possível controladora do grupo.

A motivação principal por trás do investimento é estratégica. A Bajaj busca ampliar sua presença global, sobretudo nos segmentos premium e de alta performance, nos quais a KTM atua com destaque. A injeção de capital garante acesso à engenharia austríaca e consolida a aliança entre os dois grupos, numa tentativa de ganho de escala e de sinergias produtivas.

Bajaj salva KTM da crise com investimento bilionário - DivulgaçãoBajaj salva KTM da crise com investimento bilionário - Divulgação

Além disso, a Bajaj passa a ter a opção de compra dos 50,1% restantes da joint venture, atualmente nas mãos da Pierer Industrie AG. O contrato firmado prevê essa possibilidade até maio de 2026. Se concretizada, a operação tornará a indiana a principal acionista da Pierer Mobility AG.

Veja Também:

Por baixo dos panos: Quais os possíveis lançamentos CFMoto no Festival Interlagos?

Suzuki tem 10 mil de desconto em moto sport-touring neste mês de maio

Será que vai dar certo? Harley-Davidson entra para a MotoGP.

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

A Bajaj vai assumir o controle total da KTM?

Ainda não, mas o caminho está aberto para isso. Embora a estrutura acionária permaneça inalterada por ora, a Bajaj já garantiu o direito de adquirir o controle majoritário da Pierer Mobility AG. A efetivação dessa aquisição depende da aprovação de órgãos reguladores europeus, mas, segundo fontes ligadas ao setor, a tendência é que a negociação avance dentro dos prazos estipulados.

A Bajaj pode assumir o controle total da KTM - DivulgaçãoA Bajaj pode assumir o controle total da KTM - Divulgação

A mudança de comando no grupo também contribui para esse cenário. Stefan Pierer, figura central no desenvolvimento da KTM nas últimas décadas, deixará o Conselho Executivo da Pierer Mobility em junho de 2025, encerrando um ciclo. Com isso, abre-se espaço para uma nova governança, possivelmente com maior influência indiana.

Quais são os impactos no mercado global de motocicletas?

A aliança entre Bajaj e KTM tem potencial para alterar o equilíbrio do mercado global de motos. Com atuação consolidada em mercados emergentes, a Bajaj pode abrir novas frentes comerciais para a KTM, especialmente na Ásia e América Latina. A presença mais forte em países como Brasil e Indonésia, por exemplo, pode ser ampliada com o apoio logístico e comercial da indiana.

Bajaj salva KTM da crise com investimento bilionário - DivulgaçãoBajaj salva KTM da crise com investimento bilionário - Divulgação

No Brasil, a KTM já anunciou planos de inaugurar uma fábrica em Manaus. Com o suporte financeiro da Bajaj, esse projeto ganha maior viabilidade e pode sair do papel nos próximos meses. A produção nacional permitiria maior competitividade de preços, além de facilitar o acesso às linhas de crédito locais e incentivos fiscais.

Do ponto de vista tecnológico, a integração entre as empresas pode acelerar o desenvolvimento de novos modelos, compartilhando plataformas, componentes e processos de produção.

Fonte: Tudo de Moto.com.br

**


Nenhum comentário:

Postar um comentário