A nova BMW R 1300 R foi lançada nesta quinta, 10 de abril de 2025. O destaque maior é para o motor boxer mais potente da marca, juntamente com as novas tecnologias. O design teve mudanças sutis em relação ao modelo anterior, mas ganhou em novas versões. O preço ainda não foi divulgado.
Com apresentação mundial em redes sociais, a nova BMW R 1300 R chega ao mercado como uma atualização importante e que chama a atenção dentro da linha roadster da BMW Motorrad. O seu visual foi levemente redesenhado, mas houve uma evolução técnica do chassi e do motor boxer. A evolução que destacamos é em relação ao modelo R 1250 R, que nunca chegou a ser lançado no Brasil.
Nova BMW R 1300 R foi lançada - Divulgação
O modelo busca atingir um equilíbrio entre esportividade e versatilidade, com tecnologias que melhoram tanto o desempenho quanto o conforto em trajetos urbanos ou longas viagens.
Com um motor mais potente, novos modos de pilotagem, melhorias no sistema de suspensão e uma série de recursos eletrônicos, a BMW R 1300 R se posiciona como uma roadster que mantém as características tradicionais do modelo anterior, mas com avanços que favorecem o desempenho esportivo e a experiência de pilotagem.
Nova BMW R 1300 R foi lançada - Divulgação
Além das modificações mecânicas, a ergonomia foi reconfigurada. O novo posicionamento das pedaleiras e do guidão visa tornar a condução mais ativa, com o piloto mais próximo da roda dianteira, sem sacrificar o conforto. A nova versão também amplia as possibilidades de personalização com uma gama de equipamentos opcionais.
Motor boxer 1300 de 145cv
O motor da BMW R 1300 R é basicamente o mesmo motor que conhecemos aqui com a R 1300 GS, que entrega 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm. Como já dissemos anteriormente, esse motor 1.300 cc, é o motor boxer mais potente já produzido pela marca em série. A nova configuração com maior diâmetro e curso mais curto oferece resposta mais rápida e aceleração consistente, especialmente em médias rotações.
Nova BMW R 1300 R foi lançada - Divulgação
O modelo traz modos de pilotagem “Rain”, “Road” e “Eco”, com a opção “Riding Modes Pro” oferecendo os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”. A tecnologia ShiftCam permite adaptar a atuação das válvulas para otimizar tanto a potência quanto o consumo de combustível.
Suspensão e ciclística
A BMW Motorrad redesenhou o chassi principal da nova versão da roadster utilizando aço estampado, proporcionando maior rigidez estrutural e melhor distribuição de peso. O subquadro traseiro agora é de alumínio fundido, reduzindo o peso e contribuindo para uma pilotagem mais ágil.
A suspensão dianteira utiliza um novo garfo invertido de 47 mm, enquanto a traseira conta com o sistema Evo Paralever II. Já o sistema eletrônico Dynamic Suspension Adjustment (DSA) ajusta automaticamente o amortecimento e a dureza da mola, conforme o modo de condução e as condições da via.
Detalhe da nova roadster da BMW - Divulgação
As rodas em alumínio de 17 polegadas são mais leves que as da geração anterior, o que melhora tanto a aceleração quanto a frenagem. Isso também impacta positivamente na dirigibilidade e na resposta ao comando do piloto.
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Design e versões
A proposta visual da nova BMW R 1300 R é mais agressiva. A linha da moto acompanha as tendências atuais do segmento naked, com linhas mais definidas e componentes de acabamento que reforçam o estilo esportivo. A versão Performance inclui itens como manetes curtos, pedaleiras usinadas e spoiler de motor, atendendo quem busca um visual mais radical.
Racing Blue
Lightwhite
Option 719 Kilauea
Quatro versões são oferecidas: a básica Snapper Rocks metálica; a Exclusive, em Racing Blue metálica; a Performance, em Lightwhite uni; e a Option 719 Kilauea, com acabamento premium em Blackstorm metálica. As diferenças vão além das cores e refletem o pacote de equipamentos disponíveis em cada uma.
Tecnologia e segurança
A nova BMW R 1300 R não deixa de lado o conforto, mesmo com seu apelo esportivo. É possível escolher diferentes bancos com alturas variadas, começando abaixo de 790 mm, o que amplia o alcance para motociclistas de estaturas diferentes.
Entre os recursos de segurança, destacam-se o Controle de Torque de Arrasto (MSR), o sistema de freios com ABS Pro e, como opcional, o pacote Riding Assistant – que inclui controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão frontal.
Detalhe do painel da BMW R 1300 R - Divulgação
O novo farol de LED com formato octogonal oferece melhor visibilidade, e o sistema Headlight Pro ajusta a iluminação conforme a inclinação da moto nas curvas. Outro destaque é a integração do suporte eletrônico para smartphone ou navegador GPS, sem necessidade de chave para travamento.
Ficha Técnica – BMW R 1300 R
Motor: Boxer, 2 cilindros, refrigeração líquida/ar
Cilindrada: 1.300 cc
Diâmetro x curso: 106,5 x 73 mm
Potência máxima: 145 cv a 7.750 rpm=
Torque máximo: 15,1 kgfm a 6.500 rpm
Transmissão: Manual, 6 marchas com embreagem assistida
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido, 47 mm
Suspensão traseira: Evo Paralever II, ajustável eletronicamente (DSA)
Freios: Discos duplos dianteiros com pinças radiais de 4 pistões; disco traseiro com pinça flutuante
ABS: BMW Motorrad Integral ABS Pro
Rodas: Alumínio fundido, 17 polegadas
Altura do assento: A partir de 790 mm
Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 219 kg
Capacidade do tanque: 17 litros
Iluminação: Full LED com opção Headlight Pro
Modos de pilotagem: Rain, Road, Eco (Dynamic e Dynamic Pro como opcionais)
Equipamentos opcionais: Riding Assistant, malas laterais, banco aquecido, bolha esportiva, suporte de navegação eletrônico, entre outros.
Fonte: Tudo de Motos.com.br
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